TEMPERAMENTO – Conjunto de características psicológicas que estão na base do comportamento geral de determinado indivíduo; modo de ser, índole, feitio, caráter
Subsídios. EBD, Lição 1, 2º Trimestre. A FORMAÇÃO DO CARATER CRISTÃO
Para chegarem à
estatura de "varão perfeito" Ef 4:13, os pequenos dependem da
orientação correta, embasada na Bíblia Sagrada, pois é na infância que se dá a
formação do caráter.
Então surge a pergunta: O que é caráter?
Existem centenas de definições para caráter, mas
após muitas pesquisas podemos concluir que caráter é a capacidade de ação e
reação mediante fatos, sejam estes bons ou maus. São traços da natureza humana
que podem ser alterados e que se constituem a partir das relações familiares,
ambientais, pedagógicas e sociais.
Como vamos falar do carater Cristão, este só inicia quando a pessoa decide por seguir os ensinos exemplares de Cristo. Terá ele uma formação do carater de Cristo.
O caráter de um indivíduo é indicado por seu modo de ser, suas características próprias e seu temperamento. Este grupo de atributos, que podem ser bons ou ruins, compõem o comportamento e os valores morais das pessoas. Isto engloba o convívio familiar, escolar, social como um todo. As qualidades e os defeitos de uma pessoa estão unidos de forma inseparável ao carater.
Conforme as palavras de Jesus Cristo o carater bom ou mal está no interior das pessoas e são demonstrados através dos seus atos. Mar.7:20-23 E continuou: "O que sai do homem é que o torna impuro. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro". Também Gálatas 5.19-21
Podemos definir um carater bom tendo como base o fruto do Espírito, repartido em suas várias virtudes. Conforme o Apóstolo escreveu aos Gal.5:22-25 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Pois todas estas virtudes também sai de dentro de um homem que começa seguir a Cristo, é como se este estivesse vivendo um mal carater e agora seguindo a Cristo tenha o seu carater transformado pela Prática da Palavra de Deus.
Portanto o carater bom e o carater mal pode ser alterado conforme o homem vai se desenvolvendo na vida a partir de suas relações familiares, educacional e social. Em meio este desenvolver tem ele o livre arbítrio a seguir o mal ou o bem.;
O carater ímpio ou santo é alterado quando a pessoa decide voluntariamente seguir a vós do Espírito Santo, neste caso para a formação do carater cristão, ou não, escolhendo continuar sua vida sem Cristo. Deus formou o homem bom e perfeito, porem o pecado maculou o seu carater original. Genesis.3:22.23 Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre".Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.
OBS – A PERSONALIDADE É QUALIDADE DO QUE É PESSOAL. ELA É A NOSSA MANEIRA DE SER, AQUILO QUE NOS DISTINGUE DE OUTRA PESSOA. O CARATER NÃO É HERDADO É CONSTRUIDO MEDIANTE A FORMAÇÃO QUE RECEBEMOS.
Conforme Gen.3:15, Deus deixou claro que todo homem teria uma chance de reconciliação através do sacrifício de seu filho pelos pecadores.
Para ser salvo o homem necessita de uma transformação espiritual e moral.
A transformação espiritual acontece quando a pessoa se rende aos pés de Cristo; O homem é vivificado. Efesios.2:1, E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados
A transformação moral é a lição da qual estamos meditando, A Formação do Carater Cristão
Somente Deus através de Jesus Cristo pode transformar este carater manchado pelo pecado. 1º-) 1ªJoão.1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
2º) Renunciar a si mesmo. Lucas.14:33, Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
3º) Seguir a Cristo. Gal.2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.