Tempo, Bens e Talentos

Lição 3

A Mordomia da Alma e do Espírito

A alma é a Personalidade Individual da Pessoa e o Espírito é a Parte da Pessoa que Está Ligada a Deus. A Alma e o Espírito Estão Interligados, Porem a Alma Não é o Espírito e o Espírito não é a Alma

Faça aqui o download dos slides (16:9)


Hinos sugeridos pela lição

Nº 5 Ó DESCE FOGO SANTO
Nº 223 Na Minha Alma Reina a Paz
Nº 324 Jesus, o Melhor Amigo

Partilhe! Obrigado.

ALMA E ESPÍRITO

A alma é a personalidade individual da pessoa e o espírito é a parte da pessoa que está ligada a Deus. A alma e o espírito estão interligados e os dois têm de ser entendidos em conjunto. A Bíblia atribui algumas funções tanto ao espírito como à alma.

A alma é a parte que forma nossa personalidade. A alma tem os sentimentos, a vontade e o raciocínio. Não é uma coisa física mas está ligada ao nosso corpo. A alma interpreta a informação sensória do corpo e influencia suas ações.

Na Bíblia a alma também significa a essência da vida individual (Gênesis 2:7 – fôlego e alma são a mesma coisa). As criaturas que têm alma estão vivas e coisas mortas não têm alma. Sem a alma, o corpo morre. Na morte a alma é separada do corpo. Na ressurreição, quem ama Jesus receberá um novo corpo para sua alma (1 Coríntios 15:42-44).

0 espírito é a parte de nós que pode reconhecer e ter comunhão com Deus. O espírito é também o que nos dá vida. O espírito interage com forças espirituais. Todas as pessoas têm espírito.

O espírito é a força que dá vida. Em hebraico a palavra para espírito também significa vento ou sopro. Quando Deus soprou vida no homem, significa que lhe deu um espírito (Gênesis 2:7). A partir daí o homem se tornou uma criatura viva.

O espírito vem de Deus e nos permite ter contato com Deus. Deus é espírito e só podemos nos unir a Deus através do espírito (João 4:24). Isso acontece quando nosso espírito se une ao Espírito Santo de Deus. Todos que aceitam Jesus como salvador estão unidos ao Espírito Santo (Atos dos Apóstolos 2:38).

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio