O Deus de toda provisão

Lição 13

A Fidelidade de Deus

A Fidelidade de Deus.Lição 13



Partilhe! Obrigado.

A fidelidade de Deus

A fidelidade de Deus consiste em que ele cumpre a sua Palavra

- Em Génesis 1.29,30 Deus abençoa a terra e automaticamente o homem é abençoado;

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

- Em Génesis 3.17,18 O homem é punido pela desobediência a Deus, e a terra é amaldiçoada

E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.

Em Génesis 8.21,22 Deus é fiel e cumpre sua palavra, volta abençoar a terra ao responder a adoração de um fiel adorador

E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.
Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

- Deus não abençoou a terra por causa do homem. A bênção de Deus sobre a terra é incondicional às atitudes humanas, agora, as bênçãos que Deus tem para os homens são condicionais às suas atitudes, Deuterônomio.28.1,15

E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

 E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.

Outros exemplos; O amor de Deus é incondicional às atitudes dos homens, ele deu seu único filho para morrer pela humanidade… João 3.16 e Romanos.5.8

Mas Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

A gora quando se trata de abençoar o homem, mesmo Deus tendo prometido abençoa-lo, essas bênçãos estão condicionadas às suas atitudes.

Exemplo; A salvação foi prometida para todos; mas se o homem não se decidir a seguir a Cristo ele nunca vai ser salvo da condenação eterna.

Deus prometeu aos filhos de Israel, Canaã, mas para entrar nesta Terra prometida os israelitas precisaram tirar os habitantes de lá, ou seja, guerrear, significa que precisamos tomar atitudes e ir em busca do que Deus nos prometeu.

Deus é fiel para cumprir o que promete, e nós devemos ser fiel a ele para recebermos o que nos prometeu, significa que as bênçãos que Deus tem para seus filhos estão condicionadas a uma vida de santificação, não é que Deus não cumpre o que fala, mas somos nós que não estamos preparados para recebe-las, ou seja, não obedecemos suas regras e normas, (a sua Palavra)

O seu patrão promete te promover no final do ano, mas se você não cumprir seus deveres profissionais com competência para assumir tal promoção, no final do ano ele simplesmente vai te dizer que espere mais um ano, ou seja, você não está preparado.

Deus prometeu abençoar quem o ama e o obedece

Deuterônomio.7.9 - Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos.

   Na lógica humana abençoados são aqueles que vivem sem problemas sem dificuldades sem aflições, ou seja, sem nenhuma adversidade; mas não são assim aqueles que amam e obedecem a Deus.

   Ouça o que disse Paulo aos que cooperam na obra do SENHOR mas vale para todos que desejam serem abençoados e protegidos por ele:……………

2Corintios.6.1 -  E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão. E a partir da 2ªparte do versículo 4 até o 10….ele diz

   Vejam que passam por provações aqueles quem mais se aproximam do Senhor. Assim é quando pensamos que estamos desprotegidos por Deus e não estamos sendo abençoados, as lutas parecem não ter fim e a vitória nunca chega é Deus querendo melhorar a nossa vida e nos preparar para tomarmos posse do melhor que ele tem para nós; É promessa dele estar sempre com aqueles que o amam e o obedecem ouça o que ele diz ao dar uma ordem aos seus discípulos, Mateus.28.19,20. Salmos.34. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Salmos.34.7 O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Não é de todos, só porque estão na igreja,                                

Deus é fiel e sempre cumpre o que diz, Hebreus,10.23

Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Portanto se Deus te prometeu abençoar e proteger, para receber a bênção e a proteção de Deus é preciso o amar e obedecer a sua Palavra

A Reciprocidade do Apóstolo Paulo em ser Fiel

Paulo foi fiel a Deus por isso usufruiu de sua fidelidade

- Em meio as dificuldades e perseguições enfrentadas por Paulo, ele pode aprender como lidar com cada uma e venceu com a ajuda do Senhor

 - Nós aprendemos com Paulo transformar as nossas adversidades em grandes lições de vida

- Também nos ensina permanecermos animados e felizes mesmo em meio as crises

- Sem se incomodar com as crises Paulo cumpriu sua missão com ousadia e muita coragem e não deixou de se preocupar com as igrejas

-Verdadeiros crentes não temem e nem se intimidam diante das tribulações e perseguições

- Mesmo preso o Apóstolo Paulo se alegrava com o bom testemunho que davam os filipenses

- Paulo mesmo sendo fiel, sofreu naufrágio, apedrejamento, calunias, e açoites, não reclamou dos ataques sofridos, ne por isso abandonou a fé, mas ainda mais se fortaleceu no Senhor, 2ªCor.4.17

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

- Ele se alegrava por padecer pela causa de Cristo.2ªCor.12.10

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo…

- Paulo estava preso mas continuava servindo ao Senhor e não se descuidava das igrejas, as crises o fortalecia e contagiava obreiros e membros a se animarem e trabalharem com mais entusiasmo para o Senhor.

   Paulo se dispôs a sofrer pelos filipenses ainda que fosse oferecido em sacrifício, mas porque Paulo amava almas, não por interesses próprios como hoje muitos estão mercantilizando a obra de Deus, graças a Deus que há muitos crentes dispostos a dar a sua vida para o Senhor.

Epafrodito foi fiel cooperador do apóstolo e é modelo do crente que serve com alegria ao Senhor, era ele que sabia como confortar Paulo em meio as crises, tristezas e solidão.

Como precisamos de amigos com a graça e a atitude de Epafrodito!

Paulo também enfrentou um grupo de Judeus que desacreditavam do seu apostolado e rejeitavam seus ensinos, Cristo também foi rejeitado assim como ele, e hoje também acontece o mesmo, Paulo sabia disso, e nós também sabemos, Portanto assim como Paulo venceu em Cristo, também nós venceremos.

 Entre outras crises que enfrentamos de ordem física, financeira, social e familiar, também lutamos com crises espirituais que envolve o desânimo de viver uma vida de comunhão com Deus que depende estarmos em comunhão com nossos irmãos e familiares.

O motivo da vitória do Apóstolo em todas as adversidades da vida era a comunhão que teve com Deus até o fim de suas batalhas enquanto viveu na alma e na prática o ministério que Deus lhe entregou.

O nosso alvo deve ser sempre Cristo que vai nos ajudar a vencer as crises com alegria ânimo e contentamento. A nossa comunhão com Deus só é fortalecida com uma vida de estudo e prática de sua Palavra, oração e santificação. 

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio