A Igreja Eleita

Lição 4

A Iluminação Espiritual do Crente

O crente tem iluminação espiritual quando da lugar ao Espírito Santo; obedientes à suas orientações e ensinos

Faça aqui o download dos slides

Hinos sugeridos pela lição

Nº 300 Nossa Esperança
Nº 311 Jesus Meu Salvador
Nº 491 - Há Poder no Sangue de Jesus

Partilhe! Obrigado.

INSPIRAÇÃO E ILUMINAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade […]” (Jo 16.12, 13).

Dentre as muitas obras do Espírito Santo após a volta de Cristo aos céus, uma delas seria levar os redimidos à plena verdade, a qual os discípulos ainda não estavam preparados para receber, em muitos sentidos. Alguém já definiu nossa época como a dispensação do Espírito. Como ele se movia sobre a face das águas (Gn 1.2), moveu-se de modo especial ao longo da Era Cristã, como o Paracleto, o outro Consolador, que ficaria ao nosso lado para nos levar à plenitude, tanto no sentido individual quanto no coletivo.

Podemos entender esse guiar do Espírito Santo a toda verdade, em três sentidos:

O Espírito Santo inspirou os apóstolos na conclusão das Escrituras.

Quando lemos as epístolas, principalmente, vemos quantas verdades a respeito de Cristo e sua obra ainda precisavam ser explicadas. Pedro, Paulo, João e outros foram movidos pelo Espírito para nos revelar tais verdades.

Tudo aquilo que fora prometido nas páginas do Antigo Testamento, e que se cumpriu no ministério terreno de Cristo, foi então explicado através das páginas do Novo Testamento. Sua revelação universal e eterna se completou através da obra do Espírito Santo. Não precisamos mais caminhar no escuro, precisamos apenas atentar na revelação divina.

“Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês” (2Pe 1.19).

O Espírito Santo guia a Igreja e cada um de seus membros à compreensão das revelações de Deus.

Não entendemos as Escrituras pela simples inteligência natural, mas pela ação do Espírito. O Espírito de Deus que inspirou as Escrituras é o mesmo que as ilumina. A verdade escrita se torna verdade iluminada; e à medida que ela é examinada com a ajuda do Espírito Santo, ela vai sendo compreendida e apreendida.

“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus” (1Co 2.11, 12).

Só então podemos chegar à próxima ação do Espírito Santo.

O Espírito Santo nos leva a experimentar e viver a verdade.

A verdade bíblica não é apenas uma série de afirmações definidas que o homem deve decorar e repetir como faz um papagaio. São realidades eternas, absolutas, que se relacionam com nossa vida interior e nossa vivência diária. João chama isso de andar na verdade (2Jo 3, 4). É o mesmo que experimentar a verdade e viver a verdade. A comunhão com Deus, o amor ao próximo, a vitória sobre o pecado, a realidade da presença de Deus em nós não são meros pontos teológicos, são espírito e vida. E sem o Espírito Santo jamais poderemos experimentar essas verdades, essas realidades tornadas possíveis através da encarnação, morte e ressurreição do Deus Filho.

A obra redentora de Deus, consumada em Cristo, revelada nas Escrituras, iluminada pelo Espírito Santo, vai sendo assim, dia a dia, concretizada nos remidos pelo mesmo Espírito.

Que possamos nos render aos pés desse Deus maravilhoso e dizer: “Eis-me aqui!”

Partilhe! Obrigado.


A RAÇA HUMANA; Origem, Queda e Redenção

Comentarios do Pastor Claudionor de Andrade

Valdemar Quaglio


EBD 4º TRIMESTRE 2019

EBD 4º TRIMESTRE 2019

O Governo Divino em Mãos Humanas

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


A Mordomia da Adoração

A Mordomia da Adoração

Nossa Adoração a Deus Deve Chegar ao Trono da Graça Como Cheiro Agradável (VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI)

A Mordomia Da Adoração

Valdemar Quaglio


EBD 3º Trimestre 2019 Lição 5 A Mordomia da Igreja Local

EBD 3º Trimestre 2019 Lição 5 A Mordomia da Igreja Local

O Cristão Deve Valorizar a Igreja Local Como Ambiente de Adoração, Comunhão e Serviço ao Reino de Deus

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio