As Obras da Carne e o Fruto do Espírito

Lição 9

Fidelidade, Firmes na Fé

Escola Dominical, Lição 9; Fidelidade, Firmes na Fé



Partilhe! Obrigado.

Fidelidade, firmes na fé, Lição 9 – 26/02/2017

A PRÁTICA DA FÉ EM DEUS É A EXPRESSÃO FUNDAMENTAL DA FIDELIDADE CRISTÃ

Vamos estudar 3 tipos de Fé; A fé natural; A fé sobrenatural e a fé como dom do Espírito Santo

Para explicarmos a fé natural e a fé sobrenatural, vamos usar a História de uma mulher que foi curada de sua doença ao tocar nas vestes de Jesus; Usaremos o texto de Marcos, capítulo 5:25-34

*Ela sofria a 12 anos com um fluxo de sangue

*Esta mulher pôs sua fé natural em prática

*Procurou todos os médicos que pode em todos os lugares onde pode ir

*Gastou todo dinheiro que tinha

No entanto sua fé natural não deu resultados e sua situação piorou

Não tendo mais dinheiro pôs a fé sobrenatural em prática

*Ela ouviu falar de Jesus

*Mas; onde estava Jesus e como encontra-lo?

*E se foi fácil encontrar tantos médicos, encontrar Jesus não foi muito fácil

*Quando o encontrou Jesus não foi como os médicos

*Jesus não dispunha de uma secretária, não tinha uma clínica e nem atendia por senhas; Jesus é Deus, e sendo Deus, ele vê fé no interior de quem se chega a ele, a prática da fé o agrada, a ponto de liberar bênçãos e milagres maravilhosos.

*Para se aproximar de Jesus a mulher enfrentou uma multidão comprimida que não lhe dava espaço

*Tomar atitudes de fé natural foi mais fácil para esta mulher do que pôr em prática a fé sobrenatural. Para o homem natural é mais fácil ir a farmácia e comprar alguns remédios, do que passar horas e horas em oração e jejum pedindo uma cura por qualquer tipo de doença.

*Esta mulher corria o risco de ser apedrejada, devido o incômodo do fluxo de sangue que vivia, neste período as mulheres eram consideradas como imundas.

*Ao se aproximar de Jesus, tocou nas suas vestes e foi curada imediatamente

ICor.2:14-16 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

A fé natural dá segurança ao que se vê e ao que se sente; Porém “a fé sobrenatural é o firme fundamento das coisas que se esperam e provas das coisas que se não vêem”,Heb.11:1, e aqui vemos a fé atuando em duas frentes; Nas coisas que esperamos e nas coisas que não vemos.

A FÉ COMO DOM DO ESPÍRITO SANTO
O dom espiritual da fé é encontrado na lista dos dons do Espírito em 1 Coríntios 12. O versículo 9 diz que algumas pessoas recebem o dom da fé, mas esse dom não é especificamente explicado. Todos os verdadeiros crentes têm recebido de Deus a fé salvadora como o único meio de salvação (Efésios 2:8-9), mas nem todos os crentes recebem o dom espiritual da fé. Como todos os dons do Espírito Santo, o dom espiritual da fé também foi dado para um "fim proveitoso", e esse fim é a edificação do corpo de Cristo (1 Coríntios 12:7).
O dom da fé pode ser definido como o dom especial através do qual o Espírito fornece aos cristãos uma confiança extraordinária nas suas promessas, poder e presença para que possam tomar posições heróicas para o futuro da obra de Deus na igreja. O dom espiritual da fé é exibido por alguém com uma confiança forte e inabalável em Deus, sua Palavra e suas promessas. Exemplos de pessoas com o dom da fé são os enumerados no capítulo 11 de Hebreus. Este capítulo, muitas vezes chamado de "o capítulo da fé", descreve aqueles cuja fé foi extraordinária, o que lhes permitiu fazer coisas extraordinárias e super-humanas. Aqui vemos Noé passando 120 anos construindo um barco enorme quando, até aquele momento, a chuva ainda não existia, e vemos também Abraão acreditando que seria pai de uma criança quando a capacidade natural de sua esposa já tinha terminado. Sem o dom especial da fé dado por Deus, essas coisas teria sido impossíveis.
Tal como acontece com todos os dons espirituais, o dom da fé é dado a alguns cristãos que, em seguida, usam essa habilidade para edificar os outros no corpo de Cristo. Aqueles com o dom da fé são uma inspiração para os seus irmãos na fé, exibindo uma confiança simples em Deus que se mostra em tudo o que dizem e fazem. Os que são extraordinariamente fiéis mostram uma humilde piedade e confiança nas promessas de Deus, muitas vezes tanto que passam a ser conhecidos por serem quietamente destemidos e zelosos. Eles são tão convencidos de que todos os obstáculos ao evangelho e aos propósitos de Deus serão superados e são tão confiantes de que Deus vai garantir o avanço de sua causa, que muitas vezes conseguem fazer muito mais na promoção do reino de Deus do que os pregadores e professores mais talentosos e eruditos.
Para resumir, Deus dá a todos os cristãos a fé salvadora. O dom espiritual da fé é dado a alguns que exibem quantidades extraordinárias de fé em sua caminhada cristã e que, pela sua fé, são uma alegria e um incentivo para os outros.

A FIDELIDADE É A EXPRESSÃO DA FÉ; NÃO VEMOS A FÉ, MAS VEMOS O EXECÍCIO DELA ATRAVÉS DOS FIÉIS.

Os Israelitas caíram em decadência espiritual porque traíram a Deus com deuses de outras nações; Eles abandonaram a fé em Deus e abraçaram a idolatria expressando sua infidelidade ao Deus que fez maravilhas no meios deles.

. Eles adoraram o bezerro de ouro no deserto. Exodo.32:1-4

Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

.Eles adoraram a Baal-Peor .Numeros.25:1-

E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.
Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.
Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel.

.Na época dos juíses, Israel adorou a deuses de 7 nações. Juíses.10:6

Então tornaram os filhos de Israel a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e serviram aos baalins, e a Astarote, e aos deuses da Síria, e aos deuses de Sidom, e aos deuses de Moabe, e aos deuses dos filhos de Amom, e aos deuses dos filisteus; e deixaram ao Senhor, e não o serviram.

Após a divisão dos reinos, Jeroboão liderou 10 tribos, e inseguro de que as tribos permaneceriam no Reino do Norte, porque desciam a Judá para adorarem no Templo procurou tranquilizar esta insegurança fabricando 2 bezerros de ouro, fixou um em Dã e outro em Betel. Desta forma ele não só amenizou o seu Problema, mas marcou um período idolátrico em Israel. Assim todos os Reis que passaram por Israel, permitiam o povo permanecerem neste pecado.

IReis.12:26-30, E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi.
Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá.
Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.
E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã.
E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro.

A idolatria continuou sendo exigida no Novo Testamento pelos imperadores de Roma que se achavam deus de suas nações. A fidelidade da igreja em adorar somente a Deus enfureceram os imperadores que cruelmente sem nenhuma piedade perseguiram e mataram de forma horrível milhares de fiéis. Nesta fase a idolatria era tão cega que em Listra Paulo foi confundido como o deus Mercúrio e Barnabé com o deus Júpter.

Além da idolatria as heresias tomavam conta do mundo que vivia a igreja do Novo Testamento, e heresia é a rejeição voluntária de tudo que fundamenta a fé.

A nossa fé está fundamentada em Cristo, e os falsos ensinos estão ganhando proporção maiores a cada dia porque muitos crentes estão amando o presente século.ITim.4:1,2 e IITim.4:3,4

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

O Apóstolo Paulo faz uma lista qualificando homens que se apostatam da fé e outros sem o conhecimento do que Deus pode fazer sendo o dominador de todas as coisas; IITim.3:1-5

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

Temos como exemplo de fé e fidelidade a Deus Sadraque, Mesaque e Abednego que demonstraram sua fé sendo fiéis a Deus em um momento de vida ou morte.

Também Abraão demonstrou sua fé quando confiou que Deus, depois do sacrifício que ele ia oferecer, o seu próprio filho, o ressuscitaria das cinzas para fazer dele uma grande nação.

Quantos de nossos irmãos demonstram sua fé em Deus sendo fiel em não negar o seu nome e entregam-se a morte até nos dias de hoje, sem falar dos que já morreram sacrificados na época dos imperadores Romanos.

Não adianta galgar o mais alto cargo eclesiástico de um ministério sem ser salvo, não adiante ocupar o principal nome governamental no mundo sem ser salvo em Jesus Cristo, pois, ser o homem mais sábio, ou mais importante, ou mais rico do mundo não lhe valerá para viver a vida eterna. A fidelidade a Deus sim, é o meio para viver eternamente com Cristo, Serão salvos os homens que são servos bons e fiéis. Mateus.25:21 E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio