A RAÇA HUMANA

Lição 10

Só o Evangelho Muda a Cultura Humana

A Cultura do Mundo é Terrena, Mas a Cultura dos Filhos de Deus é Celestial e Eterna

Faça aqui o download dos slides (16:9)


Hinos sugeridos pela lição

Nº 39 - Alvo Mais que a Neve
Nº 456 - Fonte Transbordante
Nº 102 - Crê na Promessa

Lições bíblicas adultos
1º trimestre 2020
A RAÇA HUMANA
Origem, Queda e Redenção
Partilhe! Obrigado.

Cultura

Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho! 17 Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada. 18 Nesse caso, qual é o meu galardão? É que, evangelizando, proponha, de graça, o evangelho, para não me valer do direito que ele me dá. 19 Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 20 Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei. 21 Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. 22 Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. 23 Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. 1 Co.9.16-22.

O propósito de nosso estudo sobre evangelho e cultura trata de nos aprofundar acerca das diferentes formas culturais e como tais podem ser utilizadas na propagação do evangelho. E como estas formas podem interferir no desenvolvimento pessoal, ministerial e eclesiástico. Todos nós sofremos interferência cultura em nossas atitudes, quer seja em maior ou menor grau. A interferência cultural pode ser classificada em três formas: De maneira positiva; tanto de maneira positiva quanto negativa e de maneira negativa.

CULTURA, UMA SEGUNDA NATUREZA.

O que é cultura? É o estilo de vida, padrões de comportamento, modo de pensar e valores de um povo, casta ou classe social. No dicionário significa: sistema de atitudes e modos de agir, costumes e instrução de um povo. Todos nós pertencemos a um intrincado ecossistema e trazemos connosco in loco uma grupal e similar cosmovisão a que chamamos “cultura”. Cultura, pois, esta ligada a totalidade dos produtos da atividade humana (materiais e espirituais). A cultura também pode ser definida como a segunda natureza que procura suprir a ausência parcial de estruturas instintivas em nós. Tal afirmação pode ser exemplificada em linguagem de informática onde cultura pode ser representada como sendo nosso “OS” (Sistema Operacional) pelo qual interioriza e orienta o programa de nossas estruturas psíquicas, valores, normas e até linguagem. 2 Ao mesmo tempo em que somos personalizáveis segundo gosto particular e possuímos customizações que nos identificam como “personagem” ou indivíduos. Assim apresentamos sistemas comuns que nos assemelham como grupo social e funcionamos de forma semelhante regido pelo mesmo padrão cultural. Não é possível viver sem pertencer a um grupo social e não é possível pertencer a um grupo sem compartilhar uma determinada visão de mundo (cosmopolitismo), de valores, normas morais, linguagem, idiossincrasia, instituições, etc. De facto, cada pessoa constituída em sua particularidade pode agregar vários comportamentos sociais específicos que vão delinear seu perfil cultural e idiossincrasia. Este perfil é influenciado por sua etnia, naturalidade, local de residência, grau de escolaridade, tipo de geração a qual pertence, grupo de interesse e etc.

A ORIGEM DA CULTURA ESTÁ NA CRIAÇÃO SOCIAL

Esta segunda natureza, a que chamamos de cultura, é uma criação social gerada de um padrão ou “sistema operacional” de valores. Sendo transmitida, actualizada e aprimorada de geração em geração como resultado de soluções e respostas criativas na superação de cada desafio que a vida nos apresenta pelo decorrer da história.

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio