O Final de Todas as Coisas

Lição 5

O Arrebatamento da Igreja

O arrebatamento da igreja será a completude da salvação, quando todos os salvos serão glorificados

Faça aqui o download dos slides (16:9)


Hinos sugeridos pela lição

Nº 157 Cristo em Breve Vem
Nº 286 Não Tarda Vir Jesus
Nº 547 O Rei Está Voltando

Lições bíblicas adultos
3º trimestre 2020
O Final de Todas as Coisas
Esperança e glória para os salvos
Partilhe! Obrigado.

A NOIVA DE JESUS JÁ ESTÁ PRONTA

A igreja é composta por todos aqueles que estão no caminho para se tornar completamente livre de todo pecado, como Jesus é. Aqueles que começaram no caminho que vai levá-los à natureza divina. (2 Pedro 1.4) Alguns podem ter chegado ainda mais longe no caminho que outros. Alguns podem ter apenas começado a andar sobre ele. Mas todos que andam neste caminho são um membro do Corpo de Cristo. Eles estão se preparando para ser a noiva de Cristo. Eles estão se preparando.

São os que amam a Jesus. Eles são seus seguidores. Eles têm um enorme desejo de estar com seu Senhor e Mestre. São essas pessoas que decidiram servir a Jesus com todo o seu coração, toda a alma e de todo o seu ser. São aqueles que Jesús purifica; eles serão a igreja gloriosa, sem mancha nem ruga. Ela é, portanto, santa. (Efésios 5,25-27)

A noiva é semelhante ao noivo. Por isso, está escrito em 1 Pedro 1.15: «Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda vossa maneira de viver.» Noiva de Cristo são aqueles que vão brilhar com uma clareza, pureza e santidade, assim como ele, que a chamou, é santo.

«É-lhe dado vestir-se de puro linho fino. Porque o linho fino são as obras justas dos santos.» Apoc. 19,8. A Noiva de Cristo está se preparando para ele, o noivo. Cada segundo que ela tem na terra, ela usa para se preparar para seu noivo. Seu vestido de linho fino não lhe é dado durante a festa de casamento, mas é algo que ela mesma se teceu, andando em justiça, enquanto ela estava aqui na terra.

Muitos são os chamados, mas poucos escolhidos.» Mateus 22,14. A noiva é a Igreja, mas não há muitos que realmente pode ser contado neste grupo. Muitos convites são enviados, mas poucos optar por responder.

Bem entendido: a noiva não é um grupo de elite com cristãos especiais que só alguns poucos podem fazer parte. A noiva deve ser em número reduzido, mas isso não é porque apenas alguns poucos convites são enviados. Isso é porque somente algumas pessoas optam por responder. Para ser parte da noiva devemos responder ao chamado e começar a seguir a Jesus no caminho em que ele mesmo andou.

Este tempo na terra representa um tempo de noivado de Jesus e sua noiva. Eles têm um intenso amor uns pelos outros, e almejam encontrar-se. A noiva quer estar perto de Jesus, seu Esposo celestial. Ela vai fazer absolutamente tudo, ela vai pagar o que custa, para ser digno dele e estar com ele.

Jesus vai buscar sua noiva assim que ela estiver pronta. O tempo é curto, mas ainda há tempo de graça para a noiva para se preparar, e ainda é possível atender ao chamado.

Responder ao chamado para estar com a noiva é o primeiro passo. É tão simples como decidir que «Eu quero servir a Deus com todo o meu coração.» O caminho a seguir para isto é descrito em Colossenses 3,1-17. A mente da noiva está voltada para o que está lá em cima. A noiva é paciente, humilde, longânima, e faz tudo em nome do Senhor Jesus. A única coisa que ela quer é apressar-se para o dia de seu retorno. (2 Pedro 3:12)

A noiva está tão apaixonada que ela iria pagar qualquer preço para ser livre de todo o pecado.

A noiva está tão apaixonada que ela iria pagar qualquer preço para ser livre de todo o pecado, de tudo o que não é parecido com Cristo. Ela rejeita todos esses pensamentos, e mortifica-os. (Colossenses 3,5) E, deste modo, a vida de Cristo resplandece nela. Desta forma, ela se torna um ajudante que é como ele. Com todo o seu ser ela anseia estar com Cristo, e ela sabe que a maneira de fazer isso é tornar-se como ele. Ao ser purificada, como ele é puro, e ser transformada em natureza divina como ele. (1 João 3,2-3) Nada menos do que a perfeição é aceita. Cada pensamento que não está agradando a Cristo é mortificado imediatamente! O pecado não é uma opção para ela! Ela quer estar com seu noivo.

Então, ela se torna santa como ele é santo. Estas são as obras de justiça dos santos descritas em Apocalipse 19.8.

Partilhe! Obrigado.


EBD 3 TRIMESTRE 2023

EBD 3 TRIMESTRE 2023

A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL

Valdemar Quaglio


Relacionamentos em Familia

Relacionamentos em Familia

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2023 1º TRIMESTRE

EBD 2023 1º TRIMESTRE

Aviva a Tua Obra

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 3 TRIMESTRE 2022

EBD 3 TRIMESTRE 2022

APOLOGIA CRISTÂ

EBD MOLDANDO EU E VOCÊ

Valdemar Quaglio