ORANDO SEM CESSAR COMO JESUS OROU
A oração é uma peça fundamental na vida de qualquer cristão. Orar é falar com Deus, e a comunicação é essencial para que exista intimidade.
O "Pai Nosso" é uma das orações mais conhecidas da Bíblia, pois foi ensinada aos discípulos por Jesus. Não significa que temos que orar e repetir o Pai Nosso todos os dias, mas podemos orar com as nossas próprias palavras, usando esta oração como modelo.
Por que a oração do Pai Nosso é tão importante?
Este é o melhor modelo de oração que podemos encontrar na Palavra de Deus, pois encontramos elementos fundamentais do cristianismo:
adoração (santificado seja o Teu nome);
submissão (seja feita a Tua vontade);
pedido de provisão (dá-nos hoje o nosso pão de cada dia);
pedido de perdão (perdoa as nossas dívidas);
liberação de perdão (assim como perdoamos aos nossos devedores);
pedido de proteção (e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal)
“Orai sem cessar.” I Ts. 5.17
Quando comparamos o relacionamento com Deus baseado em regras e leis que o povo de Israel viveu, com o evangelho da graça inaugurado em Jesus, em geral, classificamos a graça como um atributo que acrescenta leveza ao nosso chamado. Certamente, a graça é o favor de Deus sem o qual nenhum de nós conseguiria se relacionar com Ele. Na pessoa de Jesus o caminho de acesso ao coração do Pai foi aberto. É a graça que nos capacita a orar sem cessar. Para que sejamos capazes de obedecer e cumprir as leis espirituais que a nova aliança propõe, é imperativo que cultivemos um relacionamento íntimo e pessoal com o Noivo. A oração é uma das ferramentas que nutre esse relacionamento.
Jesus orou, e certamente orou sem cessar. Ele consultava ao Pai e falava o que Ele lhe concedia que falasse (Jo. 8.38). Ele ouvia ao Pai e esse diálogo O guiava. São diversas as referências bíblicas de que Jesus separava-se para orar. Por isso, não deveria ser estranho pensar que se Ele orava, numa medida ainda maior, nós devemos imitá-lo fazendo o mesmo.