As Obras da Carne e o Fruto do Espírito

Lição 5

Paz de Deus: Antídoto contra as Inimizades

Paz de Deus: Antídoto Contra as Inimizades. Um Coração cheio da Paz de Cristo, não tem lugar Para as Inimizades



Partilhe! Obrigado.

 

“Quem tem Paz no seu coração não tem lugar para as inimizades”

Deixo-vos a Paz, a minha Paz vos dou; não vo-la dou como o

 Mundo a dá.João.14:27

   A diferença entre a paz que Jesus oferece e a paz que o mundo promete está clara nas suas palavras acima, “O mundo não tem Jesus e sem ele não há paz”

   Os principais órgãos públicos que compõem o sistema mundial prometem paz a um mundo sedento de Deus, mas, que o rejeitam, desconhecendo que ele é a fonte da verdadeira paz.

*O mundo promete Segurança para ter paz, oferecendo segurança nas ruas, nas cidades, nos restaurantes e nas praças públicas; Mas o que vemos é a violência multiplicar a cada dia diante dos nossos olhos, pois os que praticam a violência, e vandalismo nas ruas não tem no seu interior a PAZ que Cristo oferece. A verdadeira segurança está em Jesus

E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.Jeremias.6:14

Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.Salmos.4:8

   A intranquilidade, insegurança, o medo e a infelicidade são inimigas da Paz. Quem está em Cristo e Cristo nele desfruta o gozo de uma vida cheia de paz e segurança.

*O mundo promete saúde para ter paz, as doenças tiram a paz de qualquer pessoa, por mais simples que seja uma dor ou um incomodo físico o homem fica intranquilo e por isso o mundo promete saúde como meio de tranquilizar as famílias. Será que a saúde é a solução para uma vida de Paz?

   A verdade é que não temos esta saúde que os governos em todo mundo promete, e mesmo que tivéssemos estas promessas cumpridas, sem Jesus o homem pode ter saúde completa mas jamais terá paz; é mais fácil alguém no leito de enfermidade, desenganado da medicina receber Jesus e ter paz! Jesus é a cura da alma e quando quer, cura qualquer doença, e se for de sua vontade até ressuscita mortos. A saúde e bem vinda, mas a paz de Cristo sara a nossa alma. Os doentes de alma necessitam de saúde, Jesus disse: Mateus 9:12,…; Não necessitam de médicos os sãos mas sim os doentes

*O mundo promete Educação para ter paz. A maioria da população acreditam que a educação para seus filhos pode lhes dar um futuro de Paz e tranquilidade, mas esta educação que o mundo acredita não garante a Paz interior senão uma formação um bom trabalho e até uma estabilidade financeira. O governo debate que a falta de educação do povo é causa de uma vida intranquila, sem paz e sem alegria. Estudando a Palavra de Deus sabemos que a falta de Jesus é a tristeza e a intranquilidade das famílias.

   De fato a formação secular é necessária para todos, mas esta não garante paz. Jesus precisa estar na família para que os filhos recebam dentro de casa a boa e saudável educação familiar, e na escola com uma vida leve e tranquila alcance seus objectivos aqui na terra. Na verdade é a Paz de Cristo expressada no mundo que não tem paz para ninguém.

Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor.Jeremias.22:29

*O mundo promete Moradia para se ter paz. Quem não tem sua casa própria sempre está intranquilo pois é aluguel para pagar todo mês e isso cria dentro do homem um desconforto.

  Prometer moradia a milhares de habitantes até que não é muito difícil, mas, na hora de cumprir com esta promessa é questão que todos têm na ponta da língua. Temos conhecimentos de milhares de famílias foram beneficiadas, mas estas famílias têm a paz de Cristo? Este benefício não deixa de ser uma bênção a milhares de pessoas, mas o governo não pode propagar por aí que milhares de famílias vivem agora em Paz por que receberam uma casa própria, tanto o governo quanto as famílias precisam de Jesus em suas vidas, ele sim é a Paz que todos precisam receber.

  Podemos aqui não termos casa própria, não termos carro do ano, uma boa poupança para assegurar um futuro mais tranquilo, mas ter Jesus na vida é viver em Paz, e ter tudo aqui na terra e se alegrar de um futuro garantido pela sua palavra. Pedro certo dia se preocupou com tudo isso e veja a resposta de Jesus. Mateus.19:27 e 29

Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.

Jesus prometeu uma morada a todos que o seguirem até o fim. Ele disse:

 Não fiquem preocupados; creiam em Deus, creiam também em mim….Na casa de meu Pai há muitas moradas…Vou preparar-lhes lugar…Para que vocês estejam comigo onde eu estiver.

*O mundo promete Trabalho para se ter Paz. Realmente um pai de família sem trabalho não tem dinheiro para a permanência na casa e o sustento diário da família, concordamos que pela razão, e não pela fé, a Paz jamais terá morada em seu coração.

   Mas o nosso sistema mundial de governos prometem trabalho para as pessoas como uma dádiva de Paz, proclamam em seus discursos que a humanidade não tem paz porque não tem trabalho, não tendo trabalho, famílias morrem de fome, e falta Paz no mundo, como se eles tivessem trabalho para todos os pais de famílias, mas o que presenciamos é um mundo falido sem trabalho e sem Paz; Sem trabalho, sim, pela má administração de renda dos países, pela corrupção económica dos governos nacionais e locais, pela falta de interesse por quem os deu um voto de crédito para ocuparem uma cadeira e defenderem interesses do povo, mas infelizmente eles só ocupam as cadeiras mas não fazem nada a não ser por si próprios. Falta Paz porque falta Jesus Cristo no coração da humanidade, uma coisa não tem nada ver com a outra, quantas pessoas falta-lhes o emprego e às vezes falta-lhes realmente o trabalho, mas não falta Jesus na sua vida, a alegria de servir a Deus, a paz em sua alma e a fé que Deus lhe proporcionará um meio para sobreviver nesta terra faz com que nunca lhe falte o pão na mesa, porque o dono do ouro e da prata não falta na sua casa, e promete o que ofereceu, a Paz que vem do Pai das luzes, o Deus que criou céus e terra, que formou o homem, e até hoje cuida de tudo que criou e formou. Desde quando crianças ouvimos falar em política estabilizada, economia com uma renda per capita ajustada para todos viverem tranquilamente uma vida de Paz, mas nada se cumpre, porque o homem promete, e se é ele que promete como cumprir? Se a verdadeira Paz não existe em seu coração, Jesus está bem distante da sua vida; Só há um que nos prometeu e oferece a todos quantos quiserem a paz que o mundo não tem, JESUS! O autor e consumador da fé. Hebreus.12:2, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

A Paz e as inimizades não se combinam

 Tiago.4:4 - …;  Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

   Aqui neste versículo dá para entender melhor porque Jesus disse que a paz oferecida pelo mundo não é a paz verdadeira João.14:27, também entendemos porque ele disse que no mundo tereis aflições João.16:33, também entendemos porque o Apóstolo João disse não ameis o mundo e nem o que nele há1ª João.2:15, ah, também o Apóstolo Paulo disse que a tristeza do mundo opera a morte2ª Cor.7:10, Jesus outra vez disse que quem segue a ele não pertence a este mundo, João.15:19. Enfim o mundo não é nosso amigo porque somos amigos de Deus, e se, no mundo há aflições, tristezas, desesperos, invejas, ciúmes, homicídios, suicídios, bebedices, maledicências, impiedades e outras obras geradas pela carne, compreendemos porque a Paz não se desenvolve em uma pessoa que da lugar a estes sentimentos nocivos à sua alma.

   A paz que Jesus oferece ao homem é gerada pela fé nele e percebemos este comportamento quando o crente passa por adversidades; A sua esperança é de tão grande qualidade que ninguém percebe em suas atitudes ou expressões.

   Daniel aceitou tranquilamente, sem reclamar ou murmurar ser atirado na cova dos leões, porque tinha fé em Deus e seu coração estava cheio de Paz e venceu o desconforto o medo e a intranquilidade; Os amigos de Daniel, tinham fé em Deus, seus corações estavam cheios de esperança e Paz, por isso eles venceram o medo o desespero e ainda disserem ao Rei Nabucodonosor: Nós não adoraremos a sua estátua, porque o Deus ao qual servimos pode nos livrar desta fornalha, e se ele não quiser, morreremos queimados, mas não adoraremos esta estátua. A tranquilidade pela fé em Deus que eles tinham era tão grande que dentro da fornalha eles passeavam com Jesus; Paulo e Silas foram homens cheios do Espírito Santo, e na cidade de Filipos foram presos por terem expulsado um espírito de adivinhação de uma menina, que, adivinhando dava lucros aos seus Senhores. Eles foram chicoteados de tal maneira que em suas costas podiam ver os vergões e depois jogados em uma cela como se fossem bandidos e ainda amarraram seus pés no tronco. Era para eles terem ficado irados com toda razão, mas não eles estavam cheios de Paz, estavam tranquilos e alegres, tão alegres que foram orar e cantar. A Paz em Cristo é que nos faz estar cheios de gozo e contentamento mesmo em meio as adversidades;

 O Apóstolo Pedro

   Quando Herodes decidiu maltratar a igreja, logo matou Tiago a espada e mandou prender a Pedro; Pedro estava em paz por Jesus estar na sua vida e ter certeza que a igreja intercedia por ele.

   Pedro estava tão cheio de paz que preferiu na cela ir dormir e não percebeu quando veio um anjo do Senhor o tirou fora da cadeia, o sono do Apóstolo era tão pesado devido a sua tranquilidade que só viu a realidade quando estava fora da prisão, veja, Atos.12:11

E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
   A igreja de modo geral tinham paz em seus corações, em suas vidas não havia lugar para o medo, desespero e intranquilidade; Em meio as adversidades que viviam sobre ameaças de morte e torturas tinham tempo para se reunirem e se alegrarem-se no Senhor com muita Paz, Actos 2:42-46 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

1ºPonto

 * A Paz verdadeira é a paz no interior do crente, esta é a Paz que excede todo entendimento e não depende de circunstâncias externas

* Só temos Paz com Deus quando mediante a justificação pela fé recebemos Jesus como nosso único e suficiente Salvador, aí então as inimizades que havia entre nós e Deus são desfeitas.

* Os crentes são os promotores da Paz que receberam de Cristo, é nossa obrigação transmitir Paz aos que ainda não desfrutam desta tão doce paz

2ºPonto

* A ausência de Paz causa pelo menos 3 tipos de inimizades; Inimizades entre as pessoas; Inimizade para com Deus e hostilidade entre grupos e pessoas, sem falar das disputas e contendas como obras da carne

* Um crente soberbo torna-se inimigo das pessoas ao seu redor por querer ser superior aos demais; Na igreja de Cristo todos são servos independentes de seus dons e talentos, crentes assim precisam arrependerem-se de seus pecados

*Um crente com o coração cheio de paz não dá lugar para inimizades e facções na igreja e muito menos se envolve com brigas e não pertence a nenhum grupo de divisão na igreja; Tudo isso são obras da carne que devem ser vencidas quando o crente vive a virtude do fruto do Espírito

3ºPonto

*Quando um crente vive uma vida de Paz ele abençoa também as outras pessoas que vivem ao seu redor; A Paz de Cristo contagia a todos que não tem Jesus em seu coração

*Jesus durante o seu sacrifício por nós na cruz demonstrou paz e equilíbrio emocional, mesmo passando por momentos terríveis; Ele sabia que a sua missão era reconciliar todos que estavam inimigos de Deus através do seu pecado.

*Jesus morreu por nossos pecados e nos incumbiu de uma missão, proclamar a Paz a um mundo desesperado e sedento de paz.
Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio