Lição None

Leitura da Escola Dominical. Lição 2 IITrim.Quarta,Quinta,Sexta e sábado

Deus qualifica a oferta olhando o carater do ofertante


Lições bíblicas
Arquivo
Partilhe! Obrigado.

LEITURA DIÁRIA DA ESCOLA DOMINICAL. LIÇÃO 2 IITRIM. QUARTA,QUINTA E SEXTA-FEIRA

4 QUALIDADES NO CARATER DE ABEL; FÉ VIVA, CARATER JUSTO E SANTO, CARATER LIBERAL

Heb.11:4, Mat,23:35 e Gen.4:4

 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, (fé viva)

 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, (carater justo e santo)

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.(carater liberal)
 A fé para se tornar completa precisa ser acompanhada de obras, mas a fé para ser viva precisa se acompanhada de obras que glorificam o nome do Senhor. Tiago.2:17,18,20-22 e 24 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Mas, ó homem vai, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

A fé de Abel foi uma fé viva, pois a oferta que levou a Deus glorificou o nome do Senhor em todos os sentidos; do seu rebanho ele escolheu o melhor, ele demonstrou com sua atitude que Deus era a melhor pessoa que tinha na sua vida. Ele demonstrou um coração sincero e amoroso, ele demonstrou fidelidade e gratidão, ele demonstrou liberalidade na sua adoração.

Uma fé pode até ser acompanhada de obras, mas se o coração do ofertante não for voluntário passa a ser uma fé com obras mortas, desqualificando o verdadeiro significado da fé que agrada a Deus.

Abel foi justo, por que seria injusto aparecer diante de Deus seu criador e dono de todas as coisas com uma oferta incompleta, com um coração entristecido e amargurado como o de Caim seu irmão, que trouxe uma oferta totalmente sem qualidade e incompleta. Salmos.51:17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

Desta forma percebemos que o carater de Abel era Justo; E era santo por que não tinha nele nenhuma atitude contrária que testemunhasse sua satisfação e voluntariedade de ofertar com alegria, também porque sua oferta foi completa e profética, prefigurando Jesus Cristo que foi oferecido como cordeiro para a purificação do pecado de todo homem que nele agora crê. Desta forma percebemos que seu carater também era santo.

Abel também foi exemplo de carater liberal, do melhor que tinha do primogênito de suas ovelhas ele trouxe para Deus, um carater liberal agrada o coração de Deus, pois todas as coisas neste mundo são suas e se são suas o melhor deve ser de dele.IICor.9:7, Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. Salmos.100:2 Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto.

LEITURA DIÁRIA DA ESCOLA DOMINICAL. LIÇÃO 2 IITRIM. ABEL,EXEMPLO DE CARATER QUE AGRADA A DEUS

SABADO.GEN.4:8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

Caim matou Abel por inveja

A inveja continua a matar muita gente ainda hoje. Corá por inveja de Moisés destruiu a si mesmo e toda sua família

Inveja é o desejo de possuir algo que outra pessoa possui, ou de usufruir de uma situação semelhante a de outrem, e foi realmente o que levou Caim a matar Abel. Depois de Corá Acã desejou possuir o que não era seu e prejudicou todo exército de Israel que acabaram perdendo uma batalha para AÍ

Caim ficou irado ao ver que Abel tinha sido recompensado por Deus, porém ele ficou sem esta recompensa que era a aceitação de Deus da oferta oferecida

Hoje na igreja muitos irmãos veem outros sendo abençoados enquanto eles também oferecem como os outros suas ofertas, infelizmente suas ofertas não tem qualidade diante de DEUS, devido um detalhe, Deus olha primeiro para o ofertante e busca características interiores, principalmente adoração, alegria, voluntariedade e liberalidade,

A oferta é recebida após esse diagnóstico de Deus que abençoa ou não o ofertante

Por inveja o irmão não abençoado acaba odiando o próprio irmão, o ódio enfraquece sua vida espiritual e sua carne agora fortalecida fica frágil e presa fácil para o diabo usa-lo contra seu próprio irmão

A língua é usada para caluniar, para denegrir e prejudicar a moral e o comportamento santo de seu irmão, em consequência desses ataques acaba por desanima-lo até mata-lo espiritualmente

Abel teve uma morte física que também acontece em muitas famílias, mas na igreja há muitos irmãos que estão morrendo e outros que já morreram destruído pela língua dos invejosos, dos caluniadores e juízes com diploma de fofoqueiro.

 

Partilhe! Obrigado.


Vamos iniciar o 3º Trimestre de 2019 Na EBD, A Maior Escola Do Mundo; Seja Bem Vindo

Nosso Compromisso com Deus e Com as Pessoas é Ensinar e Transmitir Informações das Santas Escrituras

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2º Trimestre 2019 Lição 11 O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

EBD 2º Trimestre 2019 Lição 11 O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus.” (Hebreusb 7.26)

EBD Escola Bíblica Dominical 2º Trimestre 2019 Lição 11

Valdemar Quaglio


EBD 2º Trimestre 2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios

EBD 2º Trimestre 2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios

Deus Criou um Sistema de Sacrifícios para os Israelitas, Indicando que Jesus Cristo Seria o Supremo Sacrifício; Ele Pagaria de Uma Vez por Todas, Morrendo Uma Só Vez Pelo Pecado do Mundo

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

A Arca da Aliança era de Madeira de Acácia, Revestida de Ouro; O Ouro Simbolizava a Divindade de Cristo e a Madeira Simbolizava a Humanidade de Cristo, Portanto em Geral A arca da Aliança Era a Presença de Deus Entre os Israelitas

Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

Valdemar Quaglio