O Tabernáculo

Lição 1

Tabernáculo - Um Lugar da Habitação de Deus

A Bíblia Nos Revela Três Tipos de Tabernáculo; O Tabernáculo Humano, Tabernáculo Terreno e o Tabernáculo Celestial

Faça aqui o download dos slides (16:9)


Hinos sugeridos pela lição

Nº 159 Cantai, Ó Peregrinos
Nº 182 Jesus no Getsêmane
Nº 271 Na Mansão do Salvador

Lições bíblicas adultos
2º trimestre 2019
O Tabernáculo
Símbolos da Obra Redentora de Cristo
Partilhe! Obrigado.

O TABERNÁCULO TERRESTRTE

Tabernáculo foi uma tenda construída no deserto, cercado por um cortinado com aproximadamente 2,5 metros de altura, onde o povo adorava a Deus, tanto no deserto, como na Palestina, até a construção do templo de Salomão, por volta de 950.aC.

O tabernáculo simbolizava a presença de Deus e a glória de seu povo.

Êx.40:34 35 Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. 35.Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.

Era o local onde Deus se fazia presente e se comunicava com o seu povo.

Êx.25:8 .E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles.

Tem uma simbologia profunda com respeito a JESUS, como se vê na Epístola aos Hebreus.

O Tabernáculo se manteve em uso durante todo o tempo que o povo de Israel ocupou Canaã, antes de Salomão.

No período dos juízes esteve em Siló.

Js. 18:1 .Reuniu-se toda a congregação dos filhos de Israel em Silo, e ali armaram a tenda da congregação; e a terra estava sujeita diante deles.

No período de Saul, esteve em Nobe .

I .Sm. 21:1 .Então veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi, e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém contigo?

E também em Gibeon .

I.Rs.3:4 -5.Foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque era o alto maior; ofereceu mil holocaustos Salomão naquele altar. 5.Em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê.

O Tabernáculo, assim e os seus utensílios, foram feitos com ofertas alçadaspelo povo de Israel, ali junto ao Sinai.

Êx. 25:2. Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta.

Êx. 35:20-21.Então toda a congregação dos filhos de Israel saiu da presença de Moisés.21.e veio todo homem, cujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu, e trouxe a oferta ao senhor para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes sagradas. .22 .Vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração: trouxeram fivelas, pendentes, anéis, braceletes, todos os objetos de ouro; todo homem fazia oferta de ouro ao Senhor. 23 . e todo homem possuidor de estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras, peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de animais marinhos, os trazia.

O Santuário era retangular medindo aproximadamente cinquenta por vinte e cinco metros 1.250. m2.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Ex.27:12-16.E na largura do átrio do lado do ocidente haverá cortinas de cinquenta côvados; serão dez as suas colunas, e dez as bases destas.13 Semelhantemente a largura do átrio do lado que dá para o nascente será de cinquenta côvados.14 As cortinas para um lado da porta serão de quinze côvados; três serão as suas colunas, e três as bases destas.15 E de quinze côvados serão as cortinas para o outro lado; as suas colunas serão três, e três as bases destas.16 Também à porta do átrio haverá um reposteiro de vinte côvados, de azul.

Há razão para Deus ter ordenado à entrada ser do lado oriental é lógica e grandiosa, para entrar no Santuário a pessoa precisava dar as costas ao sol, deus dos pagãos.

Isso pode ser melhor entendido na visão dada ao profeta Ezequiel.

Ez.8:13-16. Também me disse: Verás ainda maiores abominações que eles fazem.14 Depois me levou à entrada da porta da casa do Senhor, que olha para o norte; e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz.15 Então me disse: Viste, filho do homem? Verás ainda maiores abominações do que estas.16 E levou-me para o átrio interior da casa do Senhor; e eis que estavam à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor, e com os rostos para o oriente; e assim, virados para o oriente, adoravam o sol.

Nesta visão, Deus mostra ao profeta que a adoração ao sol era a maior abominação que ele já tinha visto, por isso o ato da pessoa entrar no pátio do Santuário dando as costa ao sol, servia para mostrar o despreza ao maior deus pagão.

A MILHARES DE ANOS DEUS ORDENOU A MOISÉS:

Faça-me um Tabernáculo onde eu morarei.

E a gloria de Deus desceu como diz a palavra, e Israel viu a nuvem de dia e o fogo à noite.

VAMOS CAMINHAR POR TODO O TABERNÁCULO.

Ex.25: Então disse o Senhor a Moisés.2 Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomará a minha oferta alçada.

Deus começa a diz a Moisés que materiais Ele quer para a construção do Tabernáculo e cada coisa que Deus dá a Moisés são sombra das coisas celestiais.

Hb.8:5 os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou.

OS QUATRO EVANGELHOS AS QUATRO CORES

AZUL PÚRPURA ESCARLATE LINHO FINO

Jesus o Filho Deus Jesus o Rei Jesus o Salvador Jesus o homem Perfeito

Ev. de João Ev. de Mateus Ev.de Marcos Ev.de Lucas

O azul: O púrpura: Escarlate: Linho fino:

Jesus, o filho Jesus, o Rei Jesus, o Salvador Jesus, o homem perfeito.

Antes de Jesus, havia separação entre o primeiro e o segundo! Jesus não se envolveu com o santuário terrestre.

Jesus entrou num Tabernáculo, do qual o segundo compartimento era apenas uma figura. Deste Santuário celestial, onde está o altar .

Hb.9:2-4 Com efeito, foi preparado o tabernáculo, cuja parte anterior, onde estavam o candeeiro, e a mesa, e a exposição dos pães, se chama o Santo Lugar.3 por trás do segundo véu se encontrava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos.4 ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso, e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, a vara de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança.

Jesus nunca entrou no Santuário da terra, mas sim, no Celestial, a fim de fazer o sacrifício expiatório, para comparecer por nós, diante de Deus.

Hb.9:24 Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus.

Jesus ao entrar no Santuário celestial, solicita ao Pai o cancelamento do Santuário terrestre, porque não será mais necessária a realização de sacrifícios.

Hb.10:9 então acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade . Remove o primeiro para estabelecer o segundo.

Jesus atua junto ao Pai como Sacerdote Eterno, era linhagem de Melquisedeque, estabelecendo uma nova aliança, o Novo Testamento em seu sangue.

Hb.10:19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus.20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne.

O tabernáculo foi um instrumento que Deus usou para guiar o povo através da peregrinação no deserto, durante os trinta 40 anos.

Nm.9:17 18 Quando a nuvem se erguia sobre a tenda, os filhos de Israel se punham em marcha; e no lugar onde a nuvem parava, aí os filhos de Israel se acampavam.18 Segundo o mandado do Senhor os filhos de Israel partiam, e segundo o mandado do Senhor se acampavam; por todo o tempo em que a nuvem pairava sobre o tabernáculo, permaneciam acampados.

Havia sobre o Tabernáculo uma nuvem durante o dia, e uma coluna de fogo durante a noite.

Ex.40:38. Porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

Êx.40:36 -38 Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas;37 se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam até ao dia em que ela se levantava.38 De dia a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e de noite havia fogo nele, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

TABERNÁCULO E SEUSUTENSÍLIOS .

Tabernáculo foi construído e forjado no deserto, cercado por um cortinado com aproximadamente 2,5.m altura, onde o povo adorava a Deus, tanto no deserto, como na Palestina, até a construção do templo de Salomão, por volta de 950

Simbolizava a presença de Deus e a glória de seu povo.

Êx.40:34 -35. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.35 Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.

Quando Deus deu a Moisés as instruções para construir o Santuário que propósito específico Ele tinha em mente?

Ex.25:1- 8.Então disse o Senhor a Moisés: 2 Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomará a minha oferta alçada. 3 E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, prata, bronze, 4 Estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pelos de cabras, 5 Peles de carneiros tintas de vermelho, peles de golfinhos, madeira de acácia, 6 Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático, 7 Pedras de ônix, e pedras de engaste param o éfode e para o peitoral. 8 E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles.

A SIMBOLOGIA E A RIQUEZA ESPIRITUAL DO TABERNÁCULO

Estudaremos por parte esse significado que ele representa, iniciaremos pela descrição do Tabernáculo e dos seus utensílios, seguido do significado de cada coisa, e finalmente estudaremos o sacerdócio e os sacrifícios.

O Tabernáculo foi escrito na linguagem de Deus, com a finalidade de expor Jesus como Salvador do mundo.

Tudo no Tabernáculo aponta para Jesus e para o plano de Deus para a redenção humana.

Precisamos saber como ler essa mensagem de Deus, escrita no Tabernáculo, porque se faz necessário entender qual é a linguagem de Deus, nele escrita.

A EPÍSTOLA AOS HEBREUS E O TABERNÁCULO

A partir do verso quatorze do capítulo quatro e nos capítulos cinco e seis, aos Hebreus, temos Jesus como Sacerdote Eterno, o que estudaremos no capítulo seis deste livro.

O sacerdócio é uma atividade ligada ao Tabernáculo, pois foi Constitudo para oferecer dons e sacrifícios a favor dos homens.

Hb.8:3.Pois todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer assim dons como sacrifícios; por isso era necessário que também esse sumo sacerdote tivesse o que oferecer.

O sacrifício era repetitivo no Tabernáculo porque não tinha poder em si mesmo, mas apontava para Jesus, o Sacerdote perfeito.

Hb.10:4 Porque é impossível que sangue de touros e de bodes remova pecados.

O novo concerto envelheceu o primeiro, levando-o a se acabar.

O autor fala da existência de dois Santuários:

Aquele que o autor chama de primeiro

Aquele que ele chama de segundo

O primeiro compartimento do Santuário, ao qual tinha livre acesso os Sacerdotes, representa o primeiro Tabernáculo, o terrestre, no qual se ofereciam os sacrifícios.

O segundo, representa o Tabernáculo Celeste, onde somente o Sumo Sacerdote poderia entrar uma vez ao ano, no dia da expiação.

Este seria o lugar onde estaria a habitação do Altíssimo e a presença dos querubins.

O primeiro era separado do segundo por um véu, indicando que o caminho do Santuário ,o primeiro não estava aberto para o Santissimo ,o segundo o que deveria manter o Santuário em atividade.

Hb.9:6 Ora, depois de tudo isto assim preparado, continuamente entram no primeiro tabernáculo os sacerdotes, para realizar os serviços sagrados.

Enquanto não veio Jesus, se fez necessário manter as atividades do Primeiro Tabernáculo através do sacerdócio Levítico.

Vivemos a esperança do Arrebatamento da Igreja, e da primeira ressurreição.

Eles, antes do Calvário, viviam na esperança dessa realização,o sacrifício Cordeiro Pascal, Jesus, o Salvador ,mundo.

Mt.27:51 Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes, de alto a baixo: tremeu a terra, fenderam-se as rochas.

Hb.9:8 Querendo com isto dar a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do Santo Lugar não se manifestou, enquanto o primeiro tabernáculo continua erguido.

O autor da Epístola aos Hebreus nos dá toda a base bíblica espiritual do Tabernáculo.

Nos faz entender o significado do Tabernáculo e as coisas a este concernente.

O Tabernáculo foi escolhido por Deus sendo o local para Ele habitar entre os homens, particularmente seu povo, Israel.

O Tabernáculo esteve com povo de Deus todo o tempo no deserto e foi substituído pelo Templo de Salomão.

Somente o Tabernáculo de Moisés contém a linguagem de Deus, revelando o plano divino da redenção.

A forma do Tabernáculo, suas dimensões, seus utensílios, em todos os detalhes, foram ditados por Deus e mostrados a Moisés no Sinai.

AS EXIGÊNCIAS DE DEUS COM RELAÇÃO AO TABERNÁCULO

Êx.25:8 -9 E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles.9 Segundo a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.

O Tabernáculo servia para Deus guiar o povo através do deserto, sendo desmontado todas as vezes que levantavam acampamento e sendo montado novamente sempre que assentavam o acampamento.

Eram guiados através de uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite, a qual acompanhavam conforme orientação de Moisés.

Êx.40:36 Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas.

Os utensílios do Tabernáculo tinham o cuidado de serem práticos para o transporte, e o Tabernáculo em si tinha de ser prático para montar e desmontar.

Nu.9:17-18 Quando a nuvem se erguia sobre a tenda, os filhos de Israel se punham em marcha; e no lugar onde a nuvem parava, aí os filhos de Israel se acampavam.18 Segundo o mandado do Senhor os filhos de Israel partiam, e segundo o mandado do Senhor acampavam; por todo o tempo em que a nuvem parava sobre o tabernáculo, permaneciam acampados.

O povo de Israel não tinha a preocupação para onde ir, porque eram, literalmente, guiados pela nuvem.

O número de pessoas era muito grande, seiscentos mil homens, fora mulheres e crianças quando saíram do Egito; Ex.12:37

Os animais cujo número também era muito grande; e ainda tinha as coisas, os objetos materiais que eram propriedades das famílias, os objetos pessoais de cada um.

A mudança do acampamento além de muito complicada, trabalhosa, tomava também muito tempo, e demorava muito para se fazer percursos pequenos.

ISRAEL MUDAVA CONSTANTEMENTE ATRAVÉS DO DESERTO

É muito importante pensar no porque dessas mudanças!

Ex.16:35 E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.

A fixação do acampamento traria vários problemas, entre eles:

O acúmulo de lixo e excreto passaria a ser um grande problema.

A necessidade de existência de um local externo para enterrar os mortos.

O povo se tornaria sedentário devido a adaptação humana no local, e perderiam o interesse na conquista da nova terra prometida.

Ocorreria lentamente o distanciamento de Deus, e uma independência do povo, com formação de uma nação no deserto.

Se fazia necessário as constantes mudanças; a fim de que: Se preservasse o Espírito da saída do Egito.

Se preservasse a saúde e a higiene do povo, ainda que precárias.

Se mantivesse o povo unido e dependente de Moisés.

Educar o povo na obediência ao Senhor e mostrar-lhes a sua dependência de Deus.

Manter o povo em comunhão com Deus, através dos problemas decorrentes da peregrinação

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio