Lição None

EBD 4º Trimestre Lição 7 Para Jovens Política e Corrupção na Perspectiva Cristã Leitura Diária

O legado que deixaremos para a posteridade dependerá de nossas atitudes hoje. Não nos vendamos e nem nos corrompamos. Os políticos e os cristãos que se corrompem enfrentarão a justiça de Deus


Lições bíblicas
Arquivo
Partilhe! Obrigado.

EBD 4º Trim Lição 7 para Jovens Política e Corrupção na Perspecitva Cristã

Corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.

A corrupção é crime. Veja alguns itens que revelam práticas corruptas:

* Favorecer alguém prejudicando outros.

* Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.

* Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra.

* Até mesmo desviar recursos de um condomínio.

A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo. Essa prática infelizmente está presente nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário). O uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado de tráfico de influência. Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, que depende puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infraestrutura, saúde, educação, previdência etc.) se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência (os corruptos).Quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja ou que incentive essa prática, não existe país com corrupção zero, embora os países ricos democráticos tenham menos corrupção, porque sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos, sendo assim mais difíceis de enganar. Atualmente existe uma organização internacional que tem como finalidade desenvolver pesquisas nos países para “medir” o nível de corrupção. A partir da pesquisa é feita uma classificação de acordo com a nota que vai de 0 a 10. Alguns dados revelam que o primeiro lugar com nota 9,7, que corresponde à margem de confiança, é a Finlândia; e o Brasil ocupa 54° com nota 3,9, margem de confiança 37-41%.Vivemos um período muito conturbado em nossa nação onde em cada dia se descobre um escândalo novo de corrupção. O resultado disso é a cada vez mais banalização da corrupção com muitos relativizando essa prática já que todos fazem, inclusive os principais líderes do país. Contudo ao olharmos para as páginas das Escrituras Sagradas percebermos que ela acontece desde os primórdios da humanidade e que Deus a condena veementemente. Os exemplos bíblicos de corruptos na Bíblia Sagrada são inúmeros. No Antigo Testamento vale a pena dar destaque aos filhos do sacerdote Eli que pegavam para si aquilo que era sagrado, ao próprio Eli que não cometia a corrupção propriamente dita, mas era conivente com a corrupção dos filhos, os filhos do profeta Samuel que não seguiram o bom exemplo do Pai e muitos príncipes, sacerdotes e juízes que no chamado período pré-exílico aceitavam suborno e pervertiam os direitos dos pobres. No Novo Testamento vale a pena dar destaque a Judas que traiu Jesus por 30 moedas de prata e Simão que ofereceu dinheiro para tentar comprar o dom de Deus.

 Vejamos algumas passagens bíblicas que condenam a corrupção:

 “O que anda em justiça, e o que fala em retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, e que sacode das suas mãos todo suborno, que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal; este habitará nas alturas, e as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio. O seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas” (Isaías 33.15,16).

 “Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração” (Eclesiastes 7.7).

 “Não torcerás a justiça, nem farás acepção de pessoas. Não tomarás subornos, pois o suborno cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos. Segue a justiça, e só a justiça, para que vivas e possuas a terra que o Senhor teu Deus te dá” (Deuteronômio 16.19, 20).

 “Também suborno não aceitarás, pois o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos” (Êxodo 23.8).

 “O ímpio acerta o suborno em secreto, para perverter as veredas da justiça” (Provérbios 17.23).

 “Ai dos que (…) justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça” (Isaías 5.22a, 23).

 “Até quando defendereis os injustos, e tomais partido ao lado dos ímpios? Defendei a causa do fraco e do órfão; protegei os direitos do pobre e do oprimido. Livrai o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles nada sabem, e nada entendem. Andam em trevas” (Salmos 82.2-5a).

 “Não farás injustiça no juízo; não favorecerás ao pobre, nem serás complacente com o poderoso, mas com justiça julgarás o teu próximo” (Levíticos 19.15).

 Essas são apenas algumas passagens bíblicas (existem muitas outras) que expressam à reprovação de Deus a corrupção. Felizmente existem também bons exemplos na Bíblia Sagrada de homens e mulheres que não se corromperam como Samuel, Davi, Moisés e o próprio Cristo. A questão nesse momento que se levanta é quais exemplos temos seguido. Estamos também sendo corruptos? Temos negociado nossos princípios? O legado que deixaremos para a posteridade dependerá de nossas atitudes hoje. Não nos vendamos e nem nos corrompamos. Os políticos e os cristãos que se corrompem enfrentarão a justiça de Deus

Partilhe! Obrigado.


A RAÇA HUMANA; Origem, Queda e Redenção

Comentarios do Pastor Claudionor de Andrade

Valdemar Quaglio


EBD 4º TRIMESTRE 2019

EBD 4º TRIMESTRE 2019

O Governo Divino em Mãos Humanas

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


A Mordomia da Adoração

A Mordomia da Adoração

Nossa Adoração a Deus Deve Chegar ao Trono da Graça Como Cheiro Agradável (VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI)

A Mordomia Da Adoração

Valdemar Quaglio


EBD 3º Trimestre 2019 Lição 5 A Mordomia da Igreja Local

EBD 3º Trimestre 2019 Lição 5 A Mordomia da Igreja Local

O Cristão Deve Valorizar a Igreja Local Como Ambiente de Adoração, Comunhão e Serviço ao Reino de Deus

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio