As Obras da Carne e o Fruto do Espírito

Lição 8

A Bondade que Confere Vida

A Bondade que Confere a Vida, Lição 8 ITrim. Fevereiro



Partilhe! Obrigado.

A BONDADEQUE CONFERE VIDA. Lição 8 EBD

Qual a Bondade Deus que confere a vida?

A única bondade que confere a vida é a bondadede Deus; Essa bondade é expressa na oportunidade de viver que Deus dá ao Homem;Deus demonstrou essa bondade ao dar seu único filho Jesus Cristo para morrerpor nós e foi através deste sacrifício que Deus deu a humanidade a oportunidadede viver para sempre bem juntinho dele.

ASOBRAS DA CARNE BLOQUEIAM A NOSSA COMUNHÃO COM DEUS; MAS O FRUTO DO ESPÍRITOCOMPARTILHADO EM SUAS VIRTUDES NOS APROXIMA A CADA DIA DE DEUS.

Vamos conferir a Bondade de Deus e 3 Aspectosgeral

*Conferimos a bondade de Deus ao olharmos para a vida que ele permite ohomem viver, dando-lhe a oportunidade da vida eterna;

Tito.3:3-7,Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados,servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja,odiosos, odiando-nos uns aos outros.
Mas quando apareceu a benignidade e amor deDeus, nosso Salvador, para com os homens,
Não pelas obras de justiça que houvéssemosfeito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração eda renovação do Espírito Santo,
Que abundantemente ele derramou sobre nós porJesus Cristo nosso Salvador;
Para que, sendo justificados pela sua graça,sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
Vemosque Deus da a todos os homens a vida natural, permitindo sua existência naterra, e através da sua Palavra revela a ele como opção, respeitando suaescolha, a oportunidade de viver eternamente.

*Conferimos a bondade de Deus ao contemplarmos sua criação. Ele crioutodas as coisas para o bem da humanidade, é uma pena que o homem que também fazparte da sua criação usufrui desta natureza ou criação, desrespeitosamente.

Salmos.104:24, Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todasas coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.

Romanos.1:20,Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eternopoder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas queestão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

Romanos.8:22,Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto atéagora.

*Conferimos a Bondade de Deus em que ele deu ao homem a oportunidade dese arrepender de seus pecados e corrigir sua vida de desobediência a ele. João.3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneiraque deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça,mas tenha a vida eterna.

Romanos.3:23 diz: Porque todos pecaram edestituídos estão da glória de Deus.

Tito.3:3-7,Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados,servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja,odiosos, odiando-nos uns aos outros.
Mas quando apareceu a benignidade e amor deDeus, nosso Salvador, para com os homens,
Não pelas obras de justiça que houvéssemosfeito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração eda renovação do Espírito Santo,
Que abundantemente ele derramou sobre nós porJesus Cristo nosso Salvador;
Para que, sendo justificados pela sua graça,sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

Vemos aqui a bondade de Deus para com ohomem que; em uma vida de pecado despreza o seu criador e confessa não existir,homens que desagradam a Deus com uma vida dissoluta; outros na ignorânciaespiritual não sabem seu destino eterno quando morrerem. Mesmo assim a bondadede Deus quando os alcança lhe dá uma oportunidade de salvação da condenaçãoeterna.

A BONDADE DE DEUS MANIFESTADA NOAT

- Adão e Eva desfrutaram da BondadeDeus no Jardim do Éden, enquanto foram obedientes; ao desobedeceram provaram desua justiça e veracidade daquilo que diz. Deus é Fiel e Verdadeiro.

- Abel, Enoque e Setedesfrutaram da Bondade de Deus. Abel no goso desta virtude do fruto do Espíritoe com amor derramado no seu coração levou para Deus o melhor do que tinha deseus animais, a sua oferta foi completa pois a Bondade de Deus enchia o seucoração;

- Enoque desfrutava detanta Bondade que andava com Deus no sentindo de uma comunhão perfeita efidelidade incomparável, foi aí que Deus o tomou para si;

- Sete desfrutou daBondade de Deus porque viu sua descendência ser abençoada até que teve vida edepois continuou sendo bênção, são os descendentes de Sete que são chamados emGénesis, 6:2, Os Filhos de Deus. Vemos que para desfrutar plenamente da Bondadede Deus e necessário de comunhão com Deus.

- Noé desfrutou da Bondadede Deus, sendo fiel e respeitando seu criador de tal forma que Deus achou graçaneste homem ou seja se agradou dele, pois em meio uma geração perversa e má,ele se mantinha íntegro e justo. Deus o chamou para a missão mais proclamada emnossos dias, a construção da arca. Esta arca demonstrava a grande Bondade deDeus para com todos os homens da época antediluviana, era a oportunidade queDeus estava dando ao homem de se regenerar através da fé em sua Palavraproclamada por Noé, pois quem quisesse ser salvo das águas do dilúvio deveriamentrar na arca; Porém ninguém acreditou senão a família de Noé e alguns animaisque foram postos no barco a pedido de Deus, todos os demais homens morreramafogados por não crerem, e desprezarem a Bondade de Deus.

- Abraão desfrutou daBondade de Deus, ao crer na sua existência; Ele foi obediente a Deus, ouviu asua voz e seguiu sua jornada conforme a direção divina. Deus o provou poralgumas vezes mas ele não desistiu de esperar e não abandonou sua fé. A Bondadede Deus estava em todos os dias de sua vida, até que aos 100 anos de idadenasceu o filho da promessa. Por ser perseverante na sua fé conforme narra ocapítulo 22 de Génesis versículos 1-18, Abraão foi chamado o Pai da fé e amigode Deus.

-Moisés desfrutou aBondade de Deus, quando usado por Deus para fazer conhece-la ao povo de Israelque já a 430 anos vinham sendo escravizado no Egito, Ele transmitiu essaBondade nos milagres que fez no Egito, nas Pragas derramadas, na saída em rumoao deserto, na travessia do mar vermelho, na nuvem de dia e no fogo durante anoite, no maná e carne que caia do céu para o sustento do povo, na água quesaia da rocha em fim Deus demonstrou sua bondade ao povo através de Moisés.Eles poderiam desfrutar ainda mais desta Bondade se não fossem desobedientes àsleis de Deus e murmuradores, pois a terra prometida a nova Canaã os aguardava.

- Após a morte de Moisés,Josué assumiu o Governo de Israel com o compromisso de conquistar as terras edividi-las entre as tribos Israelitas. A Bondade de Deus se manifestou emvárias ocasiões, como travessia do Jordão, a destruição dos muros e da cidadede Jericó e outras guerras, Deus ia sempre ia frente dando vitórias,expressando sua grande Bondade.

- Os Juízes e Reis, virama Bondade de Deus na defesa de seu povo. Deus fazendo justiça aos seus,destruindo os inimigos de Israel através das guerras; assim também foi no tempodos Reis, por mais difíceis e complicadas que fossem as batalhas, ou emvitórias ou em derrotas a Bondade de Deus era sempre vista pelos povos deoutras nações. Mesmo quando era para castigar Israel pela sua desobediência,Deus demonstrava Bondade, ele fazia assim afim de o povo se concertar evoltar-se para ele por meio da obediência às suas leis.

- Os profetas foramlevantados por Deus como instrumentos, para avisa-los e exorta-los aoarrependimento, também de suas injustiças e idolatrias. Sempre Deus em suainfinita Bondade e misericórdia demonstrando a grandeza de seu amor deuoportunidades de arrependimento, não só a Israel, mas a outras nações que sereconciliassem, que se arrependessem para não sofrerem castigos pelas suasdesobediências e rebeldias. Os que obedeciam desfrutavam destas Bondade, osdemais sofriam a pena e pagavam, não só com o sofrimento mas com a morte, porque ele é dono da vida e faz como lhe apraz.

NÃO MATARÁS

- O sexto mandamento Ex.20:13,” NãoMatarás”, não aplica-se a guerra. A palavra hebraica significa “rosah” é aúnica sem paralelo em outras sociedades do segundo milénio Ac, ela significaliteralmente o assassinato intencional, premeditado e com malícia de outrapessoa, neste grupo pode-se incluir os homicídios com intenção de matar, osabortos, a eutanásia.

Deus sempre ordenou guerras contra outrasnações, ISamuel.15:3 e Josué.4:13

Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destróitotalmente a tudo o que tiver, e não
lhe perdoes;porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desdeos bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.

Uns quarenta milhomens de guerra, armados, passaram diante do Senhor para batalha, às campinasde Jericó.

E também pena de mortepara diversos crimes

Ex.21:12, Quem ferir alguém,de modo que este morra, certamente será morto.

Ex.21:15, O que ferir aseu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.

Ex.22:19, Todo aquele que se deitar com animal,certamente morrerá.

Lev.20:11, E o homem que se deitar com a mulherde seu pai descobriu a nudez de seu pai; ambos certamente morrerão; o seusangue será sobre eles.
Portanto o 6º mandamento, “Não Matarás, épecado”

As guerras existiram e sempre existirá, e o pecado de não matar a Bíbliaregista somente no caso de assassinato ou crime premeditado e não diz nadasobre guerras.

As guerras nunca serão uma coisa boa, mas às vezes necessária.

Em um mundo cheio de pessoas pecadoras que não querem saber de Deus,outras com suas mentes cauterizadas e mesmo aquelas que já blasfemaram contra oEspírito Santo e pra estes não há perdão, a guerra é inevitável, e as vezes aúnica forma de evitar que pessoas pecadoras causem danos ainda maior a pessoasinocentes;
Rom.3:8-10, E por que não dizemos (como somosblasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venhambens? A condenação desses é justa.
Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneiranenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estãodebaixo do pecado;
Como está escrito: não há um justo, nem umsequer.
Deus não é contra toda guerra e Jesus está de acordo com o pai, João.10:30 Eu e o paisomos um. Não podemos argumentar que aguerra era a vontade de Deus somente no AT, no livro do profeta Malaquiascap.3:6 está escrito que “Deus não muda” e Tiago 1:17 diz:

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem doalto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

Na segunda vinda de Cristo a guerra vai ter comoo comandante para o povo de Israel Jesus Cristo, esta será violenta esangrenta, Jesus será o conquistador desta guerra que julga e batalha comjustiça;

Apoc.19:11-21, E vi o céu aberto, e eis umcavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; ejulga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobrea sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabiasenão ele mesmo.
E estava vestido de veste tingida em sangue; e onome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalosbrancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferircom ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisao lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome:Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
E vi um anjo que estava no sol, e clamou comgrande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, eajuntai-vos à ceia do grande Deus;
Para que comais a carne dos reis, e a carne dostribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles seassentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
E vi a besta, e os reis da terra, e os seusexércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre ocavalo, e ao seu exército.
E a besta foi presa, e com ela o falso profeta,que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal dabesta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogoque arde com enxofre.
E os demais foram mortos com a espada que saíada boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram dassuas carnes.

É umerro dizer que Deus nunca apoia uma guerra. Jesus não veio para acabar com asguerras. Em um mundo cheio de pessoas más, às vezes a guerra é necessária paraevitar um mal ainda maior. Se Hitler não tivesse sido derrotado na SegundaGuerra Mundial, quantos milhões de judeus a mais teria ele matado? Se a GuerraCivil Americana não tivesse ocorrido, por quanto mais tempo os afro-americanosteriam que sofrer como escravos?

A guerra é uma coisa terrível. Algumas guerrassão mais "justas" do que outras, mas a guerra é sempre o resultado dopecado (Romanos 3:10-18). Ao mesmo tempo, Eclesiastes 3:8 declara: "Hátempo... de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." Emum mundo cheio de pecado, do ódio e do mal (Romanos 3: 10-18), a guerra éinevitável. Os cristãos não devem desejar a guerra e nem devem se opor aogoverno que Deus estabeleceu como a sua autoridade (Romanos 13:1-4, 1 Pedro2:17). A coisa mais importante que podemos fazer em um tempo de guerra é orarpor sabedoria divina para os nossos líderes, pela segurança de nossosmilitares, pela resolução rápida de conflitos e por um número mínimo de vítimascivis em ambos os lados (Filipenses 4:6-7).

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio