Valores Cristãos

Lição 8

Ética Cristã e Sexualidade

O sexo é uma grande bênção, mas, infelizmente, também é o motivo que deixará milhões de pessoas fora do paraíso.

Faça aqui o download dos slides (16:9)



Lições bíblicas adultos
2º trimestre 2018
Valores Cristãos
Enfrentando as questões morais de nosso tempo
Partilhe! Obrigado.

A ÉTICA Cristã é a Sexualidade

O sexo é uma grande bênção, mas, infelizmente, também é o motivo que deixará milhões de pessoas fora do paraíso.

Sexo. Uma pequena palavra, mas que gera grandes debates. Alguém aqui discorda que estamos vivendo a era do sexo? Alguém discorda que este é um tema exaustivamente explorado na Internet, novelas, filmes, seriados, revistas, jornais, etc., etc., etc.? O pior não é isso, é a forma como ele é abordado, algo COMPLETAMENTE, repito, COMPLETAMENTE fora dos propósitos de Deus. Eu poderia agradar muitas pessoas dizendo que o sexo é livre e que não há problema em praticá-lo indistintamente, ou que não há problema na forma como ele é tratado hoje. De fato a própria forma como o sexo tratado é uma prova que a bíblia não foi escrita por homens. Se ela tivesse sido escrita pelos homens, nós teríamos que o sexo seria o fator que movimentaria o mundo.

Acontece que meu objetivo não é esse. É falar a verdade. Não é qualquer verdade, é a VERDADE bíblica. É o que Deus quer que a gente saiba. E alguém deve estar se perguntando: "E que autoridade você tem para falar sobre este tema com pessoas que podem ser mais velhas e experientes do que você?". Qualquer um que se basear na bíblia, de verdade, terá autoridade para falar para aqueles que não se baseiam, ou para aqueles que fazem errado. Também poderá discutir e enriquecer junto daqueles que se baseiam.

Para falar do sexo bíblico, infelizmente tenho que falar a respeito da visão do sexo para o mundo e para a ciência. Isso é necessário para que possamos fazer as comparações e entender as grandes diferenças que existem entre as três visões, pois elas são completamente diferentes, o mundo, a ciência e a Bíblia que é a voz de Deus

Significado de sexo para o mundo: relação carnal e prazerosa entre 2 indivíduos. Percebam aqui que isso inclui pessoas do mesmo sexo. Não vou nem citar outras coisas que existem porque não vale a pena.

Significado de sexo para a ciência: relação entre seres de sexo diferente que permite a troca de fluídos/gametas.

Significado de sexo para Deus: presente/dádiva dEle para ser desfrutado por um homem e uma mulher dentro do casamento.

Percebam quanta diferença. Enquanto o mundo permite tudo, inclusive coisas literalmente assustadoras e bizarras, e a ciência trata o sexo com indiferença, como apenas mais um ingrediente da natureza, Deus nos diz que é um presente. Enquanto os outros falam do sexo com banalidade, Deus nos diz que é uma dádiva. Olhem como as coisas de Deus são bonitas, tudo nEle tem um significado belo. É justamente por isso que o sexo é bastante utilizado pelo Diabo. Já repararam que o diabo tem o hábito de atacar fortemente os presentes de Deus pra gente? Casamento, sexo, livre-arbítrio, etc. As maiores dádivas divinas, o demônio pega e utiliza como maiores armas. Deus criou a mulher para ser visualmente atraente para o homem e criou o sexo para ser bom e ser aproveitado na plenitude do casamento, não fora dele.

Acontece que Deus nos deu poder sobre os demônios. Imaginem uma pessoa muito ruim (todo mundo sempre imagina Hitler), até mesmo Hitler é extremamente bondoso perto do diabo. O diabo é o pior de tudo que existe. É tão pequeno e miserável que a pior pessoa do mundo é capaz de expulsá-lo em nome de Jesus. Então alegrem-se, pois o diabo só é uma verdadeira ameaça para quem não tem Deus. Não tenham medo dele. Digam em alto e bom som: "Diabo, você não tem poder sobre mim, não tenho medo de você porque tenho Deus, ainda que você destrua meu carro, minha casa, você não tem poder sobre mim". Alegrem-se e comemorem porque Deus está do seu lado. Está mesmo, de verdade, te amando como um verdadeiro pai e te protegendo de todo o mal porque dele é o poder, o reino, e a glória. Para sempre.

Objetivo do sexo para o mundo

Prazer, prazer, prazer e prazer. Para o mundo, o objetivo principal do sexo é o prazer. Não importa onde, nem quando, nem o lugar, nem com quem. O sexo foi banalizado. Entrando nos portais Globo, UOL e Terra, que são sites bastante acessados por todas as idades, olhem só o tipo de "manchetes" que encontrei: "Bailarina posa sexy e revela perfil do seu 'conquistador'", "Cheia de atributos: Em desafio, coleguinha atrai olhares de biquíni pela orla", "Dispositivo para celular permite encontrar parceiro para sexo sem compromisso", "Sabrina Sato e Adriane Galisteu se beijam na boca em festa", "Policial é flagrado com prostitutas por câmera da própria viatura", "Kristen Stewart se sentia 'entediada' antes de traição: 'Mal posso esperar para algo louco acontecer'",

A coisa piora. Estive no shopping e resolvi conferir esse mesmo tipo de problema em uma banca de revista. Você nem precisa de muito esforço pra isso. Revistas com nudez explícita nas capas são facilmente perceptíveis em locais de fácil acesso, inclusive para crianças. Andei mais um pouco e cheguei à parte de revistas não pornográficas para o público feminino e para as adolescentes. E aí encontrei: "Deixe seu corpo turbinado para ser alvo de olhares na praia", "100 dicas para conquistar seu gato na cama", "Simpatias para agarrar seu príncipe".

É tudo muito perturbador. E não é só isso. Entre na internet e você vai ver banners de mulheres com biquíni em posições sensuais, etc., etc. O sexo virou uma banalidade. Eu realmente me surpreendi com a mensagem de conquistar o gato na cama, a revista não tinha nem o selo de impróprio para menores. O que as garotas de hoje vão pensar? Que devem conquistar um homem na cama? Meninas, saibam que seus príncipes irão se encantar com vocês e achá-las bonitas sem vocês precisarem fazer nada.

A situação é tão crítica que alguém, em algum momento vai ter contato com este tipo de material. Seja em algum filme, seja na Internet. Isso é um grande alerta para os pais. Eu ainda não tenho filhos, mas quero deixá-los preparados para este mundo, eu quero que eles saibam da verdade o quanto antes, quero que eles tenham contato com a verdade bíblica o mais rápido possível. Se não fizermos isso, o mundo vai fazer primeiro e a mensagem não será boa.

Objetivo do sexo para a ciência

Procriação/Reprodução. A ciência diz que o sexo existe pra que a gente possa se multiplicar neste mundo. E ainda diz que o sexo é bom pra que a gente não perca o interesse e faça direto para evitar que a raça humana seja extinta. A lógica é: quanto mais sexo, mais filhos e menor a chance de desaparecermos da Terra.

Objetivo do sexo para Deus

Deus criou o sexo, então ninguém é melhor do que Ele para nos dizer os objetivos. O sexo também serve para a reprodução, logicamente. Deus permitiu que através do sexo nós pudéssemos gerar vidas.  Isso não quer dizer que é pecado uma mulher, ou homem, que não possam ter filhos pelos meios normais, se utilizem dos avanços da ciência para gerarem um bebê. Mas o sexo também foi feito para o prazer. É engraçado como muitas pessoas tem medo, ou vergonha, de dizer que o sexo é bom. Deus fez assim para que os maridos e as mulheres desfrutassem um do outro em um momento íntimo de entrega. Os homens não serão mais donos de seus corpos, nem as mulheres dos seus. É tão bom que na bíblia mesmo é dito que nem o marido, nem a mulher devem se negar um ao outro. Logicamente existe um respeito mútuo, existe um acordo mútuo e também existem os momentos de dedicação a Deus, de trabalho, etc. Em nenhum lugar da bíblia fala que o sexo pode ser feito entre os não casados, ou entre pessoas do mesmo sexo. Isso é abominável. Embora o sexo antes do casamento não seja um pecado imperdoável, o pecado imperdoável é a negação e blasfêmia contra o Espírito Santo, todo pecado te afasta de Deus e esse é um pecado grave, principalmente pra quem conhece a verdade. Então se o sexo está presente atualmente na sua vida, fora de um casamento, pare imediatamente. Arrependa-se. Aguarde/Encontre a pessoa correta. Case-se.

O mundo diz que o sexo é para o prazer, mas Deus também quer isso pra você. A ciência diz que o sexo é para a reprodução, mas Deus também quer isso pra você. Então por que não abraçar o sexo de Deus? Ele é muito mais perfeito, muito mais bonito e te proporciona as mesmas coisas que os outros prometem. O sexo não é só prazer, é entrega, é identificação. Você quer se entregar pra todo mundo? Qualquer um? Tem gente que vai dizer que sim, mas já estou preparado para essa resposta. O ser-humano não foi feito pra se relacionar assim com todo mundo. Muitos homens vão dizer: "aaaaahhhh, era tão bom se eu tivesse 5 mulheres". E aí eu pergunto: você gostaria que sua mulher tivesse 5 homens? E aí o cara fica sem resposta. No íntimo ele quer a mulher dele só pra ele, isso acontece porque fomos feitos para NOS TORNAR UM e não vários. Essa busca, ou esse desejo de ter alguém só pra você evidencia isso. Já pararam pra pensar por que o ciúme existe nas relações entre um homem e uma mulher? Isso acontece porque nossa natureza é de se tornar um, mas os homens e mulheres insistem tanto em desrespeitar as leis de Deus procurando vários relacionamentos que acabaram trazendo esse grande inimigo, o ciúme. Outra prova de que nós não nascemos para sair fazendo sexo por aí com qualquer um é o seguinte: perceba como as pessoas que fazem isso são incompletas, tristes. Veja quantos atores e atrizes pornô se arrependeram e se disseram vazios.

O objetivo citado pela ciência que diz que precisamos querer bastante sexo para o ser humano não ser extinto, não justifica. Percebam que a geração de filhos apenas dentro do casamento não prejudica a quantidade da população humana.

Para o mundo

Para o mundo isso não importa, na verdade alguns dizem que é até mentira, que as mulheres sentem a mesma coisa, mas não tem coragem de dizer.

Para a ciência

Para a ciência o homem é o espalhador da semente. Ele deve estar apto a engravidar o maior número de mulheres para evitar a extinção da espécie. O tempo de gravidez de uma mulher é, geralmente, de 9 meses, nesse tempo ela não pode ter mais filhos porque já está grávida. Então ela não precisaria ter tanta vontade de fazer sexo, pois já havia cumprido com seu papel na natureza, estar grávida.

O homem não, ele já pode partir pra outra. Um só homem pode sair engravidando várias mulheres em um só dia. Isso garantiria nossa permanência no mundo. Interessante esta teoria não? Convenhamos, faz sentido. Explica as coisas "bonitinho". Só que devemos ter muito cuidado com o que é bonito, elas nem sempre vem de Deus. Não pensem que estou sendo o fanático doido e dizendo que não aceito as coisas que a ciência diz. Na verdade acredito em muitas coisas que a ciência nos fala. Ela prova muitas coisas, mas também não explica muitas outras. O que ela está dizendo aqui com essa teoria, não deixa de fazer sentido. Existe toda uma questão biológica por trás, existe o tempo de gravidez da mulher, um homem realmente seria capaz de engravidar várias mulheres e isso realmente evitaria uma extinção da humanidade. Dizer que esta resposta é uma mentira é ser cabeça dura. Lembrem-se de que o diabo utiliza verdades com mentiras para nos confundir. Aqui ele lançou uma verdade, mas induz uma mentira. Dizer que o homem deve estar apto a engravidar o maior número de mulheres estimula o sexo desenfreado. O homem realmente é CAPAZ de engravidar várias mulheres, mas NÃO DEVE fazer isso, nem pensar que pode sair fazendo sexo com todo mundo. Ele deve relacionar-se com sua esposa e ter filhos com ela.

 Para Deus

Essa é uma pergunta bastante comum. Muitos homens se perguntam: "Meus Deus, porque tenho tanta vontade se a mulher não corresponde?". Muitos homens até pediram para não ter tanto desejo para poder escapar das tentações dessa vida. Infelizmente esta resposta não está explícita na bíblia, mas podemos encontrá-la implicitamente. Isso deve ser feito de forma responsável e baseando-se nas próprias escrituras.

Todo mundo sabe que Deus deseja que o homem seja a cabeça da relação. Isso quer dizer que ele é quem deve guiar a família e, consequentemente, o casamento. Ele deve ser a base, a pedra angular do relacionamento assim como Jesus é para sua noiva, sua igreja. Isso também traz uma grande responsabilidade para o homem, pois significa que ele tem grande responsabilidade para com o sucesso do casamento. Tudo isso deve ser feito com a ajuda da mulher.

O fato é que o homem, além dessa liderança, também deve amar profundamente sua esposa. Deve amá-la como Jesus ama sua igreja. Deve se dedicar e se preocupar com sua mulher. Baseando-se nesta verdade bíblica, acredito que o homem foi beneficiado com grande desejo para que ele possa estar em constante busca de sua mulher para amá-la, assim como Deus está sempre nos buscando com nosso amor. O homem deve sempre procurar por sua esposa e deve guiá-la. Não estou dizendo que as mulheres não devem fazer isso, estou explicando o motivo dos homens terem tanta "sede". Deus quer que o fogo do amor esteja sempre aceso durante o casamento. Se o grande responsável por amar a mulher é o homem, então Deus deu para ele este fogo. As mulheres também possuem suas responsabilidades e também ganharam seus dons no casamento. Infelizmente o diabo se aproveita desse fogo pra tentar o homem de todas as formas. Fujam das tentações. Se Deus te deu esse fogo é porque também deu um jeito de apagá-lo, e é com sua esposa. Vocês são um.

 O sexo está presente no nosso dia a dia e não é mais possível evitá-lo como gostaríamos. É muito difícil evitar que uma criança tenha contato com materiais que podem ensinar coisas ruins.

Entrar em um site como Globo, UOL e Terra, por exemplo, podem nos mostrar coisas ruins. Assistir filmes, televisão e jornais podem nos mostrar também. E não é só de sexo que estou falando, ainda temos assassinatos, mentiras, violência, etc. Na minha opinião proibir não vai resolver nada. Até porque assistir filmes é entretenimento, assistir jornais e televisão é necessário para que as pessoas possam se atualizar. O mundo de hoje exige que estejamos atualizados, saibamos as notícias e cenários atuais no Brasil e no mundo. Ficar confinado no seu "mundinho" não vai trazer dinheiro pra casa, não vai te ensinar a educar seus filhos e não vai fazer você saber como tratar dos problemas quando eles aparecerem.

Deixar de assistir televisão é, na minha opinião, ficar alheio ao mundo. Deixar de acessar sites de notícias porque podemos encontrar algo ruim, também não vai fazer muito efeito. É por isso que devemos deixar nossos filhos preparados, e isso não é uma tarefa fácil dependendo da idade. Devemos mostrar a eles a VERDADE CRISTÃ e construir neles o senso crítico para que eles saibam separar as coisas boas das ruins. Existe muita coisa bacana na televisão. Existem muitos canais legais que transmitem conhecimento. Existem muitos sites legais com notícias sérias e pertinentes, mas, mais cedo ou mais tarde, você vai bater de frente com algo ruim. Logicamente que cada idade tem seu tempo, mas sempre devemos estar preparando nossos filhos para o mundo porque ainda estamos no mundo. Mostrem aos seus filhos (no tempo certo) que o sexo é um presente de Deus, que existe um momento e uma pessoa certa. Estabeleçam neles o conceito da dádiva e, dificilmente, eles jogarão fora seus presentes. Deem o exemplo. Se não fizermos isso, o mundo mostrará exatamente o contrário.


Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio