Lição None

.Leitura Diária da Escola Dominical.Lição 5,Seg.Terç.e Quarta, Jacó, Um Carater Restaurado

A Mentira Traz Maldição; O Ódio é Mortal e a Desonra aos Pais Adianta o Fim da Vida


Lições bíblicas
Arquivo
Partilhe! Obrigado.

Leitura Diária da Escola Dominical. Lição 5 Segunda-Feira

Jacó, um exemplo de um Carater Restaurado

Gênesis.27:11,12

Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso;
Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção.

 A Mentira traz maldição

Definição de mentira; Afirmação contrária a verdade, feita com a intenção de enganar; Engano propositado.

Jesus disse que o pai da mentira é o diabo; Sabemos que o diabo é adversário e inimigo de tudo que é bom para o homem, e que a verdade é Cristo; Ele disse: Eu sou a verdade. Ora se o diabo luta em favor de fazer o mal para os os homens, ele luta contra Deus que só quer o bem.

A primeira investida de satanás no homem foi no Jardim do Edem, ele convenceu o homem acreditar em uma mentira através do engano. Gên.3:1 - Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
Eva foi enganada por uma mentira, depois enganou Adão, conforme ITim.2:14. Concluindo, toda terra foi amaldiçoada porque Adão e Eva desobedeceram a Deus. Desobedecer a Deus principalmente mentindo traz graves maldições à vida de quem mente e toda família.

Toda mentira é feita com a intenção de enganar; Porém alguém pode se enganar sem estar mentindo, mas todos que mentem, faz propositalmente usando o engano. A mentira é o engano propositado

Acã quando trouxe de Jericó alguns objetos, pecou em várias atitudes que se agrupam a mentira; Infidelidade; Traição; desobediência; cobiça; ganância; engano e mentira, todas essas atitudes estão relacionadas à mentira; Ele trouxe maldição a ele e a toda sua família pois todos foram apedrejados e queimados. OBS. Acã era da descendência de Zerá filho da prostituição de Judá com Tamar sua nora.

A mentira de Ananias e Safira também foi proposital, com a intenção de enganar, ele e a esposa foram mortos por Deus. Também Er e Onã pensavam que o mal que faziam ficaria encoberto, e enganando procuraram mentir, mas Deus os matou.

Portanto qualquer tipo de mentira trará algum tipo de maldição.

Josué desobedeceu a Deus quando recebeu no acampamento os gibeonitas, que moravam em terras cananeias. Todos que moravam em terra cananeias deveriam ser destruídos, pois faziam parte dos povos que ocupavam a terra prometida. Porem Josué e todo Israel foi enganado, Josué não o fez com a intenção de desobedecer a Deus, falhou porque não consultou a voz divina.

Leitura Diária da Escola Dominical. Lição 5 Terça – Feira

Jacó, Um Exemplo de Carater Restaurado. Gênesis.27:41 - E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.

Quando o Odio se torna Mortal. Quando não há perdão entre ambos,

Odio é sentimento de grande rancor e antipatia por alguém

Odio, rancor, inveja e ciúmes fazem parte do mesmo pacote de sentimentos. Estes sentimentos começam a nascer quando alguém se sente ofendido por atitudes de outro, e não tendo forças para perdoar, alimenta em seu coração o ódio, o rancor, a inveja e os ciúmes, sua continua alimentação o destruirá, ou causará mal ao próximo.

Vimos o exemplo de Caim que por inveja matou seu irmão, os irmãos de José que também por inveja foram cruéis com ele a ponto de vende-lo como escravo, Corá que por cobiçar o ministério de Moisés e Arão acabou destruído por Deus com toda sua família, Acã que por ganancia de riquezas, desejou e cobiçou ser rico trazendo objetos anátemas de Jericó e também foi apedrejado e queimado com sua família, Saul por odio de Davi acabou com sua vida se suicidando no final de uma batalha perdida, o imperador Nero era excêntrico característica de quem alimenta ódio e perseguiu a igreja matando muitos cristãos, alem de mandar matar sua mãe, seu irmão de criação, sua esposa que estava grávida e também incendiou parte de ROMA acusando os cristãos, no ano de 68 Nero se suicidou com um punhal, Judas por invejar dos ricos , cobiçou riquezas para si, chegando a vender a informação onde Jesus estava, logo após também se suicidou. O ódio de Esaú por Jacó foi aplacado pela atitude humilde de Jacó em lhe pedir perdão. Nos também precisamos sempre deste exemplo de Jacó para quebrar sentimentos nocivos de alguns, para salvar sua alma.

Para entender como o rancor pode afetar uma pessoa fisicamente, é preciso compreender o conceito de doença psicossomática. A doença psicossomática é caracterizada por sinais e manifestações apresentadas pelo corpo, onde os exames médicos não conseguem descobrir uma origem orgânica ou biológica para o sintoma. Em outras palavras, sentimentos doentios como rancor, ódio, inveja, ciúme podem gerar enfermidades graves no corpo.

O ódio e o rancor são sentimentos mais lembrados quando se fala em doenças psicossomáticas. Veja algumas doenças que podem ocasionar:

Doenças cardiovasculares: hipertensão, angina, taquicardia

Doenças gastrointestinais: gastrite, úlcera, síndrome do intestino irritável

Doenças respiratórias: asma, bronquite e outras

Doenças dermatológicas: herpes, urticária, enfisema

Doenças do sistema nervoso: enxaqueca, vertigens e outras

Doenças endocrinológicas e metabólicas: obesidade, diabetes

Doenças das articulações: tendinite, artrite e outras

Dores e tensões musculares; Doenças infecciosas; Doenças autoimunes; Câncer

Também pode ocasionar transtornos mentais e comportamentais

Como podemos observar, cultivar o  ódio e o rancor traz inúmeros prejuízos para a saúde do corpo e da mente. Além disso, prejudica nossas relações interpessoais e nos priva de gozar plenamente da vida. Gostaria de acrescentar que guardar mágoa afeta também nossa espiritualidade. No Novo Testamento, vemos Jesus Cristo dando ênfase em deixarmos a mágoa e o orgulho de lado e buscarmos a reconciliação com aqueles que nos ofenderam: "(...) vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem e apresenta a tua oferta." (Mateus 5:24) Isso significa que é impossível chegarmos a Deus sem antes nos livrarmos do rancor e de outros sentimentos que afetam negativamente nosso relacionamento com o próximo.

Uma famosa frase atribuída a Shakespeare resume os efeitos do rancor: "Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra."

Leitura Diária da Escola Dominical. Lição 5 Quarta- Feira

Jacó um Exemplo de Carater Restaurado

Gênesis.27:20

Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o Senhor teu Deus a mandou ao meu encontro.

Jacó mentiu ao próprio pai.

Mentir a qualquer pessoa é pecado, mas mentir ao pai é também desonra

 O que significa honrar meu pai e minha mãe?

Honrar seu pai e mãe é demonstrado através de palavras e ações que surgem de uma atitude interior de estima e respeito pela posição que ocupam. 


A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição.

Deus nos exorta a honrar nosso pai e mãe. Ele tanto valoriza honrar aos pais que incluiu esse princípio nos 10 mandamentos Êxodo 20:12

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

E novamente no NT Paulo aconselha: Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra Ef.6:1-3.

Durante a época do Velho Testamento, falar mal contra os pais ou rebelar-se contra as suas instruções resultava em punição capital Êxodo 21:15,17,O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.

 E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto.


Salomão, o homem mais sábio que já existiu, encorajou os filhos a respeitarem seus pais Provérbios 1:8; Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,Prov.13:1  O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão.

  Ao seguir o exemplo de Cristo, como Cristãos devemos tratar nossos pais da mesma forma reverencial com a qual nos aproximaríamos de nosso Pai Celestial Hebreus 12:9;  Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos

Honrar aos pais é um mandamento com promessa: “...para que te vá bem, Honra gera honra. Deus não vai honrar aqueles que não obedecem Sua Palavra que diz para honrar seus pais. Se desejamos agradar a Deus e ser abençoado, devemos honrar nossos pais. Efesios.6:1-3, Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra

Jacó no momento mentiu ao pai não o honrando, sofreu as consequências desta desonra e só não morreu, porque foi humilde ao se encontrar com o irmão, Deus o restaurou, pois tinha planos ainda com sua família,

Partilhe! Obrigado.


Vamos iniciar o 3º Trimestre de 2019 Na EBD, A Maior Escola Do Mundo; Seja Bem Vindo

Nosso Compromisso com Deus e Com as Pessoas é Ensinar e Transmitir Informações das Santas Escrituras

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2º Trimestre 2019 Lição 11 O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

EBD 2º Trimestre 2019 Lição 11 O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus.” (Hebreusb 7.26)

EBD Escola Bíblica Dominical 2º Trimestre 2019 Lição 11

Valdemar Quaglio


EBD 2º Trimestre 2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios

EBD 2º Trimestre 2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios

Deus Criou um Sistema de Sacrifícios para os Israelitas, Indicando que Jesus Cristo Seria o Supremo Sacrifício; Ele Pagaria de Uma Vez por Todas, Morrendo Uma Só Vez Pelo Pecado do Mundo

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

A Arca da Aliança era de Madeira de Acácia, Revestida de Ouro; O Ouro Simbolizava a Divindade de Cristo e a Madeira Simbolizava a Humanidade de Cristo, Portanto em Geral A arca da Aliança Era a Presença de Deus Entre os Israelitas

Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

Valdemar Quaglio