A oração, o jejum, os louvores a Deus são adorações que mesmo em meio às adversidades da vida, nos dão forças para prosseguirmos em frente sem nos desanimar. As provações e as dificuldades que passamos serão superadas quando na Calamidade clamarmos a Deus.
Isaias.36.1- No décimo quarto ano do reinado de Ezequias, Senaqueribe, rei da Assíria, atacou todas as cidades fortificadas de Judá e se apossou delas.
Ezequias é humilhado por Senaqueribe Rei da Assíria, seus mensageiros, debocham, desprezam e blasfemam do Deus de ISRAEL
ISAIAS.37.1-Quando o rei Ezequias soube disso, rasgousu as vestes, vestiu pano de saco e entrou no templo do Senhor.
Isaias.37.6,7- este lhesrespondeu: "Digam a seu senhor: Assim diz o Senhor: ‘Não tenha medo daspalavras que você ouviu, das blasfémias que os servos do rei da Assíria falaramcontra mim. Porei nele um espírito para que, quando ouviruma certa notícia, volte à sua própria terra, e ali farei com que seja morto àespada’ ".
Novamente Ezequias éafrontado ao receber do Rei da Assíria cartas que mais uma vez desprezavam ao SENHOR
A inveja levaram os príncipes e todos os 120 presidentes das províncias a criarem umalei, aquele que dentro de 30 dias fizesse uma petição a qualquer outra pessoaou a qualquer outro deus a não ser ao Rei seria punido, sendo jogado na covados leões.
É quando Jeroboão aparece e convida aqueles que quiseram acompanha-lo dizendo: “IReis 12.16,17”
Ele precisou agir rápido, pois um grande exército formado por vários inimigos vinha em sua direcção. No momento de aflição e desespero, Josafáinvocou o nome do Senhor, e apregoou um jejum (2 Cr 20.3). A oração e o jejum nos ajudam a vencer as crises. Era uma nação inteira buscando a Deus. Nenhum crentedeve duvidar do poder da oração.
O povo se humilhou diante de Deus, mostrando sua total dependência do Senhor. O objectivo era buscar o socorro e a misericórdia de Deus diante doiminente ataque do inimigo. Não há crise que não possa ser vencida quando oramos, jejuamos e confiamos no Senhor. Davi, em um dos seus cânticos, declarou: "Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus" (Sl 20.7). É tempo de invocarmos onome do Senhor em favor da nossa nação. Precisamos orar e jejuar a fim de que acrise política e económica seja solucionada. Jesus declarou que determinadas castas de demónios só podem ser expelidas pela "oração e pelo jejum"(Mt 17.21).
Deus mandou o profeta dizer ao povo que eles não precisariam lutar nemtemer, pois Ele mesmo sairia e pelejaria em favor deles (2 Cr 20.17). Josafá e seus súditos creram na Palavra de Deus e adoraram e louvaram ao Senhor (2 Cr20.18,19). Houve grande júbilo e a certeza da vitória que o Senhor daria ao seupovo. Quando os exércitos inimigos se aproximaram de Jerusalém e ouviram o som dos louvores, dizem as Escrituras Sagradas que eles caíram em emboscadas e sedestruíram uns aos outros, sem que ninguém do povo precisasse fazer qualquer coisa. Os exércitos inimigos foram desbaratados porque Deus os confundiu (2 Cr20.24). Aprendemos que o inimigo não pode resistir ao povo de Deus quando háoração, jejum e verdadeira adoração.