O Caráter Cristão

Lição 2

Abel, exemplo de Caráter que Agrada a Deus

O Carater cristão é formado pela Prática da Palavra de Deus



Partilhe! Obrigado.

Subsídio. EBD, Lição 2 IITrim. Abel, Exemplo de Carater que Agrada a Deus

A fé em Deus forma o carater que o agrada; O Mal Carater é formado no coração do homem rebelde e desobediente a Deus, que se entrega a vontade da carne, ás influências do mundo e à sujeição do diabo.

Em João 4:23, Jesus disse: que o Pai busca verdadeiros adoradores para que os tais o adorem em Espírito e em verdade.

A primeira atitude que Deus requer do homem é uma atitude de adoração, mas para ser adorador de Deus é preciso antes de uma fé inabalável em sua divina Pessoa.

O verdadeiro adorador tem a Fé que agrada a Deus e esta vem de um coração que se quebranta diante de sua Magnífica Pessoa.

Esta fé é resultante de um arrependimento sincero e uma confissão verdadeira de quem se aproxima de Deus, através do Espírito Santo que formará um carater renovado para glória do seu nome. Heb.11:6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

As atitudes de um homem que tem uma formação de carater mal, só podem ser renovadas com sua conversão a Cristo. A Palavra de Deus forma um bom carater no homem que se aproxima de Deus. Salmos.105:3 Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração daqueles que buscam ao Senhor. No entanto, para entendermos melhor a formação de um carater Cristão, ele se inicia com;

1º Arrependimento e Confissão. Mat.3:2,6 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
2º Renuncia e conversão.Lucas.14:33 Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

3º Fé e adoração.João.9:35-38. Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.
O foco do homem em tomar todas essas atitudes é trabalhar na sua vida a formação de um carater cristão.

As atitudes de Abel, José e Davi são atitudes de fé que o levaram a se aproximarem de Deus com completa fidelidade e verdadeira adoração.

*Abel ofereceu a Deus o melhor que tinha, porque Deus era o primeiro e o melhor em sua vida;

*Porque era seu amigo inseparável;

*Por que o amava tanto a ponto de não temer perder a vida pelo seu amor;

Os verdadeiros adoradores não se importam com as críticas dos pessimistas, dos invejosos, dos que não tem comunhão com Deus e planejam o mal , pois maior é o que está com os adoradores do que com aqueles que não se importam com a eternidade.

José tinha fé inabalável e perseverante em Deus, não se importava que seus irmãos não acreditassem nos seus sonhos, ele acreditava!

A fé de José era tão forte que nada do que seus irmãos fizeram a fim de destruir seus sonhos e sua vida, não abalou sua confiança em Deus e muito menos enfraqueceu a qualidade do seu carater.

Os anos de escravidão no Egito, a calúnia da mulher de Potifar, os dois anos na cadeia do Egito e o esquecimento da promessa de seu amigo de cela, não abalou a fé de José e nem influenciaram na qualidade do seu carater.

Davi tinha carater desejável, era adorador nato de Deus, obediente aos seus pais, trabalhador, no entanto desprezado por seus irmãos.

Deus viu em Davi um homem segundo o seu coração, assim como viu em Abraão o seu amigo e em Jó um homem em quem podia confiar, que perdendo tudo que tinha não desistiu de ser um fiel adorador ele disse: O meu redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

Mesmo Davi chegando a ser Rei em Israel, de nada se orgulhou durante a caminhada ao trono, foi sempre adorador de Deus; Tocando sua harpa para o Rei Saul, foi sempre adorador sendo escudeiro do Rei Saul, foi sempre adorador sendo guerreiro e soldado de batalhas do Rei; Não desistiu de adorar a Deus diante das perseguições que sofreu por inveja De Saul que o queria matar, permaneceu adorador de Deus no trono de Israel.

Sua fé nunca foi abalada e mesmo errando seu carater permaneceu o mesmo, pois humildemente se arrependeu diante de Deus e dos homens, e confessou seu pecado, demonstrando ter um carater digno de glorificar a Deus.

As verdadeiras adorações estão arraigadas em corações quebrantados, de homens que formaram seu carater pela dependência e obediência a Deus e também pela prioridade que demonstram em numerar o reino de Deus, o primeiro em sua vida, Mat.6:33

Caim representa homens sem carater, é mal exemplo de fé e temor, é a verdadeira representação de homens que desprezam o amor e a bondade de Deus, ele é o maior significado da maldade, da inveja, da ira e crueldade ao próximo.

Verdadeiros adoradores erram, mas a formação do carater plantada na sua vida, ensina que, se humilhar, arrepender e pedir perdão diante de qualquer circunstância é crescer para Deus, pois são os que a si mesmo se humilham é que são exaltados. Lucas.14:11

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio