INTRODUÇÃO
O autor do livro aos Hebreus declara que Cristo foi de umaordem sacerdotal muito mais antiga que a de Arão e portanto o seu sacerdóciofoi superior ao sacerdócio araônico. Reconhecendo a posição sacerdotal de Melquisedeque,
Quem era Melquisedeque?
No livro de Gênesis ele é um Rei sacerdote Cananeu de Salem(Jerusalem)
Ele abençoou Abraão quando retornou da guerra para salvar Ló
Como Abraão reconheceu que Melquisedeque era ministro deDeus a ponto de entregar até dízimos a ele?
Gên.14:18-20 E Melquisedeque,rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. Eabençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor doscéus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigosnas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
De onde surgiu Melquisedeque e comotermina sua história? Heb.7:1-3
porque este Melquisedeque, que era rei deSalém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando eleregressava da matança dos reis, e o abençoou;
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, eprimeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei deSalém, que é rei de paz;
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendoprincípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus,permanece sacerdote para sempre.
. Deus escolheu um sacerdote semregistrar sua genealogia justamente para ser um tipo do Messias – “feitosemelhante ao Filho de Deus”
Acredito queMelquisedeque existia principalmente para servir como tipo de Cristo
Melquisedeque: Superior a Abraão (4-10) .
Melquisedeque erasuperior a Abraão (4-8):
Porque o maior recebeo dízimo do menor (4-5)
O sacerdócio de Melquisedeque ainda era maior do que o deArão, pois se os sacerdotes deviam ser escolhidos da linhagem de Arão filho deLevi, sabemos que Levi saiu das entranhas de Abraão.
O sacerdócio de Cristo era maior do que o de Melquisedeque eo de Arão, porque seu sacerdócio é eterno; Ele é o sumo sacerdote da novaaliança que se concretizará no céu.
Obs; Melquisedeque era sumosacerdote chamado pelo Deus Altíssimo para ser semelhante ao sacerdócio deCristo; Arão era sumo sacerdote do povo de Israel e Jesus Cristo é sumo sacerdote da ordem deMelquisedeque mas não pertencente à velha aliança mas da nova e seu tabernáculoé o céu,
Jesus: O SacerdoteCelestial da Nova Aliança Hebreus 8:1 - 9:22
O Capítulo 8apresenta um resumo dos argumentos sobre o sacerdócio de Jesus e as implicaçõesda superioridade dele em relação às alianças.
No Capítulo 9 completa o ensinamento sobre o papel do sumosacerdote eterno, frisando a posição atual e o trabalho celestial dele a favordos herdeiros
O Argumento sobre o Sacerdócio 8:1-13
Nóstemos um sumo sacerdote que está reinando com o Pai no céu
Ele ministra no verdadeiro tabernáculo Cap.8:2-5
Ministra como sacerdote oferecendo sacrifício
Não ministra no tabernáculo na terra
Aquele tabernáculo fazia parte da lei, e Jesusnão podia ser sacerdote na terra
O tabernáculo feito por Moisés foi sombra ecópia do verdadeiro cap 8:5
A superioridade de Jesus
O Ministério superior
A Aliança superior (ele é oMediador)
As Promessas superiores
Amudança de alianças. Cap.8: 7-13
Deus preparou a segunda porque a primeira nãofoi perfeita
A primeira tinha um propósito limitado etemporário
Ela não foi feita para tirarpecados
Deus falou 600 anos a.C. que faria uma NovaAliança Cap.8:8-12
A Profecia de Jeremias 31:31-34
Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei umaaliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, nodia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque elesinvalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
Mas esta é a aliança que farei com a casa deIsrael depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, ea escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.Enão ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo:Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maiordeles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais melembrarei dos seus pecados.
O contraste aqui é entre duas alianças feitaspor Deus 8:8-9 aquela dada aos israelitas depois do êxododo Egito e a Nova Aliança feita por meio de Cristo.
Nova Aliança, porque o povo não cumpriu aprimeira 8:8-9
Observeas características da Nova Aliança 8:10-12
Leis impressas na mente e no coração 8:10;
Comunhão de Deus com o povo , sempre foi avontade de Deus, mas o pecado do povo impedia esta comunhão verdadeira Is.59:1-2 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que nãopossa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entrevós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para quenão vos ouça.
Todos que participam da nova aliança jáconhecem o Senhor
Na Antiga Aliança, crianças foramincluídas e, depois, ensinadas.
Na Nova Aliança, só pessoas que ouvem, creem eobedecem, entram em comunhão com Deus
Perdãodos pecados
A primeira aliança não trouxeperdão total
A conclusão inevitável, entra a Nova, e sai aVelha!
Para concluirmos vamos ver ainda IIPedro.2:5,9 e 19
Vós também, como pedras vivas, sois edificados casaespiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveisa Deus por Jesus Cristo.
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real,a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que voschamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, masagora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agoraalcançastes misericórdia.
FIM