O ESTADO INTERMEDIÁRIO DOS MORTOS
O estado intermediário é o período entre nossa morte física no presente e a ressurreição dos mortos na segunda volta de Cristo. Quando neste mundo presente nós morrermos, o que acontecerá conosco até que Cristo volte? Aonde fica nossa alma?
O Apóstolo Paulo em sua carta ao Filipenses fala sobre sua morte e expressa um desejo de estar com Cristo. Paulo deseja “partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor” (Filipenses 1.23). As palavras de Paulo nos trazem luz sobre o estado da alma entre nossa morte física e a ressurreição na segunda vinda de Cristo. Para estar em Cristo e se alegrar com ele, há necessidade de plena consciência. Paulo nos ensina que na morte temos plena consciência e alegria com Cristo. Na morte, nossa alma vai imediatamente estar com Cristo e experimenta um regozijo com Cristo, aguardando a ressurreição final do corpo. (Leia Hebreus 12.22-24)
Antes de ressuscitar a filha de Jairo, Jesus se referiu a morte da menina como um sono. “Ela não está morta, mas dorme” (Lucas 8.52). Por causa dessa passagem, algumas pessoas ensinam erroneamente o estado intermediário como o sono da alma. O sono da alma é descrito como um período que alma fica inconsciente, ela simplesmente dorme até que aconteça a ressurreição na segunda vinda de Cristo. Esta interpretação é incompatível com diversas passagens onde pessoas que morreram são descritas com consciência (Lucas 16.22; 23.43; Fp 1.23; 2 Co 5.8; Ap 6.9-11; Ap 14.13) e mesmo o ardente desejo de Paulo de estar na presença de Cristo após sua morte (Filipenses 1.23). Jesus usa a palavra sono para ilustrar que a morte não é o fim, e que voltaremos a vida na ressurreição, semelhante aquele que dorme e depois acorda.
Diferente de anjos, somos seres criados por Deus para vivermos com corpo físico, desse modo, nossa plena vida e felicidade só acontece quando temos um corpo físico. Quando nossa alma está com Cristo no estado intermediário, seremos mais felizes do que somos nesta vida presente, mas nossa plena e completa felicidade só acontecerá na volta de Cristo e ressuscitaremos com corpo glorificado ( 1 Coríntios 15.35 - 57).
A Escrituras nos ensinam em Hebreus 9.27 que depois da morte, aguardamos o juízo de Deus, se referendo ao Juízo final que acontecerá na segunda vinda de Cristo. Não existe reencarnação e nem a possibilidade de nosso espírito ficar vagando por essa terra após a morte.
“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo”.
Hebreus 9.27
Outra observação importante é que após a morte, não temos mais comunicação com este mundo. Jesus deixa isso bem claro em sua parábola do rico e o mendigo Lázaro em Lucas 16.19-31. O homem rico vivia em desobediência a Deus com uma vida em luxúria de suas riquezas, foi para o inferno e de lá pediu para voltar à terra para avisar seus parentes do terrível inferno, mas a resposta foi que “está posto um grande abismo” entre os que estão na terra e os que estão no inferno, de modo que é impossível que ele avisasse seus parentes. Pela verdadeira fé Bíblica, a reencarnação, o vagar das almas na terra e a comunicação dos mortos com os vivos são grandes heresias, obras dos demônios para enganar as pessoas.
Somente nesta vida temos a grande oportunidade de Salvação. Que todos nós se arrependamos de nossos pecados e lancemos diante de Jesus Cristo, servindo-o com todo o temor e tremor.