A Bíblia descreve situações em que o homem está morto em ofensas e pecados, e que o salário do pecado é a morte (cf. Ef 2:1; e Rm 6:23).
Nós sabemos também que morte significa separação, isso foi o que aconteceu com Adão quando desobedeceu, ele teve de sair do Éden e ficar distante de um Deus do qual ele tinha comunhão e conversava todos os dias.
Mas como Deus é rico em misericórdia e bondade, declara que nos vivificou, gratuitamente, nos dando vida eterna. A graça está disponível a todos e em todos os lugares.
“Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.” (Rm 5:15).
A morte de Jesus, foi expiatória, ou seja ela aconteceu para reparar A Pecaminosidade Humana. Deus propôs uma propiciação pela fé no seu sangue de Jesus.
Ele propôs que o seu filho (Jesus) morresse pelos nossos pecados, pelo sangue de Jesus na cruz; para que nosso pecado o levasse a perdoar nossas ofensas. A propiciação é um ato que acalma a ira de Deus contra o pecado, satisfazendo a santidade e a justiça de Deus.
Aprendemos que o pecado existe, e começou nos altos céus com a rebelião do querubim Lúcifer, e que nós herdamos a natureza pecaminosa, do nosso ancestral Adão, que desobedeceu a Deus e por isso foi afastado da presença divina.
Da mesma formas nós estávamos afastados de Deus por causa do pecado. Aprendemos também as várias descrições que a Bíblia nos trás a respeito de pecado. Mas que nem tudo está perdido, Deus por sua infinita misericórdia, próprios a propiciação de Jesus seu filho.
Então a única maneira que o ser humano tem para se chegar a Deus é através de Jesus. Nós estávamos perdidos, afundados em pecados, afastados de Deus, cometendo toda sorte de coisas que não agradam a Deus.
Mas fomos restaurados, regenerados da nossa pecaminosidade humana, pelo arrependimento dos nossos pecados, e pela fé em Jesus seu filho amado. Por isso não pense que tudo está perdido, que não tem mais jeito,
Deus está de braços abertos para te receber caso você venha a Ele arrependido e crendo que Jesus morreu na cruz pelos seus pecados.