Adoração,Santidade e serviço

Lição 5

Santidade ao Senhor

Você sabe que hoje nós somos a casa do Senhor, o templo do Espírito Santo, e da mesma forma devemos tirar de nossa vida, toda imundície, tudo aquilo que não agrada o Senhor (2 Coríntios 6.14-7.1)

Faça aqui o download dos slides (16:9)



Partilhe! Obrigado.

VIDA SANTA, UMA DECISÃO!

2 Crônicas 29.1-11 Introdução: Ezequias era um dos filhos de Acaz (possuidor), um homem idólatra, totalmente alienado de Deus. Ezequias cresceu dentro desta família onde o próprio pai queimava os filhos no fogo oferecendo-os aos demônios (2 Crônicas 28.3). Sobrevivente desta horrível tragédia familiar, Ezequias começou a reinar aos 25 anos de idade. Ainda muito jovem, ele fez diferença em sua geração, porque tomou a decisão de viver uma vida santa. Ele é tido como um dos mais sábios e melhores reis de Judá, foi também conhecido como um rei virtuoso, pois teve em seu virtuoso caráter o temor de Deus… O rei Salomão falou sobre o temor a Deus no final de sua vida… “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (Eclesiastes 12.13-14). Quero hoje junto com você meditar na vida e influência de do rei Ezequias (O Senhor, a suprema força).

1 – O COMPROMISSO COM A SANTIFICAÇÃO. “Trouxe os sacerdotes e os levitas, ajuntou-os na praça oriental e lhes disse: Ouvi-me, ó levitas! Santificai-vos, agora, e santificai a Casa do SENHOR, Deus de vossos pais; tirai do santuário a imundícia” (2 Crônicas 29.4,5). Exemplo: Josué 3.5… Hebreus 12.14 Ezequias iniciou uma grande reforma em todo o reino, e não somente santificou-se, mas ainda motivou outros a viverem em santidade (vv.5;17). “A Casa do Senhor”… Para Ezequias todos deveriam ser santificados, inclusive a Casa do Senhor. Você sabe que hoje nós somos a casa do Senhor, o templo do Espírito Santo, e da mesma forma devemos tirar de nossa vida, toda imundícia, tudo aquilo que não agrada o Senhor (2 Coríntios 6.14-7.1) No Antigo Testamento, os sacerdotes carregavam uma lâmina de ouro em sua testa, gravada “santidade ao Senhor” (Êxodo 28.36-38). Hoje cada, um de nós somos também chamados a cingir o nosso entendimento através de uma vida santa e justa diante de Deus (1 Pedro 1.13-15). Na reforma de Ezequias, eles retiraram toda imundícia que estava na casa do Senhor, tudo o que não agradava a Deus (2 Crônicas 29.16). Ezequias, embora crescera num ambiente de idolatria, não se tornou idolatra, como seu pai. Ele decidiu viver e agradar a Deus, assim também nós, embora vivamos neste mundo, não somos deste mundo, ele é apenas o nosso campo missionário (2 Crônicas 29.2; 1 Ts 4.1-8). Tenha um compromisso com a santidade, nos olhos, na língua, no proceder, nas atitudes, no seu trabalho, na escola, nas suas vestes… (Ex 39.30-31; 1 Pe 2.9-10).

2 – A FIDELIDADE NO CULTO AO SENHOR. “No primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da Casa do SENHOR e as reparou” (2 Crônicas 29.3). Ezequias amava a casa de Deus. O Senhor tinha primazia em seu dia (2 Crônicas 29.20). Ex: Jesus (Mc 1.35). Ezequias estimulava as pessoas a servirem ao senhor com alegria (2 Crônicas 29.30; Salmos 100.2). A alegria é fruto do Espírito Santo, portanto, uma das evidências de uma vida cheia do Espírito Santo, é a alegria.

A alegria do Senhor é a nossa força (Neemias 8.10). Ezequias ofertava com generosidade e gratidão ao Senhor (2 Crônicas 29.31-33). As contribuições eram feitas com liberalidade, nos dízimos e ofertas (2 Crônicas 31.3,12). Ezequias foi um intercessor fiel, ele celebrava com todo povo, pois suas orações chegavam até a santa habitação de Deus (2 Crônicas 30.18-20; 26-27). Queridos irmãos, persevere na vida de oração, não pare de orar, suas orações são armazenadas em taças de ouro no céu, e no momento certo, Deus lhe dará resposta (Romanos 12.12; Lucas 3.21; Apocalipse 5.8; 8.3-4).

 3 – A CONFIANÇA EM DEUS, TODO PODEROSO.

Ezequias decidiu confiar em Deus, e encorajar seus irmãos, mesmo nos momentos mais difíceis de sua vida (2 Crônicas 32.7-8). Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião (Salmos 125.1) A confiança de Ezequias em Deus, refletia na sua vida de oração (2 Crônicas 32.20; Salmos 20.7). Ezequias recebeu vários livramentos da parte do Senhor, pois sua confiança estava no Deus todo poderoso (2 Cr 32.21-22).

4 – A VIDA SANTA É UMA DECISÃO. “Agora, estou resolvido a fazer aliança com o SENHOR, Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira” (2 Crônicas 29.10). A estilo de vida de uma pessoa é o resultado de suas escolhas e decisões. Nós estamos aqui hoje porque fizemos uma escolha, tomamos a decisão de estar aqui. E assim como o Senhor Jesus, disse para Maria, eu também digo a você: “Vocês escolheram a melhor parte, e esta não lhes será tirada”. Hoje você pode e deve fazer uma escolha, tomar uma decisão. Faça como o rei Ezequias, escolha viver uma vida santa (Deuteronômio 30.19-20).

CONCLUSÃO

A decisão de viver uma vida santa são para aqueles que não se deixam influenciar por pessoas que não temem a Deus, ainda que seja a sua própria família. Hoje, Deus lhe dá a oportunidade de escrever uma história diferente, uma história de restauração, de transformação, de vida nova, de paz e dependência do Espírito Santo. Não basta viver, é necessário também agradar a Deus nesta vida. Faça como Ezequias, consagre hoje mesmo a sua vida e a sua família a Deus, decida viver em santidade, esta é uma decisão pessoal.

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio