O Tabernáculo

Lição 12

A Nuvem de Glória (audio)

Jesus Cristo é a shekinah Deus, Ele Veio Para Habitar Entre os Homens; Jesus é a Presença e a Gloria do Pai na Vida do Cristão Fiel

Faça aqui o download dos slides (16:9)


Hinos sugeridos pela lição

Nº 404 Em Glória Virá
Nº 457 Oh! Que Festim de Glória
Nº 514 Em Glória Esplendente

Lições bíblicas adultos
2º trimestre 2019
O Tabernáculo
Símbolos da Obra Redentora de Cristo
Partilhe! Obrigado.

A Glória de Deus habita na Igreja de Cristo Através do Espírito Santo

O amor de Deus é liberado livremente, e é derramado, sobre nós, pelo Espírito Santo que nos é dado (Rm 5.5). Deus nos ama tanto a ponto de, após Jesus ter cumprido a Sua Missão aqui na terra (Jo 16.7-8) e ter voltado para o Céu, enviar Seu Espírito a fim de nos guiar à Verdade, nos ensinar, nos lembrar da doutrina de Jesus e nos consolar.. Isso significa que nunca estamos sós, pois o Espírito Santo, a todo tempo, está presente em nosso ser e, quando lhe damos lugar, permitindo que o Seu poder esteja sobre a nossa vontade, Ele se move em nossa vida e opera em nós.

1. QUANDO NOS É DADO O ESPÍRITO SANTO A partir do momento em que cremos em Jesus Cristo, recebendo-o em nosso coração, o Espírito Santo nos é dado por Deus e Ele passa a habitar em nós, isto é no nosso interior. Dessa forma, o nosso corpo passa a ser templo do Espírito Santo (1 Co 6.19), e como Ele está em nós, Ele sabe tudo a nosso respeito, conhece a nossa estrutura, as nossas necessidades e nos compreende sem nenhuma explicação. A nossa parte consiste em deixá-lo fluir, não permitindo que a carne vença na sua luta travada contra o espírito (Gl 5.17), mas, pelo contrário, devemos buscar a intimidade com o Espírito Santo, permitindo que Ele nos convença do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.18) , nos guiando à toda a Verdade. Desde o início da igreja, o Espírito Santo tem estado com aqueles que receberam Jesus como Senhor e Salvador. Se Jesus não enviasse o Espírito Santo, provavelmente a igreja não existiria hoje. Em Atos 2. 2-4, está registado o derramar do Espírito Santo sobre os discípulos que estavam orando no Cenáculo e esperando a Sua descida, que aconteceu de forma veemente e poderosa em forma de línguas de fogo sobre todos os presentes, inclusive sobre Maria ,mãe de Jesus. Todos foram cheios do Espírito e falaram em línguas e o Seu poder continua o mesmo hoje, fortalecendo a igreja com a Sua Presença e os seus dons. Entretanto, é preciso que mantenhamos em nós, a chama acesa da nossa fé, da nossa busca, a fim de que Ele continue operando em nós e através de nossas vidas para trazer outras pessoas à Presença de Deus.

2. CONDIÇÃO PARA TERMOS O ESPÍRITO SANTO Há uma verdade contida na Bíblia que precisamos entender e pregar: O Espírito Santo só é dado aos que obedecem a Deus. Esta é a condição para que o Espírito Santo seja derramado em nós: a obediência total ao Senhor. Então, o melhor que podemos fazer pelas nossas vidas é obedecer Àquele que, gratuitamente, nos dá o Seu Santo Espírito. A obediência a Deus restaura o nosso relacionamento com Ele, pois a separação entre nós e ele ocasionada pelo pecado é desfeita e temos a oportunidade de estarmos com Deus, recebendo da sua vida e sermos grandemente abençoados. A Bíblia diz que “o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” (2Co 3.17). Essa liberdade não é nossa, é do Espírito Santo. Será que estamos dando ao Espírito Santo a liberdade que Ele precisa para trabalhar em nossas vidas a fim de que Ele possa realizar a obra que deseja fazer em nós?

CONCLUSÃO Além de ser enviado para nos guiar, fortalecer e nos consolar, o Espírito Santo também foi enviado para nos revestir do Seu poder e nos capacitar para continuarmos a obra que Jesus começou na terra: fazer discípulos (Mt 28.19). O Fato de alguém estar desanimado, reduzindo sua frequência aos cultos, às reuniões da célula, seu serviço a Deus, ou mesmo seu tempo de oração, jejum e leitura da Palavra, significa que necessita ser cheio do Espírito Santo, cuja presença e poder em nós é que nos capacita e nos impulsiona a executarmos a Sua vontade, sendo Suas testemunhas. É somente através da nossa busca diária da Presença, da intimidade e do poder do Espírito Santo em nossa vida, que podemos tanto vencer as lutas do dia a dia, como também sermos um Instrumento Dele para trazer as pessoas ao nosso redor para o Reino de Deus.

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio