Lição None

Leitura Diária da Escola Dominical. Lição 4, Isaque um Carater Pacífico. Segunda, Terça e Quarta

Paciência, a virtude do Fruto do Espírito na Vida de Isaque


Lições bíblicas
Arquivo
Partilhe! Obrigado.

LEITURA DIÁRIA DA ESCOLA DOMINICAL LIÇÃO 4, ISAQUE UM CARÁTER PACÍFICO

SEGUNDA-FEIRA GÊNESIS.17:19 - UM NOME DADO POR DEUS

 E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.

Os nomes dados diretamente por Deus sempre tiveram um significado específico, com propósito de revelar a missão deste aqui na terra.

Adão significa homem, e tinha a missão de proteger e guardar o que era sagrado

Abraão foi o nome dado por Deus a Abrão, Gênesis.17:5. Este nome significa uma promessa e uma missão que Deus tinha para ele; Pai de multidões ou nações.

Abraão também é visto como patriarca das 3 grandes religiões mundiais; O cristianismo, o islamismo e o judaísmo.

Israel foi o nome dado por Deus a Jacó e significa aquele que luta com Deus. Gênesis.32:28

Josué foi o nome que Moisés movido por Deus deu a Oséias. Oseias significa salvação, porém Josué significa Deus é a salvação.

Assim como Deus era o Salvador de Israel, Josué seria usado por Deus com uma missão de salvar a terra prometida por Deus a Abraão e sua descendência. Canaã seria salva das mãos de muitos estrangeiros inimigos do povo de Deus e distribuídas a quem de fato pertencia por promessa, os israelitas.

Jesus deu a Simão o nome de Pedro, Simão significa aquele que ouve e Pedro significa pedra, Jesus é a rocha; Veja a mensagem que temos nestes 3 nomes:

Era como se Jesus estivesse dizendo:

Ouça o que eu falo e faça o mesmo fundamentado em mim que sou a rocha.

João aquele que batizava às margens do Jordão foi um nome dado por Deus.

O anjo Gabriel trouxe esta mensagem a Zacarias o sacerdote que era pai de João Batista.

João quer dizer cheio de graça e misericórdia, e esta foi a missão de João quando pregava no deserto da Judeia, Mateus.3.

Ele veio para anunciar Jesus que trouxe através de sua morte na cruz, graça salvadora e misericórdia a todos os pecadores que se arrependem de seus pecados.

Jesus no caminho de Damasco para Jerusalém chamou Paulo de Saulo.

Saulo quer dizer aquele que foi conseguido com orações, aquele que foi muito desejado.

Embora a Bíblia não revele que Saulo veio a se chamar Paulo que quer dizer aquele que é pequeno.

Saulo passa a ser chamado de Paulo na Bíblia, após capítulo 13 de Atos versículo 9; Todavia Saulo que também se chama Paulo…

Isaque quer dizer filho da alegria. É só lermos gênesis 17:17 Abraão riu e em 18:13 o Anjo do Senhor ouviu que Sara também riu quando informados que teriam um filho.

Esta risada de Abraão e Sara no momento parece ser de incredulidade mas ela tinha uma mensagem, o nascimento de Isaque traria grande alegria ao casal de velhos e o início do que Deus tinha prometido a 25 anos atrás: E far-te-ei uma grande nação…

A bíblia diz em Apocalipse 2:17 que a quem vencer receberá um novo nome

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Também Apoc.20:15 diz: Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo

LEITURA DIÁRIA DA ESCOLA DOMINICAL LIÇÃO 4 ISAQUE UM CARATER PACÍFICO

TERÇA-FEIRA. LUCAS.1:37 - PARA DEUS NADA É IMPOSSIVEL

Pois nada é impossível para Deus".

Lucas.18:27 Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.

Marcos.10:27

Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.

Para os Israelitas era impossível sair do Egito, para muitos era impossível atravessar o mar vermelho, no entanto para Deus nada é impossível, saíram do Egito com muitas bênçãos de Deus e atravessaram o mar vermelho em seco e de uma vez só, Deus destruiu todos seus inimigos.

Os Israelitas pela jornada no deserto, murmuravam e contendiam contra Moisés e seus auxiliares, incrédulos de que não chegariam na terra prometida, suas rebeliões e reclamações impediram de entrar em Canaã, porque para Deus a terra já estava conquistada, precisariam de fé e obediência às suas leis, também crerem que nada era impossível ele que tem o domínio de tudo

Para os povos antediluvianos chover nos seus dias era impossível e por isso não criam no que dizia Noé. Para este patriarca, crêr no Deus todo Poderoso era questão de fé e sua fé era tal que Deus se agradou dele, chover era um milagre glorioso e perfeito vindo deste Deus que tudo pode fazer e nada é impossível ao seu grande poder

Sara acreditava, não no que Deus poderia fazer, acreditava na impossibilidade de Deus em dar um filho a eles que já passavam da idade de gerar filhos; mas como para Deus nada é impossível, Isaque nasceu e a promessa de que uma grande nação descenderia deles surgiu de modo surpreendente

Na atualidade é impossível para os incrédulos acreditarem que Jesus arrebatará a sua igreja, porem sua noiva está pronta e ansiosa para este maravilhoso festejo.

Os incrédulos a este ato de glória não veem possibilidade destas coisas acontecerem porque são naturais, materialistas e sem desejo de conhecerem a Deus, nada é impossível para ele, tudo ele pode fazer, depende dos homens crerem nas coisas eternas e vive-las.

Só uma coisa é impossível de Deus realizar na vida do homem, aquilo que ele mesmo pode fazer. Então façamos o que podemos e o que não podemos ele faz por aqueles que andam na sua presença adorando com voluntariedade o seu nome

LEITURA DIÁRIA DA ESCOLA DOMINICAL, LIÇÃO 4, ISAQUE UM CARATER PACÍFICO

QUARTA-FEIRA. ROM.4:18 – Abraão creu contra a Esperança

 O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

BÍBLIA NLTH,  Abraão teve fé e esperança, mesmo quando não havia motivo para ter esperança, e por isso ele se tornou “o pai de muitas nações”. Como dizem as Escrituras: “Os seus descendentes serão muitos.”

Deus fez uma promessa a Abrão, que de suas entranhas nasceria um filho; Que ele seria Pai de uma grande multidão, esta multidão é incontável, seria como a areia do mar ou como as estrelas do céu Gênesis.22:17. Nesta época conforme Gênesis.12:4, Abrão tinha setenta e cinco anos.

Abrão creu na Palavra que Deus tinha revelado a ele, mas o tempo passava e nada de aparecer este filho que nasceria de Sarai sua mulher. Vemos que a partir do capítulo 15 de Gênesis ele começa a lutar contra a esperança, percebia que a promessa de Deus para ele ia ficando mais difícil, sua idade e de Sarai sua mulher avançava e gerar um filho nesta idade não era mais normal, um milagre seria necessário. Por algumas vezes na Bíblia percebemos que sua fé parece desfalecer, mas logo reage, é sua luta contra a incredulidade, contra a esperança que por vezes parecia se acabar, era grande e longa.

Toda esta insistência de Abraão em continuar crendo na promessa de Deus, se concretizou com um maravilhoso milagre; Sara deu a luz a ISAQUE com 90 anos e  Abraão tinha 100 anos, todos dois fora da idade normal da humanidade em conceber filhos.

Todos nós assim como Abraão também estamos em guerra, temos uma promessa de Deus que vai se cumprir, a jornada é longa, as lutas contra a carne, o mundo e o diabo são batalhas difíceis que as vezes acreditamos não alcançar vitórias, em algumas dessas batalhas somos derrotados, mas em outras vencemos, o mais importante aqui nem é vencer mas perseverar na luta acreditando que seremos mais que vencedores; Jesus ao voltar para arrebatar sua igreja levará os que estiverem fortemente nesta batalha, ele nos dará vitória para sempre, porque com ele iremos para onde ele está, e la não há dores, nem pranto, nem sofrimento, nem batalhas e nem guerras mas alegria e gozo no Espírito.

 

Partilhe! Obrigado.


A Raça Humana

A Raça Humana

Origem, Queda e Redenção

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


A RAÇA HUMANA; Origem, Queda e Redenção

Comentarios do Pastor Claudionor de Andrade

Valdemar Quaglio


EBD 4º TRIMESTRE 2019

EBD 4º TRIMESTRE 2019

O Governo Divino em Mãos Humanas

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


A Mordomia da Adoração

A Mordomia da Adoração

Nossa Adoração a Deus Deve Chegar ao Trono da Graça Como Cheiro Agradável (VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI)

A Mordomia Da Adoração

Valdemar Quaglio