O Governo Divino Em Mãos Humanas

Lição 9

O Reinado de Davi

4º Trimestre 2019

Faça aqui o download dos slides (16:9)



Partilhe! Obrigado.

O Reinado de Davi

O livro de 2 Samuel continua a história contada em 1 Samuel, que encerrou com a morte de Saul, o primeiro rei de Israel. Após a morte deste rei rebelde, seu sucessor, Davi, começou a reinar. 2 Samuel relata a história do reinado de Davi.

Anos antes da morte de Saul, Deus havia indicado Davi para ser o próximo rei. Esta escolha foi uma decisão intencional de tirar o reino da família de Saul e começar uma nova dinastia com Davi, que veio de outra tribo. Mesmo sabendo que ele seria coroado, Davi não achou prazer na morte de Saul. Ele demonstrou respeito para com Saul mesmo na maneira de tratar o seu corpo.

Apesar da decisão divina, Isbosete, um filho de Saul, tentou se estabelecer como sucessor. Os homens leais a Isbosete lutaram contra os homens leais a Davi. Durante sete anos, Davi reinou somente sobre a parte do sul de Israel. Após a morte de Isbosete, ele começou a reinar sobre a nação inteira.

Consideremos o conteúdo dos capítulos de 2 Samuel:

Capítulos 1 a 5 descrevem a luta para estabelecer o reinado de Davi depois da morte de Saul. Davi atribuiu sua posição a Deus: “Reconheceu Davi que o SENHOR o confirmara rei sobre Israel e que exaltara o seu reino por amor do seu povo” (2 Samuel 5:12).

Capítulos 6 e 7 são importantes para entender o resto da história do povo de Israel. 400 anos antes, Deus havia prometido escolher um local exclusivo para ser o centro da religião dos judeus (Deuteronômio 12:4-14). Esta escolha aconteceu durante o reinado de Davi, que levou a arca da aliança para Jerusalém e começou os preparativos para a construção de um templo nesta cidade.

Capítulos 8 a 10 falam de algumas campanhas militares de Davi, aumentando a segurança do povo depois de gerações de guerras e opressão pelos povos ao seu redor.

Capítulos 11 e 12 contam a história de um dos piores momentos na vida de Davi. Ele caiu em tentação e cometeu adultério e homicídio. O pecado dele trouxe consequências graves para o rei e sua família.

Capítulos 13 a 19 registram problemas familiares que levaram a uma guerra civil em Israel. Os problemas começaram com os filhos de Davi. Amnon estuprou sua meia-irmã, e Absalão se vingou e matou Amnon. A vingança e violência por parte de Absalão levaram ao seu afastamento de Davi, e este filho rebelde chegou a se levantar contra o próprio pai, tentando tomar o reino de Davi. Depois de uma guerra feia entre pessoas da mesma nação, Absalão foi morto e Davi continuou seu reinado.

Capítulos 19 a 21 descrevem uma fase de reconstrução em Israel. Davi resolveu situações pendentes da guerra e, depois, enfrentou outro desafio, desta vez de Seba, da tribo de Benjamim. Também agiu para fazer restituição por um erro cometido por Saul, seu predecessor.

Capítulos 21 a 23 incluem resumos de alguns dos feitos notáveis do reinado de Davi.

Capítulo 24 fala de mais um erro grave cometido por este rei. Davi fez um censo que Deus não autorizou. Davi se arrependeu, mas a consequência do seu pecado foi a morte de 70.000 homens em Israel.

Davi foi um dos principais personagens do Antigo Testamento e autor da metade do livro de Salmos. O livro de 2 Samuel relata a história da sua vida como rei de Israel.

–por Dennis Allan

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio