A Obra da Salvação

Lição 7

A Salvação pela Graça

A Graça de Deus é sobre todo homem; Porem a sua Salvação o alcança através da Fé no seu Filho( Jesus Cristo)


Lições bíblicas adultos
4º trimestre 2017
A Obra da Salvação
Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida
Partilhe! Obrigado.

EBD 4º Trimestre LIÇÃO 7 A Salvação Pela Graça

A salvação pela graça é a forma como Deus nos livra da condenação do pecado, sem merecermos nem termos de pagar. Não podemos alcançar a salvação pelo mérito nem o podemos comprar. Deus nos oferece a salvação de graça.

Uma dívida impossível de pagar

Todos pecamos e merecemos castigo. O preço do pecado é a morte e a separação de Deus (Romanos 6:23). Ninguém consegue pagar por todos os seus pecados, ao ponto de ficar completamente puro e sem condenação. É impossível!

Mas Deus nos ama e não quer nos condenar. Por isso, em Sua graça, Ele decidiu pagar o preço. Deus enviou Jesus, que não tinha nenhum pecado, para morrer em nosso lugar (Romanos 3:23-24). Na cruz, Jesus pagou o preço de todos os nossos pecados! Não precisamos mais pagar por eles.

o que significa graça? Salvos pela graça

A salvação é pela graça porque Deus não exige nada para merecermos a salvação. Não precisamos fazer nenhum ato de bondade, heroísmo nem penitência. Basta ter fé.

Em Sua graça, Deus oferece a salvação a todos gratuitamente. Pessoas “boas” não são favorecidas e pessoas “ruins” não são desprezadas. Em relação a Deus, todos estão na mesma situação e todos recebem a mesma oferta, sem custo. Tudo que temos de fazer é aceitar, pela fé (Efésios 2:8-9).

Assim, ninguém tem motivo para se achar superior aos outros, porque foi Jesus que fez o trabalho e conquistou a salvação por todos nós. Nossas obras não nos podem salvar porque são imperfeitas. Somente Deus é perfeito e somente Ele pode nos aperfeiçoar.

O que significa "onde abundou o pecado superabundou a graça"?

Graça e responsabilidade Então, qual é nossa motivação para fazer o que é certo? Se nós cremos em Jesus e Deus perdoou todos os nossos pecados, podemos continuar no pecado, sem nos preocuparmos? Não!

Jesus veio para nos salvar da vida antiga, presa no pecado (Romanos 6:1-2). Quem é salvo pela graça de Deus fica purificado do pecado e

agora deve ter uma vida diferente. Quando alguém acha que pode continuar no pecado, sem querer mudar, porque a salvação é pela graça, essa pessoa ainda não entendeu o que é a salvação.

Deus tem boas obras preparadas para nós fazermos. Não somos salvos pelas obras mas as boas obras são um sinal que já fomos salvos (Romanos 6:14). A graça de Deus nos salva e a graça de Deus nos capacita a fazermos Sua vontade.

Como um idioma, a "graça salvadora" se refere a uma "qualidade redentora" que torna uma pessoa ou uma coisa aceitável. Entretanto, esse não é o sentido bíblico. A palavra graça na Bíblia significa "imerecida assistência divina dada aos humanos para a sua regeneração ou santificação" ou "a benevolência de Deus a quem não merece." Biblicamente, "graça salvadora" é a graça de Deus que salva uma pessoa.

A Escritura diz que a graça, o favor imerecido de Deus, é necessária "visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei" (Romanos 3:20). A única maneira de receber a graça salvadora de Deus é pela fé em Cristo: "Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus… justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem" (Romanos 3:21-22).

A graça salvadora resulta em nossa santificação, o processo pelo qual Deus nos conforma à imagem de Cristo. No momento da salvação, pela graça através da fé, Deus nos faz novas criaturas (2 Coríntios 5:17). E Ele promete nunca abandonar os Seus filhos: "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6).

Não temos nada em nós mesmos que nos faça merecer o dom de Deus (Romanos 3:10-11) - não temos a "graça salvadora" por conta própria. Sendo fundamentalmente inaceitáveis para Deus, perguntamos, juntamente com os discípulos de Jesus: "Quem pode ser salvo?" A resposta de Jesus é tranquilizadora: "Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus" (Lucas 18:26-27). A salvação é obra de Deus. Ele dá a graça de que necessitamos. A nossa "graça salvadora" é o próprio Cristo. O Seu trabalho na cruz é o que nos salva, não o nosso próprio mérito.

É fácil pensar que, pela nossa fé, podemos contribuir de alguma maneira para a nossa salvação. Afinal de contas, o mérito de Cristo nos é aplicado em resposta a nossa fé, a qual parece estar vindo de nós mesmos. Entretanto, Romanos 3:10-12 diz que nenhum de nós busca a Deus. E Efésios 2:8 diz: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." Hebreus 12:2 diz que Jesus é o autor e consumador da nossa fé. A graça salvadora de Deus é completamente o Seu dom. Até mesmo a nossa capacidade de aceitar a Sua graça salvadora é apenas mais um presente de Deus

Partilhe! Obrigado.


Vamos iniciar o 3º Trimestre de 2019 Na EBD, A Maior Escola Do Mundo; Seja Bem Vindo

Nosso Compromisso com Deus e Com as Pessoas é Ensinar e Transmitir Informações das Santas Escrituras

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


EBD 2º Trimestre 2019 Lição 11 O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

EBD 2º Trimestre 2019 Lição 11 O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus.” (Hebreusb 7.26)

EBD Escola Bíblica Dominical 2º Trimestre 2019 Lição 11

Valdemar Quaglio


EBD 2º Trimestre 2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios

EBD 2º Trimestre 2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios

Deus Criou um Sistema de Sacrifícios para os Israelitas, Indicando que Jesus Cristo Seria o Supremo Sacrifício; Ele Pagaria de Uma Vez por Todas, Morrendo Uma Só Vez Pelo Pecado do Mundo

EBD MOLDANDO VOCÊ

Valdemar Quaglio


Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

A Arca da Aliança era de Madeira de Acácia, Revestida de Ouro; O Ouro Simbolizava a Divindade de Cristo e a Madeira Simbolizava a Humanidade de Cristo, Portanto em Geral A arca da Aliança Era a Presença de Deus Entre os Israelitas

Escola Bíblica Dominical (EBD) 2º Trimestre 2019 Lição 9 A Arca da Aliança

Valdemar Quaglio