Lição None

EBD Lição 2 jovens 1º Trimestre 2018 O Nascimento de Jesus Cristo Segundo o Evangelho de Mateus Leitura Diária

Em Sua soberania, Deus uniu José e Maria em casamento para gerar Cristo para ser o herdeiro legal do trono de Davi.

Faça aqui o download dos slides


Lições bíblicas
Arquivo
Partilhe! Obrigado.

 O Nascimento de Jesus Cristo Segundo o Evangelho de Mateus

1.Pela soberania de Deus

Em Sua soberania, Deus uniu José e Maria em casamento para gerar Cristo para ser o herdeiro legal do trono de Davi. De acordo com Sua genealogia em Mateus, José era um descendente de Zorobabel, um cativo que retornou do exílio. Este era um líder da tribo de Judá e descendente da família real e levou os cativos de Babilônia para Jerusalém (Esdras 2:2). Finalmente, ele também tomou a liderança em reedificar o tempo (Esdras 3:8, 5:2). Nisto, vemos a soberania de Deus, pois se os antepassados de José e Maria tivessem permanecido em Babilônia e se ambos tivessem nascido lá, como Jesus poderia ter soberanamente ter nascido em Belém? É bom lembrar que a nação inteira de Israel havia sido deportada para Babilônia e apenas um pequeno remanescente retornou.

2. Pela submissão de Maria - Lucas 1:26-38

Não é fácil para uma jovem virgem como Maria aceitar a comissão para conceber um filho. Ela poderia argumentar: “isto não é humanamente possível, não é moral nem ético, não posso aceitar”. Para nós essa passagem é fácil. Mas imaginemos para aquela moça jovem simples, não era fácil receber dentro de seu ventre um filho. Isto não é insignificante, ela poderia dizer a Gabriel: “você não sabe que já estou desposada de um homem? Como posso conceber um filho? Como vou explicar a ele? E a minha família? Como fica?” Qual moça estaria disposta a aceitar tal comissão? Qual rapaz estaria disposto a aceitar tal situação?

Pode parecer simples, mas o preço era extremamente alto. Para gerar Cristo, Maria sacrificou toda a sua vida. Ora, não é fácil gerar Cristo, não é barato. Para gerar Cristo, devemos pagar um alto preço. 

Cumprindo as profecias Gêneses 3:15, Isaías 7:14

O Nascimento de Cristo foi um importante cumprimento das profecias do Antigo Testamento. A primeira profecia do Antigo Testamento está em Gênesis 3:15. Ao dar essa promessa, Deus parecia dizer: “Serpente, você entrou por intermédio da mulher, agora eu tratarei com você pelo descendente dessa mulher. Em Gálatas 4:4 Paulo diz que Cristo nasceu sob a lei e também nasceu da mulher. Isaías 7:14 é outra profecia cumprida a respeito de Cristo, “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho”.


4.Deus se tornou carne Jo 1:1, 14, I Tm 3:16

“... a palavra era Deus... e a palavra se tornou carne...”(João 1:1,14). “... grande é o mistério... Aquele que foi manifestado na carne...” (1 Timóteo 3:16). Cristo foi concebido do Espírito Santo e Ele nasceu de uma virgem. Assim, por meio de Maria, como um instrumento, Ele vestiu carne e sangue, a natureza humana, assumindo a “semelhança da carne”, a “semelhança de homens”(Filipenses 2:7). Entretanto, Ele não tinha natureza pecaminosa da carne caída. Ele não conheceu pecado(2 Coríntios 5:21), Ele não tinha pecado(Hebreus 4:15). Ele, exteriormente foi feito segundo a forma de um homem caído, “... em semelhança pecaminosa (Romanos 8:3), mas na verdade, não havia natureza caída dentro Dele.

E. Versos 21-23 “... e chamarás o seu nome Jesus... e o chamarão de Emanuel...”

1. O nome Jesus significa “Salvação de Jeová”:

Essa pessoa maravilhosa é a própria salvação que Jeová apresenta às pessoas. O nome Jesus é o equivalente grego do nome hebraico Josué (Nm.13:16), que significa Jeová, o Salvador ou Salvação de Jeová. Portanto, Jesus não é somente um homem mas Jeová, e não somente Jeová, mas Jeová que se tornou a nossa salvação. Assim, Ele é o nosso Salvador. Também Ele é nosso Josué, Aquele que nos introduz no descanso(Hb. 4:8; Mt.11:28-29), descanso esse que é Ele mesmo como a boa terra para nós. 

2. Emanuel significa “Deus conosco”. Este nome está relacionado com nossa comunhão com Jesus:

Jesus foi o nome que Deus lhe deu, ao passo que Emanuel foi o nome, pelo o qual, os homens o chamaram. Ele foi chamado de Emanuel por todos aqueles que tiveram revelação de Jesus como o próprio Deus encarnado e O desfrutaram em sua experiência pessoal. Em outras palavras, os anjos não falaram a José ou Maria desse nome, antes, o nome Emanuel é o nome dado pelas pessoas que têm tido certa quantidade de experiência com Jesus. Sempre que alguém tem alguma experiência com Jesus, este alguém será capaz de dizer que Ele é Deus. Esta é a nossa experiência. Deus falou que Seu nome é Jesus, mas quando O recebemos e O experienciamos, podemos dizer que Jesus é Deus conosco. Isso é maravilhoso!

Dia após dia temos Emanuel. Em Mateus 18:20 Jesus disse que sempre que dois ou três estiverem reunidos em Seu nome, Ele estará com eles. Isso é Emanuel. Sempre que nós, que cremos em seu nome, nos reunirmos, Ele estará em nosso meio. Em Mateus 28:20, o último versículo desse evangelho, Jesus disse a Seus discípulos: “ E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.” Jesus, como nosso Emanuel está aqui hoje. De acordo com Mateus, Jesus veio, mas Ele nunca se foi. Ele foi sepultado no túmulo por três dias, mas veio em ressurreição ao terceiro dia e nunca partiu. Esta está conosco como Emanuel.

Partilhe! Obrigado.


Vamos iniciar o 3º Trimestre de 2019 Na EBD, A Maior Escola Do Mundo; Seja Bem Vindo

Nosso Compromisso com Deus e Com as Pessoas é Ensinar e Transmitir Informações das Santas Escrituras

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2º Trimestre 2019 Lição 11 O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

EBD 2º Trimestre 2019 Lição 11 O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus.” (Hebreusb 7.26)

EBD Escola Bíblica Dominical 2º Trimestre 2019 Lição 11

Valdemar Quaglio


EBD 2º Trimestre 2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios

EBD 2º Trimestre 2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios

Deus Criou um Sistema de Sacrifícios para os Israelitas, Indicando que Jesus Cristo Seria o Supremo Sacrifício; Ele Pagaria de Uma Vez por Todas, Morrendo Uma Só Vez Pelo Pecado do Mundo

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

A Arca da Aliança era de Madeira de Acácia, Revestida de Ouro; O Ouro Simbolizava a Divindade de Cristo e a Madeira Simbolizava a Humanidade de Cristo, Portanto em Geral A arca da Aliança Era a Presença de Deus Entre os Israelitas

Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

Valdemar Quaglio