Tempo, Bens e Talentos

Lição 2

A Mordomia do Corpo

O Corpo Humano, é o Invólucro da Alma, A Casa Terrestre, O Templo do Espírito Santo, O Santuário Divino, Este Corpo Precisa ser Conservado Santo Para Adorar a Deus

Faça aqui o download dos slides

Hinos sugeridos pela lição

Nº 7 - Cristo Cura Sim
Nº 128 Entrega Teu Coração
Nº 219 O Amor do Criador

Partilhe! Obrigado.

O Templo do Espírito Santo

A primeira coisa que precisamos saber é a respeito da ideia bíblica sobre o templo. A ideia bíblica, principalmente do Velho Testamento, onde temos a construção de um templo de adoração a Deus (o tabernáculo e posteriormente o templo de Salomão), é que o templo era sagrado: “porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor” (Salmos 5:7). Isso significa que este local de adoração era especial, era consagrado a Deus, continha a presença de Deus de uma forma especial, o que o tornava santo.

No Novo Testamento a ideia de templo muda um pouco, pois esse templo sagrado passa a ser as próprias pessoas, ou seja, os servos de Deus: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19). Isso nos indica claramente que agora nós somos templo do Espírito Santo (santuário), ou seja, a presença viva de Deus está em nós de forma especial, somos consagrados a Deus, santos, dedicados a andar nos caminhos do Senhor, somos considerados sagrados: “…porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (1 Coríntios 3:17).

Todas as pessoas são templo do Espírito Santo?

(3) A Bíblia diz que somente aqueles que se arrependeram de seus pecados e receberam Jesus como salvador são selados com o Espírito Santo: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Efésios 1:13). Isso nos mostra claramente que não são todas as pessoas que são templo do Espírito Santo, mas somente aquelas que de fato são convertidas de verdade.

Ser templo do Espírito Santo nos traz responsabilidades:

Ser templo do Espírito Santo é um privilégio, mas também uma responsabilidade muito grande. A Bíblia diz claramente que o Espírito Santo habita em nós: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16). E, por isso, devemos ter cuidado com diversas coisas:

Devemos ter uma vida santa diante de Deus e cuidar para o pecado não dominar o nosso corpo, pois ele é templo do Espírito Santo: “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo” (1 Coríntios 6:18).

Devemos ainda cuidar para que o Espírito Santo não se entristeça por causa de nossa falta de temor a Deus e falta de zelo para com a nossa vida cristã: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30).

Devemos trabalhar para não sufocar, menosprezar, minimizar a ação do Espírito Santo em nossas vidas sendo negligentes e surdos à voz de Deus: “Não apagueis o Espírito” (1 Tessalonicenses 5:19).

Devemos, como templo do Espírito Santo, glorificar a Deus por meio de nossa vida, do nosso corpo, pois o custo da nossa salvação foi muito alto para nós menosprezarmos a ação Dele e Sua obra em nossas vidas: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:20).

Partilhe! Obrigado.


A RAÇA HUMANA; Origem, Queda e Redenção

Comentarios do Pastor Claudionor de Andrade

Valdemar Quaglio


EBD 4º TRIMESTRE 2019

EBD 4º TRIMESTRE 2019

O Governo Divino em Mãos Humanas

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


A Mordomia da Adoração

A Mordomia da Adoração

Nossa Adoração a Deus Deve Chegar ao Trono da Graça Como Cheiro Agradável (VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI)

A Mordomia Da Adoração

Valdemar Quaglio


EBD 3º Trimestre 2019 Lição 5 A Mordomia da Igreja Local

EBD 3º Trimestre 2019 Lição 5 A Mordomia da Igreja Local

O Cristão Deve Valorizar a Igreja Local Como Ambiente de Adoração, Comunhão e Serviço ao Reino de Deus

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio