A RAÇA HUMANA

Lição 1

Adão, o Primeiro Homem - (2)

EBD 1º TRIMESTRE 2020 LIÇÃO 1 - ADÃO, O PRIMEIRO HOMEM; VEREMOS O QUE É A DOUTRINA BÍBLICA DO HOMEM; CONSIDERAR A CRIAÇÃO DO PRIMEIRO SER HUMANO

Faça aqui o download dos slides


Lições bíblicas adultos
1º trimestre 2020
A RAÇA HUMANA
Origem, Queda e Redenção
Partilhe! Obrigado.

A criação dos céus e da terra é descrita claramente na Bíblia Sagrada. Os dois primeiros capítulos de Gênesis registram a forma com que Deus criou o universo. Todo cristão deve saber que o relato sobre a criação dos céus e da terra descrito em Gênesis, é histórico e literal.

Infelizmente há muitas pessoas dentro das igrejas, dispostas a acreditar que a história da criação conforme a Bíblia narra, trata-se de uma alegoria ou fábula. Mas interpretar o criacionismo bíblico de uma forma não literal, causa sérios problemas de interpretação no restante da Bíblia.

O criacionismo bíblico

Basicamente o criacionismo refere-se a doutrina bíblica de que Deus, por sua palavra, é o criador de todas as coisas. O criacionismo bíblico não precisa recorrer à fontes externas extra-bíblicas. Ele é fundamentado unicamente no que as Escrituras dizem. Tudo quanto foi criado reflete essa verdade bíblica!

O principal objetivo do criacionismo, é afirmar que Deus é o criador de todas as coisas. Não existe outro criador além d’Ele. Tudo lhe pertence! Diante dessa verdade, resta-nos adorá-lo como Soberano Criador.

Diferentes interpretações sobre a criação dos céus e da terra

Gênesis 1 mostra a sequência da ordem criativa de Deus, e revela em quantos dias Deus criou o mundo. É verdade que existem várias interpretações diferentes sobre esse ponto.

Há quem diga que entre os versículos 1 e 3 de Gênesis existe uma lacuna de tempo não informado no texto. Então essas pessoas dizem que Deus criou os céus e a terra antes dos seis dias da criação. Somente a partir do versículo 3, quando Ele começa a dar forma a essa criação pré-existente, é que começa a contagem dos seis dias literais.

Essa interpretação até se apresenta como uma possibilidade razoável, apesar de ela também enfrentar algumas objeções. A questão é que o texto do livro de Gênesis não se refere explicitamente a nenhum tipo de lacuna de tempo. Por isso muitos estudiosos preferem adotar a interpretação de que o mundo foi criado em seis dias literais, em um ato inicial seguido por oito atos criativos de Deus. Eles dizem que qualquer interpretação que diz que Deus não criou os céus e a terra em seis dias literais, carece de um verdadeiro arranjo teológico para sustentá-la.

A criação do tempo e do espaço

A primeira frase de Gênesis afirma que “no princípio Deus criou os Céus e a Terra”. Neste ponto temos então a primeira menção sobre o tempo na Bíblia. Isso também significa que somente Deus é eterno, isto é, apenas Ele é anterior a fixação do tempo. Deus sempre existiu, de eternidade em eternidade, satisfeito em si mesmo.

É importante percebermos que, diferentemente do que muitos dizem, Deus não criou o mundo por que precisava criá-lo. Ele não precisa de nada e nem de ninguém. Tudo o que Ele fez foi por sua livre e soberana vontade, e com uma única finalidade: sua Glória. Entenda melhor esta questão num estudo completo sobre a criação do mundo.

Quanto o autor de Gênesis diz que no princípio Deus criou os céus e a terra, implicitamente ele também está se referindo ao espaço e tudo que implica em sua composição. A imensidão do espaço e sua matéria escura que desafia a ciência até os dias de hoje, são obras das mãos de Deus.

Os céus e a terra foram criados

Os estudiosos discutem a que céu o primeiro versículo de Gênesis se refere. Alguns pensam que essa referência destina-se exclusivamente à criação do mundo espiritual, isto é, do céu como morada de Deus e seus anjos. Outros estudiosos defendem que é possível que o texto inclua o céu espiritual, mas que ao mesmo tempo também inclua o espaço em si. Então sob esse aspecto, em algum momento descrito no versículo 1 de Gênesis, os seres espirituais também foram criados.

A verdade é que a Bíblia não entra em detalhes sobre a criação dos anjos. Pouco se sabe sobre isso, sendo que em Jó 38:4-7 temos uma das poucas referências que tratam desse assunto, informando que quanto Deus deu forma a terra, os seres celestiais já existiam. Ir além do que diz as referências bíblicas como essa, é correr o risco de cair em alegorias. O importante é sabermos que todos os seres espirituais foram criados por Deus.

Gênesis 1:2 diz que a terra criada, inicialmente estava sem forma e vazia em meio às trevas, e o Espírito de Deus se movia sobre a face do abismo. Neste ponto é fundamental entendermos que a criação foi realizada por Deus em toda complexidade de Sua Tri-unidade. Este incrível mistério, que nosso raciocínio humano não consegue compreender em totalidade, seria revelado de forma mais clara no Novo Testamento. Saiba o que é a Trindade na Bíblia.

Partilhe! Obrigado.


EBD 4º TRIMESTRE 2019

EBD 4º TRIMESTRE 2019

O Governo Divino em Mãos Humanas

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


A Mordomia da Adoração

A Mordomia da Adoração

Nossa Adoração a Deus Deve Chegar ao Trono da Graça Como Cheiro Agradável (VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI)

A Mordomia Da Adoração

Valdemar Quaglio


EBD 3º Trimestre 2019 Lição 5 A Mordomia da Igreja Local

EBD 3º Trimestre 2019 Lição 5 A Mordomia da Igreja Local

O Cristão Deve Valorizar a Igreja Local Como Ambiente de Adoração, Comunhão e Serviço ao Reino de Deus

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3º Trimestre 2019 A Mordomia da Alma e do Espírito (AUDIO)

EBD 3º Trimestre 2019 A Mordomia da Alma e do Espírito (AUDIO)

Nosso Bom Comportamento Cristão Depende de Como Recebemos em Nosso Espírito o Espírito Santo

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio