Tempo, Bens e Talentos

Lição 9

A Mordomia do Trabalho

Aprenda Aqui, o que significa trabalho; A diferença entre trabalho secular e trabalho sagrado; Como podemos diferenciar trabalho, emprego e trabalho voluntário

Faça aqui o download dos slides (16:9)


Hinos sugeridos pela lição

Nº 16 Despertar Para o Trabalho
Nº 93 Há Trabalho Pronto
Nº 394 A Mão ao Arado

Partilhe! Obrigado.

Quem Inventou o Trabalho?

Quantas vezes já não fizemos esta pergunta? Afinal isso nos suga tempo e energia, mas é através dele que temos condições de nos alimentar, vestir, sobreviver, etc. Tem gente que acha que foi o Diabo que inventou o trabalho, outros culpam Adão, que foi expulso do Jardim do Éden e então teve que começar a trabalhar para poder viver. Mas na verdade a resposta da pergunta é simples. Quem inventou o trabalho foi Deus. Veja:

"E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,"

Génesis 2:15-16

Veja que Deus pôs o homem no jardim, não para ficar deitado em uma rede, ou só curtindo a paisagem como vemos muitas vezes em charges. Deus ordenou o homem que trabalhasse, que lavrasse e cuida desse da terra. Aí já quebramos aquela história que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo. Não! A profissão mais antiga do mundo é do lavrador, do agricultor, profissão dada por Deus.

O homem não teve que começar a trabalhar depois que pecou, ele já trabalhava antes, o problema é que após o homem comer do fruto ele perdeu a bênção e presença do Senhor. Você acha que o homem se fadigava no jardim do Éden? Acha que ele suava? Acha que ele reclamava? Não. Eu imagino que era um serviço bom, eles não sabiam o que era sentir o desgaste físico. Mas após o homem desobedecer a Deus, veja o que aconteceu:

E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.

Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.

Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".

Gênesis 3:17-19 (NVI)

Veja o que consequência horrível gerou para nós a desobediência de Adão. Por isso hoje o trabalho é algo suado e doloroso pra muitos. Quantas e quantas pessoas trabalhadoras levantam cedo, pegam vários ônibus, para muitas vezes tirar só a comida do mês, e ainda ter que ser roubado do governo todo o mês com imposto de renda? (Não vou me aprofundar das badaleiras políticas. Deixar para uma próxima)

Mas isto não significa que Deus amaldiçoou o trabalho, o que aconteceu é que a desobediência do homem fez com que este se tornasse doloroso e suado. Deus gosta de trabalhadores, o trabalho dignifica o homem. Veja o Salmo 128: 1-2: "Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero." Aquele que teme o Senhor vai usufruir do seu trabalho, não vai trabalhar em vão, basta que andemos no caminho do Senhor. Em toda a bíblia os maiores homens que tiveram, todos eram trabalhadores. Davi estava acrescentando as ovelhas; Gideão malhando o trigo; José do Egito, sempre acompanhando seus irmãos nas jornadas; Jacó trabalhou 14 anos para seu sogro Labão. Abraão cuidava de seus rebanhos. Jesus era Carpinteiro, ajudava seu Pai José. Veja o que Jesus disse? "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando".(João 5:17).

Nunca vi na bíblia Deus chamando um homem "Oh Varão preguiçoso" Se alguém achou, por favor me passe. Eu sempre li: Oh Varão valoroso. Salomão dá uma advertência séria contra o preguiçoso em Provérbios 6: 6-11

"Observe a formiga, preguiçoso, reflicta nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado."

Deus não suporta gente desocupada, e nem conta com elas. Foi Deus que criou o trabalho, ainda que o homem tornou as coisas mais complicadas, Deus se agrada de pessoas esforçadas e dedicadas. É com estas pessoas que Deus conta para fazer sua Obra. Se você é um destes sinta-se feliz com esse dia. Deus tem ti dado saúde e condições para trabalhar. Se você está desempregado, mas não tem prazer nisso, quer conseguir algo, Deus sabe que você é esforçado, isto é apenas uma situação passageira. Deus vai abrir as portas para você.

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens." (Colossenses 3:23). Entregue seu trabalho para Deus, peça para que Deus o honre lá dentro, e trabalhe como se fosse para Deus, que com certeza ela irá te abençoar.

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio