Tempo, Bens e Talentos

Lição 8

O Exílio de Davi

EBD 4º Trimestre 2019 Lição 8

Faça aqui o download dos slides (16:9)



Partilhe! Obrigado.

Muitas pessoas vivem a declarar que Davi foi “o homem segundo o coração de Deus”. Falam e repetem essa verdade, sem saber o que ela realmente significa. Alguns pensam que os pensamentos de Davi refletiam o coração de Deus (isso encontramos somente em Jesus Cristo). Outros, pensam que por ele ser um poeta, e compor lindos cânticos de louvor ao Senhor, fazia dele esse homem segundo o coração de Deus. Já outras pessoas questionam: “Como pode, ele que matou e adulterou ser conforme o coração de Deus? Será que o coração de Deus aprova isso?” Só para esclarecer, Jesus Cristo foi o único que revelou o coração de Deus de maneira exata. Ele fazia exatamente o que o Pai faz, dizia exatamente o que o Pai diz, agiu exatamente conforme a vontade do Pai. O Deus que não podia ser visto, Jesus Cristo O revelou. Deus passou a ser visto em Jesus. Ele é a expressão exata de Deus (Hebreus 1.3)

Mas, então, o que significava para Davi, ser um homem segundo o coração de Deus? A própria Bíblia responde. O texto acima responde. Davi era um homem segundo o coração de Deus, pois, como servo “faria toda a vontade de Deus”. Em outras palavras, “realizaria toda a obra que Deus desejava receber das mãos dele”. Ainda, “serviria a Deus, cumprindo todo o propósito de Deus para sua vida”.

Veja o que aconteceu: o povo de Israel pediu para ter um rei. Então, Deus lhe indicou um homem chamado Saul. Era grande e forte, uma aparência de guerreiro. Isto era o que o povo queria naquele momento: um rei guerreiro para lutar as suas guerras. Acontece que, já na segunda batalha, Saul desobedeceu a Deus. Tenta fazer o papel de um sacerdote, algo que Deus havia dado exclusivamente aos levitas. Isso foi grave diante de Deus. Passado um tempo, Deus deu uma ordem diante de uma batalha, e Saul, novamente, desobedeceu a Deus, agindo de modo a agradar o povo que estava com ele e não a Deus. Então, o Senhor levou Davi diante do povo de Israel. O princípio da diferença entre Davi e Saul, é que Saul errou quando procurava ser bem-visto diante do povo, já Davi se preocupava em honrar o nome de Deus.

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio