Milagres de Jesus

Lição 5

A cura do paralítico de Betesda

O paralítico do tanque de Betesda, pode nos ensinar verdades preciosas. Aplicando cada uma delas em nossas vidas, conseguiremos alcançar uma trajetória transformada, aproximando-se ainda mais de Deus.

Faça aqui o download dos slides (16:9)



Lições bíblicas jovens
3º trimestre 2018
Milagres de Jesus
A Fé Realizando o Impossível
Partilhe! Obrigado.

O Paralítico do tanque de Betesda

O paralítico do tanque de Betesda, pode nos ensinar verdades preciosas. Aplicando cada uma delas em nossas vidas, conseguiremos alcançar uma trajetória transformada, aproximando-se ainda mais de Deus. Com lutas e pelejas, uma coisa é certa, aquele homem não desistiu!

Vamos analisar um caso, que não foi da noite para o dia, e sim, um milagre que aquele homem (a Bíblia não cita o nome dele) esperava a 38 anos. Você deve estar se perguntando: “Qual a idade do paralítico de Betesda?”, vale ressaltar que possivelmente ele não tinha 38 anos, pois esse tempo, era o que ele esperava pelo milagre e não a sua idade (João 5.5).

Estamos apenas começando, através de estudos aprofundados, iremos aproveitar grades coisas dessa passagem. Pois se hoje em dia, estamos pensando em parar, ou quem sabe, não entendemos muito bem o que Jesus quer nos ensinar com as perguntas que ele faz, certamente iremos decifrar nesse tópico.

Não podemos deixar nenhuma parte de lado. Você estudante e pregador da Palavra de Deus, precisa notar os mínimos detalhes desse personagem bíblico. Por isso, no estudo de hoje veremos:

Qual a situação que o paralítico vivia.

Como podemos aplicar essa passagem em nossas vidas.

Jesus sempre vai ao nosso encontro.

Devemos ter uma visão espiritual e não momentânea.

Três aprendizados importantes dessa passagem.

Para seu melhor aprendizado, entenda que, enquanto contamos a história do paralítico, vamos usando as devidas passagens bíblicas, também explicando e aplicando em sua vida. No meio do estudo estaremos apresentando as 3 verdades da vida desse homem! Por isso, recomendo uma Bíblia do lado para ir acompanhando passo-a-passo.

Também serão utilizados os 5 passos para uma excelente interpretação bíblica, se você quiser saber mais, eu recomendo:

O paralítico do Tanque de Betesda

Essa história já começa com uma ação divina. Veremos que nessa ocasião estava tendo uma festa entre os judeus em Jerusalém, e quando Jesus resolve ir para a cerimônia, entrou pela porta das Ovelhas. Lugar esse, que dava acesso ao tanque de Betesda.

“Depois disso, havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.” (João 5.1)

Essa festa que acontecia em Jerusalém, ninguém sabe ao certo qual é, pois a Bíblia não fez questão de mencionar, mas, o que ela fez questão, foi sobre a entrada pela porta das Ovelhas. Visto que, naquela época se havia 12 portas para a entrada na cidade santa.

Seria uma coincidência Jesus entrar pela porta das Ovelhas? Entenda, nada na Bíblia, ou melhor, nada que Jesus fez foi por acaso. Em cada atitude sua ele trabalhava para mostrar a glória de Deus pai.

Ele escolheu aquela porta, sabendo o que o esperava, sabia que ali tinha um tanque aonde muitos paralíticos estavam, mas, em especial, iria chegar o milagre na vida de um deles.

Esse tanque, não temos muitas informações sobre ele, porém, até hoje em dia, se formos em Israel, veremos que ele existe e é real, como observamos na foto do tanque de Betesda:

Além do mais, a Bíblia fez questão de mencionar que: “Nele havia cinco alpendres, e jazia grande multidão de enfermos: cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas…” (João 5.2-3).

Esses cinco alpendres mencionados são como se fossem varandas, ao qual como mencionado, tinha muitos enfermos. E todos eles unanimemente, esperavam por uma coisa só:

“Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.” (João 5.4)

Aquelas pessoas que ali estavam, esperavam esse anjo que descia do céu, para agitar as águas. Buscavam um milagre, algo que mudasse a sua vida. Muitas pessoas acreditam que esse versículo serve mais para explicar o contexto de uma crença deles do que um fato verdadeiro.

Porém, eu não posso afirmar se o anjo realmente descia ou não, pois a Bíblia não deixa muitos detalhes.

Uma coisa que podemos acreditar, é que, quem realmente estava ali acreditava nisso, que é o caso do paralítico de Betesda, ao qual veremos a seguir.

A situação do paralítico de Betesda

Aquele paralítico estava bem complicado, visualmente falando. As Sagradas Escrituras dizem o seguinte ao seu respeito:

“E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.” (João 5.5)

Inicialmente parece um texto sem muitos detalhes, mas aprofundando, veremos muitas coisas nesse simples versículo. Como mencionado na introdução desse artigo, esses 38 anos não é a idade do rapaz e sim o período que ele se encontrava nessa situação.

Agora, para melhor te explicar, convido a vivenciar em sua mente um dia na vida daquele rapaz. Imagine você há trinta e oito anos fazendo a mesma coisa, esperando o mesmo milagre.

Eu concordo que durante um dia, um mês e até um ano, conseguimos suportar, agora passou disso já começamos entrar em um estado de desespero. A esperança que tínhamos logo no início vai morrendo e assim por diante. A enfermidade daquele homem era não poder andar, com certeza ficar 38 anos sem conseguir andar, é extremamente complicado.

Muitas das vezes na sua vida, você se vê sem esperança para algo, pois com o passar do tempo, foi ficando cada dia mais difícil, mas, Deus ainda é um Deus de milagres!

E foi nessas condições que Cristo o encontra, caminho até ele, e sabendo de tudo que já tinha acontecido naquela vida, Ele pergunta: Queres ficar são? (João 5.6).

Acerca dessa pergunta o comentário bíblico BEACON diz: “A compaixão de Jesus e o seu conhecimento das necessidades mais profundas do homem, uniram-se para produzir esta pergunta. A primeira vista, isto parece um pouco tolo. Claro que o homem queria ficar bem, caso contrário não estaria no tanque, uma fonte de cura. Mas Jesus sabia que as pessoas acabavam se acostumando a uma vida de desgraça e infelicidade, perdendo a vontade de responder a uma adequada fonte de ajuda. Assim, esta era sem dúvida uma boa pergunta!”

O Verbo Vivo (Esse é um dos nomes atribuídos a Jesus, fora esse, existe pelo menos outros 100 que você precisa saber), em outras palavras está dizendo: “Você já se acostumou com seu estado de miséria, ou é hoje que quer a transformação?”.

Assim é na nossa vida também, não podemos de forma alguma se adaptarmos com aquilo que não nos faz bem, devemos sempre buscar uma oportunidade transformadora de sair do nosso estado de miséria.

E a partir desse questionamento surge a sua resposta, e com ela vamos recolher nossas 3 verdades (aprendizados importantes), veja.

Três verdades com o paralítico do tanque de Betesda

Veja sua resposta, diante da pergunta de Jesus:

“O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque, mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.” (João 5.7)

Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque: Essas palavras, mostra a realidade da vida daquele rapaz. Estava com condições tão difíceis que não tinha nenhum amigo que podia o ajudar. A história vai nos dizer que havia alguns enfermos daquele tanque, com mais condições, que colocava servos de plantão, para quando o anjo agitasse as águas fosse o primeiro a descer. Só que não é o caso de nosso personagem bíblico. Mostra que ele não tinha condição nenhuma, financeiramente falando, e também, não tinha nenhum amigo ou parente que se prontificou para ajudá-lo.

Pode estar acontecendo exatamente conosco, as vezes parece que ninguém está disposto a nos ajudar, sejam amigos ou família. Mas, Deus que é riquíssimo em misericórdia (Efésios 2.4), Ele ainda olha para cada um de nós, e se ninguém te ajuda, pode ter certeza que Ele mesmo virá ao seu encontro!

Mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim: Observe o tamanho da derrota que ele vivia, não conseguia andar e sempre ia alguém antes deve. Imagine o tanto de vezes que ele tentou rastejar até a água, mas, sempre era derrotado. Só que isso nos trás um aprendizado importante, o de não desistir. Não importa qual a situação que estamos vivendo, não devemos desistir mesmo diante das circunstâncias.

Acredito que Deus muitas das vezes, vai olhar o tamanho de seu esforço e virá para te ajudar. Tem uma frase que diz: “A persistência é o tamanho do seu sucesso”, adaptando ela para nós, consigo dizer: “A persistência é o tamanho do seu milagre”. Se você está tentando e tentando, eu te recomendo, continue tentando, porque com certeza um dia vai ocorrer o que você tanto espera.

 “Não é que ele tivesse perdido a vontade; ele ainda não tinha chegado à fonte correta, ou melhor, a fonte correta de ajuda ainda não tinha chegado até ele. Aqui está retratada, na imagem do tanque, a inadequação da lei (judaísmo) para satisfazer as verdadeiras necessidades do homem. As lutas mais intensas do homem não podem salvá-lo da paralisia do pecado.” (Comentário Bíblico BEACON)

A resposta que não responde: A pergunta de Jesus foi bem especifica, dizendo: “Queres ficar são?”, mas em nenhum momento da fala do paralítico ele respondeu essa pergunta, ele apenas foi dizendo o que acontecia na vida dele, mas não foi enfático em responder, isso se tornou uma resposta que não responde.

Jesus no momento de seu questionamento estava falando de algo espiritual, só que a visão daquele homem só estava no momento em que vivia. Deus nos convida a viver o espiritual dEle em nossas vidas, não ficar parado no momento, achando que nada pode acontecer!

O milagre chegou!

Depois desses 3 aprendizados que retiramos em sua fala, acontece o milagre:

“Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma a tua cama e anda. Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu…” (João 5.8-9a)

Depois de muitos anos de sua vida em sufoco, finalmente chegou o momento que ele recebeu a benção divina.

Esse homem além de tudo nos deu uma verdadeira história de persistência, que apesar de a condição de vida que ele tinha dizer não, ele todos os dias persistia dizendo sim. Naõ perca a esperança.

Acredite, Deus pode renovar elas nesse exato momento, você que está pensando em desistir, não faça isso. As vezes pode ser uma porta que você está esperando, ou um milagre, seja o que for, não perca as esperanças.

Lembre-se, Jesus não desistiu por você na cruz do Calvário. Jamais desista dEle.

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio