Seguidores de Cristo

Lição 12

A educação secular em tempos trabalhosos

O Jovem Cristão demonstrando a Fé na Educação Secular em tempos difíceis



Lições bíblicas jovens
4º trimestre 2017
Seguidores de Cristo
Testemunhando numa Sociedade em Ruínas
Partilhe! Obrigado.

A Educação Secular e a Religião nos dias de Hoje (TEMPOS TRABALHOSOS)

O conceito de educação secular é que  se refere ao tipo de educação que não é baseado em qualquer doutrina religiosa ou credo e que, por outro lado, é geralmente nas mãos do estado. A principal função da educação secular é a correspondência, o conhecimento e possibilidades, sem discriminar contra as crianças e jovens por credo ou crença religiosa. Isto é assim desde que cada instituição religiosa pode transmitir suas próprias versões da história, moral, comportamento ou valores e, portanto, o conhecimento em uma sociedade não é equiparada ou saldos. Educação secular é um fenômeno ou um privilégio que começou a entrar na cena histórica logo após a revolução francesa em 1789 e de forma muito progressiva. Esta revolução, com sua grande questionamento da religião e modo de vida na organização de Comunidade pode abrir canais de expressão e secular, ou seja, do lado de fora da igreja, foi isso que foi.

Na educação de países ocidental hoje é altamente dependente do estado, não de instituições religiosas e seculares. Então a educação nas escolas corresponde a todos os membros e futuros cidadãos desde que todos recebem o mesmo tipo de experiência, focada em uma maneira secular, secular e (na maioria dos casos) democrática. Educação secular, bem como não com base na religião como conhecimento, organizando o centro, substituí-la pela razão e o empirismo, pelo avanço dos diferentes campos do conhecimento a nível racional e empírico.

É importante esclarecer, no entanto, que a educação secular em muitos casos pode ser tingida com certas ideologias políticas, dependendo do tipo de estado ou de governo em cada país, então a idéia de laicisismo só garante liberdade em relação as aspectos religiosos.

Atualmente existem mais de 2 bilhões de cristãos no mundo (RAMPAZZO, 2004), no Brasil, por sua vez, de acordo com o Censo 2010, estima-se que cerca de 167 milhões de pessoas são cristãs (aproximadamente 87% da população brasileira)3, já o número de ateus no país é menor que 1% da população. Tais dados nos permitem perceber a grandiosidade da influência cristã no mundo e no Brasil, e o quanto a fé cristã faz parte da identidade cultural do povo brasileiro.

As principais vertentes do cristianismo no Brasil são a Igreja Católica Apostólica Romana e as Igrejas Evangélicas. Ambos os segmentos conferem a sociedade importantes contribuições, visto que cooperam na formação ética do indivíduo e dialogam pela luta dos menos favorecidos, as ONGs associadas às igrejas são algumas das principais ferramentas utilizadas para as suas obras sociais.

A mensagem de Jesus Cristo ainda é pregada com veemência, o que mostra que Deus e a necessidade de transcender não foram aniquilados da mente ou do sentimento das pessoas. De acordo com o Censo 2010, mesmo entre as pessoas com formação superior o número de cristãos é aproximadamente 75%, levando em consideração apenas os católicos romanos e evangélicos.

Também é importante considerar que embora o número de católicos tenha caído nos últimos dez anos, em contrapartida o número de protestantes cresceu no país, manifestando que o fluxo de mudança na posição religiosa da população acontece em sua maior parte dentro do próprio cristianismo. Os cristãos e seus princípios, por sua vez, podem estar inseridos em todas

as áreas da sociedade brasileira, modelando a cultura e influenciando comportamentos do modo implícito ou explícito.

EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE

Ao falarmos em educação nos remeteremos a uma gama de concepções do que esta consiste. No sentido etimológico da palavra, “educação” possui procedência latina oriunda a partir de dois termos: educare (alimentar, cuidar, criar) e educere (tirar para fora, conduzir para, modificar um estado). Assim sendo, as diferentes concepções de educação concordam, quase unanimemente, que esta consiste em um processo de desenvolvimento do ser humano através de uma transformação contínua, no entanto, a concepção de educação é bem mais complexa e variável tão quanto as teorias da educação (LIBÂNEO, 2010).

Na atualidade, dentre as instituições sociais, a escola é promovedora da educação sistematizada, e a religião é um espaço de propagação da fé, mesmo assim, esta última contribui fortemente para a propagação de valores, princípios e do conhecimento, assim como a educação sistematizada. Tal circunstância nos leva a analisar a história da educação aferindo sua ligação com a religiosidade.

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio