O Caráter Cristão

Lição 4

Isaque, um Caráter Pacífico

As Atitudes de Isaque que Caracterizam o seu Carater Pacífico



Partilhe! Obrigado.

SUBSÍDIOS.EBD, Lição 4 ISAQUE, UM CARATER PACÍFICO

Quem era ISAQUE?

Isaque nos deixou lições através de atitudes que demonstram comportamentos de um caráter pacífico. A Paciência é uma virtude do fruto do Espírito que se expressa com atitudes pacíficas.

Isaque é filho de Abraão e Sara, também chamado filho da alegria

Quando Abraão e Sara deram risada informados do nascimento de um filho; Gênesis.17:17 e 18:12, no momento não deixou de ser uma expressão de incredulidade, acreditando não terem idade suficiente para gerarem filhos

O capítulo 21 do livro de Gênesis, registra o nascimento de Isaque, Aquele que trouxe alegria para seus pais, trouxe a confirmação de Deus da promessa que tinha feito a Abrão a 25 anos.

Isaque era o início da descendência de Abraão e a sequência da formação de uma grande nação, pois o propósito de Deus em formar uma nação que o adorasse e santificasse suas vidas a ele teria início em Isaque, que gerou a Jacó e de suas entranhas saíram 12 tribos que deu origem a nação de Israel

AS ATITUDES DE ISAQUE CARACTERIZAM O SEU CARATER

- Isaque era homem de oração. Gên.24:63,  E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; Gên.25:21 E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. 

- Isaque era paciente. Ele tinha 40 anos quando tomou Rebeca por sua esposa.Gên.25:20  E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu.

- Isaque era obediente. No Monte Moriá foi obediente a seu pai, e agora quando faz planos para em ir para o Egito obedece a vós de Deus. Gên.26:1-6 E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Assim habitou Isaque em Gerar.
- Em Gerar Isaque prosperou devido a sua obediência a Deus, quando disse: Não desças ao Egito. A prosperidade de Isaque está registrada em Gên.26:12-14 E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava.
E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.
E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.
Aqui lembramos de Jonas que foi desobediente a vós de Deus em uma missão, e não prosperou, pois nenhum um homem prospera na desobediência.

 PROSPERANDO DE MANEIRA PACÍFICA

Os filisteus invejaram da prosperidade de Isaque, e para se vingarem agiram com um mal carater entulhando os poços com terra. Poço que Abraão havia deixado para seu filho. Gênesis.26:14,15 E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.
Também Abimeleque Rei dos filisteus, mandou que Isaque se apartasse deles por ter se tornado muito poderosas devidas suas riquezas.Gênesis.26:16 Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.

Então Isaque saiu dali para o vale de Gerar, e mesmo vivendo em um vale Isaque prosperou. Cavou outros poços, mas os pastores de Gerar que também pastoreavam por ali, tomou seus poços, mas Isaque não contendeu com eles.

Cavou outros poços, os pastores de Gerar novamente porfiaram, contenderam e tomaram os poços para si, mesmo assim Isaque não contendeu com eles, e cavou outros poços ainda, então o deixaram em paz. Gênesis.26:19-21 Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas. E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele. Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna.E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra.
Isaque se mudou para Berseba, ali o Senhor apareceu para ele e confirmou as bênçãos de seu pai Abraão a ele e a sua descendência. Ali ele edificou um altar, orou a Deus, depois armou sua tenda naquele lugar.Gênesis.26:23,24 Depois subiu dali a Berseba.E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo. No entanto, Abimeleque veio até Isaque para fazer paz com ele, trouxe consigo um amigo e o príncipe do seu exército.

Vejam como o carater de Isaque era pacífico e também dotado de grande humildade; após ter ele sofrido perseguições por causa da inveja dos filisteus nas cavações dos poços e ter sido mandado embora para longe deles pelo próprio Rei Filisteu, manteve-se tranquilo e em paz. Gênesis.26:26,28,30  E Abimeleque veio a ele de Gerar, com Auzate seu amigo, e Ficol, príncipe do seu exército. E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o Senhor é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo. Então lhes fez um banquete, e comeram e beberam;

Se moldarmos em nossa vida um carater pacífico, seremos vistos como homens que vivem uma vida de paz, como a paz está escassa neste mundo, seremos procurados para responder como conseguimos ser pacíficos em meio tantas aflições. Com certeza a resposta estará em nosso coração para ser expressada com muita graça. João.14:27, Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João.16:33,  Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio