A Igreja Eleita

Lição 8

Edificados Sobre o Fundamento dos Apóstolos e dos Profetas

QUAL A VERDADEIRA MORADA DE DEUS? QUE SIGNIFICADO ESPIRITUAL TINHA PARA OS JUDEUS O TEMPLO CONSTRUÍDO POR SALOMÃO? PORQUE JESUS É COMPARADO COM A PEDRA ANGULAR DE UM EDIFÍCIO? HOJE AINDA EXISTE APÓSTOLOS? QUEM SÃO OS PROFETAS DA ACTUALIDADE?

Faça aqui o download dos slides (16:9)


Hinos sugeridos pela lição

Nº 88 Revela-nos Senhor
Nº 277 Salvo Estás?
Nº 562 Autor da Vida

Partilhe! Obrigado.

A IGREJA DE CRISTO

a Bíblia, a igreja é chamada de o corpo de Cristo para explicar nossa união com Cristo e uns com os outros. Assim como todas as partes do corpo estão ligados e trabalham juntas, os cristãos devem trabalhar unidos para a obra de Deus. Assim como a cabeça comanda o resto do corpo, Jesus comanda a igreja.

Jesus teve um corpo físico que sacrificou por nós na cruz, mas não é disso que a Bíblia fala quando diz que a igreja é o corpo de Cristo. Ser “corpo” de Cristo é uma metáfora sobre nossa associação com Jesus e com nossos irmãos cristãos. A igreja é o representante de Jesus na terra e cumpre suas ordens, assim como o corpo cumpre as ordens da cabeça.

Ser cristão significa viver em união com Jesus e com o resto da igreja (1 Coríntios 12:12-13). Precisamos estar unidos a Jesus, porque ele nos dá a vida e a salvação. Sem Jesus, não podemos fazer nada. Mas também precisamos ter comunhão com outros cristãos. Sozinhos não conseguimos crescer nem viver uma vida cristã saudável. Precisamos da igreja.

A frase "o Corpo de Cristo" é uma metáfora comum do Novo Testamento para a Igreja (todos aqueles que são verdadeiramente salvos). A Igreja é chamada "um só corpo em Cristo" em Romanos 12:5, "um só corpo" em 1 Coríntios 10:17, "o corpo de Cristo" em 1 Coríntios 12:27 e Efésios 4:12, e "no corpo" em Hebreus 13:3. A Igreja é claramente equacionada com "o corpo" de Cristo em Efésios 5:23 e Colossenses 1:24.

Ao entrar em nosso mundo, Cristo assumiu um corpo físico "preparado" para Ele (Hebreus 10:5; Filipenses 2:7). Por meio de Seu corpo físico, Jesus demonstrou o amor de Deus de forma clara, tangível e corajosa - especialmente através da Sua morte sacrificial na cruz (Romanos 5:8). Depois de Sua ascensão física, Cristo continua a Sua obra no mundo através daqueles que Ele redimiu - a Igreja agora demonstra o amor de Deus de forma clara, tangível e corajosa. Desta forma, a Igreja funciona como o "Corpo de Cristo".

Para entender a diferença entre a igreja local e a igreja universal, é necessário definir cada uma individualmente. A igreja local é um grupo de crentes em Jesus Cristo que se reúnem em uma localidade em particular regularmente. A igreja universal é composta de todos os crentes em Jesus Cristo do mundo todo. O termo “igreja” vem de pelo menos duas palavras. Uma das palavras tem a ver com reunir-se juntos ou “assembleia” (1 Tessalonicenses 2:14; 2 Tessalonicenses 1:1). Essa palavra está relacionada com o trabalho de Deus em salvar e santificar os crentes como aqueles que foram “convocados/chamados para fora”. Quando a palavra igreja é achada na Bíblia em inglês, a palavra usada é essa. A segunda palavra é uma que fala de posse e significa literalmente: “pertencente ao Senhor”. Essa é a palavra que é transliterada na atual palavra “igreja”. Essa palavra grega só é usada duas vezes no Novo Testamento e nunca é usada directamente para nomear a igreja (1 Coríntio 11:20; Apocalipse 1:10).

Uma igreja local é definida como uma assembleia local daqueles que professam fé e lealdade a Cristo. Frequentemente a palavra grega ekklesia é usada em referência à igreja local (1 Tessalonicenses 1:1; 1 Coríntio 4:17; 2 Coríntio 11:8). Não há apenas uma igreja local em certa área necessariamente. Existem muitas igrejas locais em cidades grandes.

A igreja universal é o nome dado à igreja mundial. Nesse caso, a ideia da igreja não é tanto a assembleia em si, mas aqueles que fazem parte dela. A igreja é a igreja mesmo quando não está tendo uma reunião oficial. Em Atos 8:3, é possível ver que a igreja é a igreja mesmo quando eles estão em casa. Ao examinar o texto de Atos 9:31, podemos observar que certas traduções em inglês usam a palavra igreja no plural, mas esse não deve ser o caso. A palavra deve ser no singular para descrever a igreja universal, não apenas as igrejas locais. Alguns tentam descrever a igreja universal como a igreja invisível. Tenha cuidado para não fazer isso. A igreja universal nunca é descrita na Bíblia como sendo invisível e com certeza não é para ser invisível. Veja a seguir mais alguns versículos que falam da igreja universal: 1 Coríntio 12:28; 15:9; Mateus 16:18; Efésios 1:22-23; Colossenses 1:18.

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio