Satanás
A crença das pessoas sobre Satanás vai do tolo ao abstrato: de um pequeno ser vermelho com chifres que senta sobre seu ombro motivando você a pecar, a uma expressão usada para descrever a personificação do mal. Entretanto, a Bíblia nos dá um retrato claro de quem é Satanás, e como ele afeta nossas vidas. Colocando de forma simples, a Bíblia define Satanás como um ser angelical que decaiu de sua posição no céu por causa do pecado e está agora em posição exatamente oposta a Deus, fazendo tudo a seu alcance para frustrar os planos de Deus para a humanidade.
Satanás foi criado como santo anjo. Isaías 14:12 possivelmente dá a Satanás o nome, antes da queda, de Lúcifer. Ezequiel 28:12-14 descreve Satanás sendo criado como querubim, e foi aparentemente o anjo criado em posição mais alta. Ele se tornou arrogante em sua beleza e posição, e decidiu que queria se assentar em um trono que fosse acima do de Deus (Isaías 14:13-14; Ezequiel 28:15; I Timóteo 3:6). O orgulho de Satanás o levou à queda. Repare as muitas afirmações no futuro em Isaías 14:12-15 (subirei, exaltarei, me assentarei, subirei e serei). Por causa de seu pecado, Deus expulsou Satanás do céu.
Satanás se tornou o governante deste mundo que funciona longe de Deus, e o príncipe das potestades do ar (João 12:31; II Coríntios 4:4; Efésios 2:2). Ele é um acusador (Apocalipse 12:10), um tentador (Mateus 4:3; I Tessalonicenses 3:5) e um enganador (Gênesis 3; II Coríntios 4:4; Apocalipse 20:3). Seu próprio nome significa adversário ou “o que se opõe”. Outro nome usado para Satanás, o diabo, significa “maligno” ou “caluniador”.
ALGUNS eruditos da atualidade dizem que Satanás não é uma pessoa real. Alegam que ele é apenas fruto da imaginação humana. Essa polêmica não é novidade. “A maior astúcia do Diabo é convencer-nos de que ele não existe”, escreveu Charles-Pierre Baudelaire, poeta do século 19.
Satanás realmente existe? Em caso afirmativo, de onde ele surgiu? Será que ele é a força invisível por trás dos problemas que afligem o mundo? Como você pode evitar a má influência dele?
A Bíblia alerta: “Mantende os vossos sentidos, sede vigilantes.” Por quê? Porque “vosso adversário, o Diabo, anda em volta como leão que ruge, procurando a quem devorar”. (1 Pedro 5:8) Embora esse texto talvez nos deixe preocupados, é reconfortante saber que apenas aqueles que não mantêm seus sentidos — os que não se mantêm vigilantes — serão “sobrepujados por Satanás”. — 2 Coríntios 2:11.
É vital aceitar que a existência de Satanás é uma realidade e permitir que Deus ‘nos faça firmes’ e ‘fortes’. Dessa forma, podemos ‘tomar nossa posição contra Satanás’, ficando do lado de Deus. — 1 Pedro 5:9, 10.