O Caráter Cristão

Lição 9

Hulda, a Mulher que Estava no Lugar Certo

O Lugar Certo é o Centro da Vontade de Deus



Partilhe! Obrigado.

SUBSÍDIOS.EBD,LIÇÃO 9 – HULDA, A MULHER QUE ESTAVA NO LUGAR CERTO

II Reis 22:14 Então, o sacerdote Hilquias, Aicão, Acbor, Safã e Asaías foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, o guarda-roupa, filho de Ticva, filho de Harás, e lhe falaram. Ela habitava na cidade baixa de Jerusalém.

QUEM ERA HULDA?

NA BIBLIA ENCONTRAMOS, AS PROFETIZAS MIRIAN, DÉBORA, NOADIA, ANA E HULDA
Era esposa de Salum, filho de Tocate que era guardador das vestimentas reais e habitava em Jerusalém, nas partes mais baixas

Logo, como será que Hilquias, o sacerdote, e a comitiva real, tinha conhecimento do local onde morava a profetiza Hulda?

Logicamente que as informações estavam saindo do palácio, pois lá; de fato havia informante que tinha conhecimento do lugar onde ela morava, e do seu ministério como profetiza.

Mas a certeza que a Bíblia nos concede é que: Hulda foi encontrada pelo sacerdote Hilquias com a comitiva real, estando ela em Jerusalém, mais na Cidade Baixa, ou como dizem outras versões na segunda parte, de Jerusalém, justamente longe do palácio real.

A segunda parte de Jerusalém era lugar desconhecido dos nobres israelitas
II Reis 22:8 Então, disse o sumo-sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o Livro da Lei na Casa do SENHOR. Hilquias entregou o livro a Safã, e este o leu.

O achado do livro da lei decorreu por uma reparação no templo ordenada pelo Rei

Achando-se o livro trouxeram para que fosse visto por Josias

II Reis 22:11 Tendo o rei ouvido as palavras do Livro da Lei, rasgou as suas vestes.
II Reis 22:12 Ordenou o rei a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã, o escrivão, e a Asaías, servo do rei, dizendo:
II Reis 22:13 Ide e consultai o SENHOR por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do SENHOR que se acendeu contra nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem segundo tudo quanto de nós está escrito.

E, através desta leitura, feita por Safã, o escrivão , o rei rasga as suas vestes, temendo as palavras do livro, e ordena a Hilquias, ir em busca de uma confirmação, relacionada a esta leitura, que tinha acabada de ser lida.

E, mandou ir consultar um profeta para que Deus não o pegasse em alguma falta de conhecimento. Oséias 4:6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Seria a mesma coisa que Deus estaria a dizer para estes homens se eles não se concertassem por completo perante Deus. E, Josias sabia muito bem disso.

Nunca é demais conhecer a Deus; Já tinha o livro? Já tinha sido lido? Agora o rei Josias, queria obter mais informações.
É JUSTAMENTE NESTE MOMENTO EM QUE A PROFETIZA HULDA, E A CIDADE BAIXA, É O ALVO CENTRAL DA COMITIVA REAL, COMANDADA PELO SACERDOTE HILQUIAS:
II Reis 22:13 Ide e consultai o SENHOR por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do SENHOR que se acendeu contra nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem segundo tudo quanto de nós está escrito.
II Reis 22:14 Então, o sacerdote Hilquias, Aicão, Acbor, Safã e Asaías foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, o guarda-roupa, filho de Ticva, filho de Harás, e lhe falaram.

II Reis 22:15 Ela lhes disse: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:
II Reis 22:16 Assim diz o SENHOR: Eis que trarei males sobre este lugar e sobre os seus moradores, a saber, todas as palavras do livro que leu o rei de Judá.
II Reis 22:17 Visto que me deixaram e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar e não se apagará.

Hulda entregou duas mensagens uma para o povo e outra para o Rei.

2ºReis.22:18-20 Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o SENHOR, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR. Por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.


O sacerdote Hilquias, obtendo as informações de onde tinha uma profetiza, e detalhe, ela não era a única opção de consulta a Deus, tinha Jeremias, e Sofonias.


Mas , se o livramento da corte estava em descer na cidade baixa, e buscar o conhecimento de Hulda, quem é que poderia impedir.

É aí, que entra Hulda na história, e também a corte, contempla melhor o outro lado da realidade de Jerusalém.


•Deus faz com que, pessoas grandes e influentes, desçam do seu palácio, para pedirem ajuda em lugares onde muitas vezes, os próprios não valorizaram a vida toda.
Jeremias desceu a casa do oleiro;

Nabucodonosor desceu do trono para viver 7 anos com os animais

Zaqueu desceu da arvore para receber Jesus em sua vida

Paulo desceu por terra para ser transformado em um grande missionário
•Deus entrega nas mãos dos desvalorizados e desprezados, a chave da vitória, como: oportunidades, palavras certa, profecia, pregação, dinheiro, porta de emprego, a fim de ajudar aquele que tanto desprezou, e que nem se lembra da sua existência.

•Deus nos mostra através da vida de Hulda que o
conhecimento de Deus, a revelação divina, não é só encontrado dentro de palácios, sacerdotes, intelectuais da Bíblia.

Deus, nos revela que existe profeta, que às vezes nem sabem ler , escrever, não tem nem uma faculdade de teologia, bacharel em nada, mas ; quando da lugar para Deus, e abrem a boca, resolve qualquer problema por causa da sua intimidade com Deus.

•Deus mostra que o poder de mudar um ambiente, não é encontrado só em uma mudança de alteração mas quando aplicamos a sabedoria e conhecimento de Deus vemos o seu milagre alterar qualquer ruína. Independente do lugar, da raça social, ou do ambiente.

Deus mostra através da vida de Hulda que ninguém está escondido, ou esquecido, ou desprezado demais que não possa ser lembrado, e procurado por ele.

Hulda foi procurada, foi valorizada, trouxe a solução do problema pelo conhecimento profético que tinha, livrando Israel da destruição.

E, para que isso acontecesse foi necessário que o rei se humilhasse, e fizesse descer o sacerdote, escribas e toda sua comitiva real.

Deus abate os exaltados, e aos humildes, ele dá graça.

Hulda já sabia do conceito de Deus, pois ela era profetiza, ela não se tornou profetiza quando o sacerdote chegou lá, ela já era antes de qualquer reforma do rei.
O LIVRO ACHADO, ERA O ESPELHO DA SANTIDADE DE JERUSALÉM, PORÉM ESTAVA PERDIDO DENTRO DA CASA DE DEUS

Chegou o tempo de Deus confirmar o ministério na vida de Hulda.

Hulda confirmou as palavras que estavam escritas no livro que fora achado

Após o Rei Josias renovou a aliança de Deus com o povo, livrando-os de uma punição maior

II Reis 23:1,2
Então, deu ordem o rei, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se ajuntaram a ele. O rei subiu à Casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu diante deles todas as palavras do Livro da Aliança que fora encontrado na Casa do SENHOR. Josias não só leu o livro da lei ele põe em prática o que estava escrito

- Tirou os vasos que estavam na casa do Senhor que foram feitos a Baal e os queimou

- Destituiu os sacerdotes dos seus cargos e todos os que queimavam incenso a Baal

- Tirou os ídolos do bosque que estavam na casa do Senhor e os queimou

- Derrubou a casa dos sodomitas que estava na casa do Senhor, onde as mulheres teciam casinha para os ídolos

- Profanou e destruiu os altares que ficavam nos lugares altos onde era queimado incenso aos ídolos

- Profanou e destruiu os altares e ídolos que ficavam em frente casas e nos bosques

- Derrubou os altares que fez Jeroboão filho de Nefate para fazer pecar Israel

- Na cidade de Samaria também derrubou todos os altares e ídolos que fazia pecar o povo de Israel

- Também destruiu todos os adivinhos e feiticeiros em todo Israel

APÓS TODA ESSA LIMPEZA JOSIAS CELEBROU A PASCOA, POREM FOI MORTO EM MEGIDO POR FARAÓ NECO QUE GUERREAVA CONTRA A ASSIRIA


Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio