A Natureza dos Demónios Lição 3 1º Trimestre 2019
A origem dos demônios tem se constituído tema de especulação durante séculos,
não só entre os cristãos, mas também entre pensadores pagãos. Os gregos, por
exemplo, acreditavam que os demônios fossem a alma desencanada dos homens
maus, enquanto que alguns escritores cristãos são da opinião de que os demônios
são espíritos duma raça que habitou a Terra antes da raça inaugurada com a
formação de Adão.
A existência de demônios foi reconhecida por Jesus, pelos setenta e pelos santos
apóstolos do Senhor (Mt 8.28-32; 10.8; 12.27,28; Lc 10.17; 1 Co 10.20,21; 1 Tm
4.1; At 16.14-18; Tg 2.19). Jesus reconheceu a existência de demônios falando a
respeito deles e para eles. Já os setenta, aos quais Jesus nomeou e enviou de dois
em dois, tiveram de enfrentar os demônios, e retornaram como relatório de que os
demônios se lhes tornavam sujeitos através do nome de Cristo. Antes de partir
para estar com o Pai, Jesus prometeu poder aos continuadores da sua obra na
terra. Ele lhes prometeu que a pregação do Evangelho seria acompanhada e
confirmada por sinais e prodígios, dentre os quais a autoridade para expulsar
demônios (Mc 16.18).
Os demônios são espíritos que se rebelaram contra Deus e servem ao diabo. Eles são enganadores e tentam impedir as pessoas de conhecer a salvação. Os demônios também tentam dificultar a vida do crente e desviá-lo de Deus.
Não precisamos ter medo dos demônios. Quem aceitou Jesus como salvador tem o direito de rejeitar toda a influência dos demônios, porque Deus é o Senhor de sua vida. Jesus venceu todas as forças das trevas quando morreu e ressuscitou.
Alguns demônios tentam desviar as pessoas de Deus com milagres e demonstrações de poder mas é só uma imitação fraca do poder de Deus. Alguns demônios só saem com jejum e oração mas não precisamos nos assustar. Quem é crente pode repreender os demônios no nome de Jesus.
O diabo é nosso inimigo. Ele foi criado por Deus mas se rebelou e se virou para o mal. O diabo quer ser adorado, embora seja menor que Deus e só faça o mal. Ele quer nos destruir e usa todo tipo de mentira e engano para nos prender. Ele acusa, fere, traz tentação, finge ser bom, promete vantagens... mas no fim, ele destrói.
Quando ressuscitou, Jesus venceu o diabo. Quem aceita Jesus como seu salvador pode resistir ao diabo e viver livre de seu poder. O diabo sabe disso e fica zangado e tenta nos destruir mas Jesus nos protege. Jesus é mais forte que o diabo!
Satanás significa acusador. Ele nos acusa porque quer que todos sejam condenados ao inferno, junto com ele. Satanás é nosso inimigo. Ele tenta nos destruir, através de pecados, medos, sofrimentos, mentiras... O caminho de Satanás pode parecer bom de início mas no fim somente traz destruição.
Satanás sabe que já perdeu a batalha. Jesus venceu! No fim dos tempos, Satanás será destruído, junto com todos os seus seguidores que se rebelaram contra Deus. Mas nós podemos vencer Satanás, entregando nossas vidas a Jesus. Pelo poder de Jesus, podemos resistir a Satanás e encontrar vitória!
Um espírito imundo, ou maligno, é o mesmo que um demônio. Os espíritos imundos servem a satanás e procuram destruir a vida das pessoas com sua opressão. São chamados "imundos" porque são corrompidos pelo pecado.
Jesus veio para nos libertar. Nenhum espírito imundo consegue resistir ao poder de Jesus! Ele é mais forte que todos os espíritos. Em Jesus, todo salvo tem poder para resistir aos espíritos imundos, viver livre e ajudar outros a serem salvos.