Lição None

Leitura Diária da Escola Dominical.Lição 6 - Jônatas,Um Exemplo de Lealdade. Segunda a Sábado

Jesus, o Nosso Maior e Melhor Amigo


Lições bíblicas
Arquivo
Partilhe! Obrigado.

LEITURA DIÁRIA DA ESCOLA DOMINICAL. LIÇÃO 6 SEGUNDA

JÔNATAS UM EXEMPLO DE LEALDADE

DEUTERÔNOMIO.3:22  Não os temais, porque o Senhor vosso Deus é o que peleja por vós.

Deus peleja pelo seu povo

Temos 3 inimigos no mundo espiritual que só podem ser vencidos pela fé fortalecida em Cristo, ao contrário seremos derrotados.

- O mundo (1João.2:16)

- A carne

- O diabo

O mundo atrai o homem ao pecado

A Carne pressiona o homem 24 horas para pecar

O diabo tenta o homem através da mentira, do engano e do prazer em pecar

Fortalecidos na fé venceremos estes inimigos, porque o Senhor peleja por nós. (Efesios.6:10, Filipenses.4:13)

PROVERBIOS.17:17 Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.

NA ANGÚSTIA NASCE UM IRMÃO

Não foram os irmãos de Davi que estavam ao seu lado, quando nos momentos de perseguição, angustias e aflições, mas, seu amigo Jônatas

Nossos irmãos de mesmo sangue nem sempre são nossos amigos de confidência

Temos muitos amigos e um destes se torna o melhor amigo, aquele a quem confidenciamos nossos problemas; Veja o que diz Proveerbios.18:24 O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.

QUEM É O AMIGO MAIS CHEGADO?

- É aquele que se aproxima para te ouvir e dar conselhos que você não quer ouvir,

- É aquele que te chama atenção, tem liberdade para te corrigir, ele quer o seu bem,

- É aquele que sempre está perto de você, tanto na alegria quanto na dor,

Se na terra não encontrarmos amigos que nos ajudem; Temos um amigo especial que conhece nosso passado,  acompanha nosso presente e sabe do nosso futuro, ele conhece nosso interior, nossos pensamentos, nossas intenções;  dele nada podemos esconder e onde nos refugiarmos  ele ali está. Apesar dele saber tudo de nós ele tem o prazer de parar para te ouvir, te consolar, e te ajudar passar por qualquer adversidade nesta vida, só para que você vença e esteja com ele para sempre, seu nome é Jesus Cristo.

PROVERBIOS.27:10 Não deixe o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe.

UM AMIGO NÃO ABANDONA O OUTRO AMIGO

O amigo na verdade não vai abandonar seu companheiro no momento de adversidade, ele quer sempre ajudar ou estar por perto.

Se for um amigo irmão, o sábio diz que não devemos entrar na sua casa no dia da adversidade. Nos dias de provas e adversidade estamos sendo moldados por Deus e só terminam no tempo que Deus quiser.

Não deixar o amigo não significa  ser uma pedra no seu sapato ou uma sombra ao seu redor, mas sim estar sempre informado de se está indo tudo bem, e no momento de socorro e aflição se oferecer para algum tipo de ajuda.

João.11:11 Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.

UM AMIGO DE JESUS
A Lazaro, Jesus chamou de amigo, mas João o apóstolo foi grande amigo de Jesus, Também Deus disse que Abraão era seu amigo.

Jesus então foi na casa de seu amigo Lazaro, ele já estava morto e enterrado. Quando Jesus chegou no seu túmulo, a Bíblia registra que ele chorou.

Um amigo sempre sente na sua alma o sofrimento, as dificuldades, as aflições, as angústias do seu amigo a ponto de chorar junto, sofrer junto, um amigo sempre sentirá a perda de um amigo

I SAMUEL.26:23 O Senhor, porém, pague a cada um a sua justiça e a sua lealdade; pois o Senhor te entregou hoje na minha mão, porém não quis estender a minha mão contra o ungido do Senhor.
O SENHOR PAGA A LEALDADE

Jônatas foi amigo leal de Davi, mas Davi teve a oportunidade de ser leal quando se deparou com uma oportunidade de matar Saul que o perseguia

Saul não era amigo de Davi, mas Davi se comportou como um grande amigo; Um amigo não quer ter pessoas inimigas ele deseja que todos sejam amigos uns dos outros, Davi não queria Saul lhe perseguindo mas o ajudando a se tornar um bom guerreiro.

Assim como Davi , um amigo respeita e teme a posição que este está na sociedade e trata-o respeitosamente mesmo que seu amigo não seja amigo.

Nós podemos ser amigos de todos mesmo sabendo que apenas alguns sejam nossos amigos.

Jesus tinha 12 amigos, 3 eram seus melhores amigos, dos 3 um era seu amigo especial, dos 8, 1, ele disse;João.6:70, …Não vos escolhi a vós os 12? E um de vós é um diabo.

Partilhe! Obrigado.


Vamos iniciar o 3º Trimestre de 2019 Na EBD, A Maior Escola Do Mundo; Seja Bem Vindo

Nosso Compromisso com Deus e Com as Pessoas é Ensinar e Transmitir Informações das Santas Escrituras

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2º Trimestre 2019 Lição 11 O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

EBD 2º Trimestre 2019 Lição 11 O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus.” (Hebreusb 7.26)

EBD Escola Bíblica Dominical 2º Trimestre 2019 Lição 11

Valdemar Quaglio


EBD 2º Trimestre 2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios

EBD 2º Trimestre 2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios

Deus Criou um Sistema de Sacrifícios para os Israelitas, Indicando que Jesus Cristo Seria o Supremo Sacrifício; Ele Pagaria de Uma Vez por Todas, Morrendo Uma Só Vez Pelo Pecado do Mundo

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

A Arca da Aliança era de Madeira de Acácia, Revestida de Ouro; O Ouro Simbolizava a Divindade de Cristo e a Madeira Simbolizava a Humanidade de Cristo, Portanto em Geral A arca da Aliança Era a Presença de Deus Entre os Israelitas

Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

Valdemar Quaglio