Tempo, Bens e Talentos

Lição 1

O que é a Mordomia Cristã

O Mordomo é um Servo. Ele não é Dono de Nada, Mas Administra os Bens do Seu Senhor.

Faça aqui o download dos slides

Hinos sugeridos pela lição

Nº 124 Adoração
Nº 363
Nº 438

Partilhe! Obrigado.

A MORDOMIA CRISTÃ

A palavra “mordomia” adquiriu um sentido popular pejorativo, significando um modo de vida fácil e sem responsabilidades. Mas este não é o sentido bíblico do termo. A mordomia bíblica é o trabalho do mordomo, uma posição de honra e grande responsabilidade. Nos tempos bíblicos, nas casas das famílias ricas, havia a figura do mordomo, como eram os casos de Eliezer (Gn 15.2) e José do Egito (Gn 39.4).

O mordomo é um servo. Ele não é dono de nada, mas administra os bens do seu senhor. Assim também, Deus é dono de tudo o que imaginamos possuir. Ele nos concede o privilégio de sermos administradores. É o que vemos na parábola dos talentos (Mt 25.14), que fala de um senhor que, antes de viajar, entregou seus bens aos seus servos.

Se sabemos que tudo pertence ao Senhor (Salmo 24.1), não teremos dificuldade em entregar a ele nossas contribuições, sejam dízimos ou ofertas. Afinal, 100% do que temos é dele. Não possuímos coisa alguma neste mundo. O que temos é apenas o direito de uso. Por exemplo, quando compramos um carro, imaginamos que ficaremos com ele para sempre? É claro que não. Nosso tempo também pertence ao Senhor. Nós mesmos lhe pertencemos.

O erro do mordomo é pensar que é o dono. Então, torna-se infiel ao seu Senhor, usando seus bens de modo irresponsável. Jesus mencionou esse tipo de servo algumas vezes, principalmente aqueles que abusam enquanto o senhor está viajando. As parábolas falam exatamente do retorno do Senhor (ou seja, do próprio Jesus) e haverá o dia da prestação de contas (Mt 24.45-51).

O mordomo fiel será recompensado, mas o infiel será castigado. Sirvamos de tal maneira que sejamos dignos de ouvir o Senhor dizer:

“Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei”. (Mt 25.21b

Partilhe! Obrigado.


A RAÇA HUMANA; Origem, Queda e Redenção

Comentarios do Pastor Claudionor de Andrade

Valdemar Quaglio


EBD 4º TRIMESTRE 2019

EBD 4º TRIMESTRE 2019

O Governo Divino em Mãos Humanas

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


A Mordomia da Adoração

A Mordomia da Adoração

Nossa Adoração a Deus Deve Chegar ao Trono da Graça Como Cheiro Agradável (VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI)

A Mordomia Da Adoração

Valdemar Quaglio


EBD 3º Trimestre 2019 Lição 5 A Mordomia da Igreja Local

EBD 3º Trimestre 2019 Lição 5 A Mordomia da Igreja Local

O Cristão Deve Valorizar a Igreja Local Como Ambiente de Adoração, Comunhão e Serviço ao Reino de Deus

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio