A Razão da Nossa Fé

Lição 2

O Único Deus Verdadeiro e a Criação

Não foi Preciso um Grande Poder Para Criar este Mundo; Mas o Poder de Um Grande Deus



Lições bíblicas adultos
3º trimestre 2017
A Razão da Nossa Fé
Assim cremos, assim vivemos
Partilhe! Obrigado.

SUBSÍDIOS.EBD, LIÇÃO 2, 3º TRIM. – O ÚNCO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO


João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

 

Se o mundo conhecesse o Verdadeiro e Único DEUS, imediatamente, nos próximos segundos, a Terra seria cheia De sua Paz.

 

É importante conhecermos quem é o verdadeiro Deus,

 

Se tu segues o Verdadeiro Deus, as portas dos céus se abrem para ti.

 

Se tu segues um deus falso, as portas do inferno se abrem para ti.

 

Então, precisamos conhecer a Deus com profundidade. Por isso Jesus disse: João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

 

Satanás, ao longo da história, sabe que a forma de destruir relações com Deus é através de falsidades, de enganos religiosos.

 

Não foi assim que ele enganou Adão e Eva? Claro! Ele os enganou no Jardim do Éden. Vê Gênesis 3:5 “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.”

 

Ora, sabemos muito bem que temos o Espírito, a imagem, o poder e a unção de Deus,

 

Mas somos vasos de barro. Paulo disse em Romanos 7:18 “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.” 

 

Na carne, tu és vaso de barro. Mas, Paulo disse que, assim é, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

 

Precisamos conhecer o Verdadeiro Deus por causa das conseqüências. Repito: Se tu conheces o Único e Verdadeiro Deus, as portas dos céus se abrem. Se tu segues um deus falso, as portas do inferno se abrem.

 

Devemos compreender que, na realidade, é através de Jesus que vem a salvação. Hebreus 9:22 “Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.”

Buda derramou sangue? Não! Alá derramou sangue? Não! Confúcio derramou sangue? Não!

 

Diz em Hebreus 9:12 “não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.”

 

Aqui não fala em salvação passageira. Fala em salvação eterna.

 

Portanto, vamos ficar firmes em dois pensamentos nesta hora -  

O único que salva é Jesus.

 

A salvação outorgada por Jesus é eterna.

 

Não existe purgatório. Não existe limbo, aonde a pessoa vai e fica esperando ser purificada.  2 Pedro 2:1,2 E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.

 

Só existe um Único e Soberano Senhor.

 

Jesus disse que “ninguém pode vira ao Pai se não for por Mim”. Quem foi que disse isso? Jesus! Portanto, o Único, Soberano e Verdadeiro Senhor se chama Jesus!

 

Então, o verdadeiro Deus é Jesus Cristo.

 

Quando tu disseres o Nome do Senhor Jesus Cristo, estarás dizendo que Ele é o Único e Verdadeiro Deus que está assentado a direita do Pai. (Estevão)

 

Fora Dele há escravidão, prisões, enganos, fome, pobreza, derrota, crise. O profeta Jeremias diz isso. Jeremias 9:23 “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas;”.

 

Jeremias 9:24 “mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.”

 

O texto não diz que Deus manda crentes para o inferno, que tira a salvação, que apaga o nome do Livro da Vida, que castiga severamente, que pisa e humilha, Deus não faz isso.

 

Não é isso que a Bíblia diz! A Bíblia diz que, se tu queres te gloriar, precisas te gloriar no Senhor, deves conhecer Deus, é necessário saberes que o Deus da Bíblia é de misericórdia, de juízo e de justiça.

 

Estamos recebendo um convite de Deus para O conhecermos pessoalmente.

 

Ou seja, Deus está dizendo que não é abstrato, não é um mito, não é distante. Tu podes conhecer-lo! Conhece-O!

 

Jeremias 33:4 “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.” Conhece-O! Invoca-O! Fala com Ele! Deus é pessoal.

 

Isaías 49:15-16 “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim.”

 

O Senhor diz que devemos invocá-Lo porque Ele nos conhece. O teu nome está nas palmas das Suas mãos. Deus tem intimidade com aquele que o busca.

 Romanos 8:15 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.”

 

Não somos escravos da Religião. A Religião escraviza.

 

Não recebemos o espírito de escravidão para vivermos outra vez atemorizados, como vivíamos no passado.

 

O gato preto passou! O sal, a sexta-feira treze, o signo de Touro, de Virgem, de Peixe, de Sagitário, passaram. Tudo passou! Isso atemoriza.

 

Recebemos o Espírito de Adoção e, agora, podemos dizer: Aba, Pai.

 

Salmo 23:5 “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” É Ele quem te dá o melhor. Ele é pessoal.

 

Tito 1:2 “na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos” É impossível que Deus minta. Ele não quebra as alianças. Números 23:19. Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

 

Quando tu não conheces o Verdadeiro Deus, deixa de ser participante da sua Glória

 

E por isso temos pessoas derrotadas, empobrecidas, com Bíblia debaixo do braço.

 

Jesus Cristo diz em João 10:10 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

 

Ele não veio para que ficássemos doentes, miseráveis, pobres. Jesus não veio para isso.

 

Cristianismo não é isso. Deus não quer que tenhamos uma “vidinha”. Ele quer que tenhamos uma vida em abundância.

 

A palavra vida vem do original grego: “ZOÉ”, que quer dizer: Vida de Deus.

 

Só o Verdadeiro Deus pode dar Vida em Abundância.

 

Uma pessoa que é escravizada pela idolatria vive se benzendo, com rosário, sente medo, tem angústias, sente medo de olho grande, olho pequeno,  tem medo de cemitério, assombração, sexta-feira 13, Isso não é vida.

 

A vida de Deus em abundância é algo que precisa ser discutido amplamente nos altares das Igrejas.

 

Muitas pessoas pensam que a vida de Deus é o crente ser pobre, viver no pior bairro, andar a pé, ter carro caindo aos pedaços. E ainda há gente que pensa que isso é ser espiritual. A Bíblia Sagrada tem o método para acabar com a pobreza e a miséria espiritual. Se conheces o Verdadeiro Deus, deves fazer a Sua Palavra ser prática na tua vida.

 

Jesus disse em Mateus 7:11 “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?”

 

Se nós sabemos dar boas coisas aos nossos filhos, será que Deus é pior do que nós?

 

Deus não quer que, para o resto da vida, vistamos a pior roupa, moremos no pior bairro, comamos uma vez por dia e, depois, venhamos à Igreja aplaudi-Lo.

 

Ainda que assim vivêssemos, mas com a sua presença tudo se transforma em uma vida abundante, cheia de alegrias e vitórias

 

Então, qual é o método para sair disso?

 

O método é a vivência da Palavra, é seguir a Palavra.

 

2 Coríntios 9:8 “Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,”.

A criação prova o poder sem limites de Deus.

 A criação demonstra o grande poder de Deus.

Jeremias 27:5 – “Eu fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder e com o meu braço estendido.”

Romanos 1:20 – “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis.”

Qualquer um que observa o universo deve se perguntar de onde veio.

Não há explicação que faça sentido a não ser que foi criado por um Ser Supremo que é poderoso e sábio.

 Isso claramente requer grande poder, de tal forma que qualquer pessoa que não acredita neste Deus e no seu poder é indesculpável.

 Tal poder é imensamente superior à força humana.

Jó 9:8-10 – Deus fez o céu e as constelações. Ele faz grandes coisas, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais, que se não podem contar.

Jeremias 32:17 – “Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa.”

Jó 26:7-14 – Descrevendo várias obras que Deus tem feito no universo, Jó disse, “Mas o trovão do seu poder, quem o entenderá?

Não foi preciso um grande poder para fazer o universo, Apenas o Poder de um Grande Deus criou todas as coisas

Teria que ser um poder muito maior do que qualquer um que as pessoas têm.

O Homem nunca podería fazer um universo assim.

O homem não é possível compreender um poder tão supremo, Salmo 33:6-9 Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos.

 Como criaturas de Deus devemos confiar na sua força para cuidar de nós e nos salvar.

Salmo 121:2 – “O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.

Isaías 40:28-31 – Deus é o Criador. Ele nunca se cansa nem se fadiga. Ele dá força aos fracos.

Por que devemos confiar no poder de Deus?

Por que devemos acreditar que ele pode cumprir a sua promessa de nos dar a vida eterna se formos fiéis?

Porque ele provou o seu poder nos milagres que fez, principalmente na criação.

Quando você vê a evidência de seu poder na criação, por que duvidaria do seu poder? Que outro poder poderia ser maior?

1 Coríntios 1:18-25 – A fraqueza de Deus é maior que o poder dos homens.

Aquele que nos criou tem o maior poder no universo.

Se o Deus da Bíblia não nos fez, então por que devemos confiar no seu poder para cuidar de nós e nos salvar?

A criação prova o direito de Deus de controlar o universo.

Já que Deus criou o universo, ele tem o direito e poder para controlar e fazer o que ele achar melhor com ele.

Assim também ele da a vida e é quem tira.1 Samuel.2:6 O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.

● O universo pertence a Deus porque ele o fez.

Salmo 24:1-2 – A Terra e todos que vivem nela pertencem a Deus porque ele a fundou e estabeleceu.

Salmo 89:11-12 – Os céus, a Terra e toda a sua plenitude são seus porque o Senhor os fundou e os criou.

Já que Deus fez o universo e o universo pertence a ele, conclui-se que seu poder deve controlá-lo.

 Já que criou o universo, Deus reina sobre ele como Senhor.

Isaías 29:16 - O barro não tem direito de criticar a maneira que o oleiro o fez. Então nós não temos o direito de negar nem criticar nosso Criador. ISAIAS.29:16  Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe.

Deus nos fez, e por isso seus propósitos devem cumprir na nossa vida

Atos 17:24 – Deus, que fez o mundo e tudo que nele há, é o Senhor (Soberano) do céu e da Terra. Ele domina porque ele o criou.

Colossenses 1:15-17 – Assim como Jesus fez a igreja e tem primazia sobre ela também tem primazia sobre sua criação. Foi feita por ele (pelo seu poder) e para ele (para servir seus propósitos). [Hebreus 2:10]

Romanos 1:25 – É um erro fundamental “servir” a criatura no lugar do Criador. Servir aqui significa obedecê-lo como Deus (veja versículos 20-35 e o contexto).

Por que devemos temer a Deus e guardar seus mandamentos (Eclesiastes 12:13)?

Porque ele nos criou para esse propósito.

Como nosso Criador, ele tem todo direito de exigir nosso serviço.

Como suas criaturas temos o dever de darmos a ele qualquer serviço que ele requerer.

Até entendemos a criação, nós não temos entendimento nem mesmo do propósito ou razão da nossa existência!

 Ele tem o poder de nos punir ou recompensar, conforme o nosso procedimento.

Gênesis 6:6-7; 7:4 – Deus decidiu destruir os homens, pois eles tinham se corrompidos tanto que Deus se arrependeu de ter os criado.

Já que Deus fez o homem, quando o homem falhou em servir o propósito pelo qual foi criado, Deus teve o direito de destruir o que ele criou.

Isaías 27:11 – Alguns se tornaram tão corruptos que Deus que os fez não se compadecerá deles, e aquele que os formou não lhes perdoará. Deus é o criador. Ele pode castigar aqueles que não o aceitam.

Se Deus realmente nos criou, ele tem o poder de fazer conosco o que ele quiser, independente do que queremos ou do que acreditamos.

A criação é um fato simples da história. Logo, se Deus nos criou, ele tem o direito e o poder de nos recompensar ou não

Se ele fosse um tirano, não teria nada no mundo que poderíamos fazer para mudar isso.

Devemos glorificá-lo todos os dias pois ele não é apenas nosso Criador, mas ele é um Deus de amor, misericórdia e paciência!

Entender a doutrina da criação é fundamental para toda humanidade, até para entender o propósito da nossa existência.

Quem pode dizer que isso não é de importância essencial para os cristãos?

 

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio